More

    REVIEW – Redescobrir Animal Crossing: New Horizons no Nintendo Switch 2 é mágico

    Animal Crossing: New Horizons esteve presente na minha vida, assim como na de muitas pessoas, em um dos momentos mais turbulentos dos últimos tempos: a pandemia. Ele se tornou o meu título favorito e uma das poucas coisas que me ajudava a manter uma “rotina” em meio a todo o caos que estávamos vivendo.

    Esse amor pelo jogo se estendeu por muitos anos, ao ponto de eu seguir online com frequência mesmo que boa parte dos meus amigos já tivessem seguido para outros títulos. A desistência do público veio da ideia de que não teríamos novos updates e que o jogo estava oficialmente encerrado, e embora eu ame muito esse título, também chegou o ponto em que a falta de novidades me fez focar em outros lançamentos da Nintendo e indie games.

    Depois de muitos meses vendo publicações nas contas oficiais da Nintendo com personagens do jogo, aquela esperança de que a gente pudesse receber um novo update se mantinha online em toda a comunidade. E, com o Nintendo Switch 2, o momento veio aí.

    Lançada em 15 de janeiro de 2026, a versão do Nintendo Switch 2 trouxe atualização nos gráficos, funcionalidades que até então não existiam no jogo, além da possibilidade de expandir a jogatina entre mais amigos. Quem já tem a versão antiga para Nintendo Switch não precisa comprar o jogo novamente, pois há um pacote de melhoria que custa R$ 29,90.

    Somado à nova versão, o update 3.0 (também disponível no Nintendo Switch) trouxe gratuitamente um novo hotel, novos itens, interação com Zelda e Splatoon, colaboração com LEGO e muitas horas de diversão. Para os fãs, uma chance de retomar a jogatina e redescobrir o quanto o jogo é especial. Para quem tá chegando agora, há mais possibilidades de se apaixonar por esse universo incrível.

    Nessa crítica vou falar um pouco tanto da versão do Nintendo Switch 2, quanto do update. Bora lá?

    Mais performance e muitas possibilidades

    Por mais que a versão do Nintendo Switch 2 seja, num geral, basicamente a mesma do Nintendo Switch, ela traz sim algumas novidades muito boas. A primeira delas é, obviamente, uma melhor performance.

    ACNH já é um ótimo jogo desde que foi lançado em 2020. Apesar do tempo de carregamento entre áreas levar alguns segundos, num geral o game funciona muito bem no Nintendo Switch e é muito raro ocorrer qualquer tipo de bug. E digo isso com muito mais de 1.000 horas de jogo na minha conta, então falo com propriedade.

    Entretanto, um ponto que é fato na versão do Nintendo Switch é que as ilhas começam a travar se você coloca muitos itens customizados. Imagino que, na época, a Nintendo não esperava que o público iria criar versões de cidades reais, de cenas de filmes e tantas outras ideias incríveis de ilhas temáticas.

    E, claro, todas essas customizações de painéis com desenhos específicos começaram a deixar as ilhas muito abarrotadas, o que impactava diretamente na performance. A minha ilha, por exemplo, não tem lá muitos painéis, mas os poucos que têm faziam com que, quando eu passava por eles, tudo ficasse em câmera lenta.

    Então, a versão de Nintendo Switch 2 vem como um grande alívio nesse sentido. Além de melhores detalhes gráficos tanto no modo dock, quanto no portátil, o game está bem mais fluido nas áreas com muitos itens, e os “travamentos” simplesmente pararam. Mesmo nas áreas das ilhas mais customizadas, tudo funciona muito bem, mostrando que a versão para o novo console é bem-vinda e necessária.

    Entretanto, Animal Crossing: New Horizons – Nintendo Switch 2 Edition não se concentra apenas na performance, trazendo também novas funcionalidades. É o caso do megafone, um item que te ajuda a chamar algum vizinho que você está procurando pela ilha e não consegue encontrar.

    Se você nunca jogou Animal Crossing: New Horizons deve estar se perguntando: como assim? Bom, tem vezes que seus vizinhos simplesmente desaparecem. Eles podem estar passeando por outros lugares, como na casa de outro villager, no café, no museu ou na lojinha do Tommy e do Timmy, por exemplo. 

    Quando você não consegue encontrar o vizinho que está procurando em nenhum desses lugares, fica aquela dúvida: onde diabos ele se meteu? E esse item vem como uma forma de ajudar a encontrar o villager perdido.

    REVIEW - Redescobrindo Animal Crossing New Horizons no Nintendo Switch 2
    Eu chamando o Bob pra brincar 😀 | Créditos: Emerald Corp

    Mas, sinceramente, o megafone só funciona se o vizinho estiver perto de você. Ele é mais pra uma brincadeira pontual do que de fato para vasculhar a ilha atrás do seu parceiro. Ainda assim, é bem divertido ficar gritando para o console o nome do seu villager e ver na tela ele te respondendo de volta. Literalmente o lema: pequenos detalhes que causam felicidades.

    Outras funcionalidades novas são a possibilidade de jogar online com outras 12 pessoas (se todas usarem a versão do Nintendo Switch 2), o recurso de câmera enquanto joga que permite deixar o seu rostinho em cima do seu avatar (usando uma webcam ligada ao console), e a função mouse do console para decorar a ilha e criar novos designs.

    O fato de você poder receber até 12 pessoas é muito legal porque, com o update 3.0, você pode ter até 3 ilhas dos sonhos e os visitantes podem construir qualquer coisa nesse local junto com você. 

    Esse era um dos GRANDES problemas de ACNH e uma frustração particular minha. Afinal, quando eu recebia alguém na minha ilha, eu queria poder contar com a ajuda da pessoa para construir algo legal, fazer uma atividade diferente… sabe?

    Eu até entendo essa funcionalidade não ser permitida na sua ilha principal porque, caso você recebesse alguém e a pessoa mexesse em tudo, você poderia perder todo o progresso que fez no seu espaço.

    Agora, com essas novas ilhas dos sonhos, você pode receber pessoas e trabalhar junto com elas para criar cenários únicos. E o fato de que você pode jogar no Nintendo Switch Online usando a função do GameChat também ajuda muito nesse sentido.

    Não tinha nada pior do que ter um amigo na ilha e só poder falar com ele digitando ou no console, ou pelo NookLink. Meus amigos e eu costumávamos nos ligar via Discord e WhatsApp durante muito tempo para poder jogar com mais liberdade. Ter esse tipo de recurso nativo torna a jogatina muito mais fluida, mas é uma pena só estar disponível para Nintendo Switch 2. 

    Update 3.0 e o grande acerto da Nintendo

    E é com esse gancho que eu puxo o grande acerto da Nintendo: o novo update gratuito de Animal Crossing está disponível tanto no Nintendo Switch, quanto no Nintendo Switch 2.

    Não deixar a sua base de mais de 40 milhões de usuários para trás com o novo conteúdo foi uma escolha muito acertada, principalmente com um update que entrega uma quantidade bem volumosa de recursos.

    Basicamente, boa parte das novidades de ACNH não estão concentradas na versão do Nintendo Switch 2, mas sim nessa nova leva de itens e missões da atualização gratuita.

    No update 3.0, temos um novo hotel na ilha que é administrado pela família do Kapp’n. Com uma dinâmica bem similar a do DLC Happy Home Paradise, você ficará responsável por decorar quartos do hotel para receber novos moradores. Todos os dias, esses visitantes mudam, então você também tem a oportunidade de conhecer personagens que não conhecia ainda.

    A gameplay, num geral, não muda muito da dinâmica do DLC. Então, quem já jogou Happy Home Paradise não vai ter nenhuma dificuldade em completar as missões. Você pode trabalhar em uma decoração por dia para receber recompensas e progredir na abertura de novos quartos.

    Após finalizar os 8 quartos, será possível trabalhar no VIP e isso também permite encontrar villagers na ilha que tem interesse em se hospedar no hotel. Dessa forma, você pode convidá-los para ficar no quarto VIP e receber pontos para trocar por itens.

    REVIEW - Redescobrindo Animal Crossing New Horizons no Nintendo Switch 2
    Quando você completa todas as missões, a Grams te dá os itens! | Créditos: Emerald Corp

    Ao levar 5 visitantes para viver no hotel, completar uma média de 17 quartos decorados e criar mais ou menos 40 peças de DIY que o Kapp’n precisa, todas as mobílias especiais do inventário do hotel ficarão disponíveis para compra. E é nessa hora que você terá acesso aos consoles antigos da Nintendo que permitem jogar outros jogos dentro do ACNH. 

    Cada console tem um jogo disponível e é necessário ter uma conta do Nintendo Switch Online para poder jogar. Essa função é muito, muito legal e traz mais motivação para terminar todos os quartos e missões. Eu não parei até conseguir liberar todos eles e passei um tempo me divertindo com títulos como Dr. Mario no Game Boy, e F-ZERO no Super Nintendo.

    Para além dos novos itens, que são uma parte muito legal dessa atualização, um dos pontos que mais gostei são as novas interações que você pode ter com os villagers. Uma delas em particular me chamou muito atenção e causou bastante surpresa: o fato de que vizinhos que já moraram na sua ilha anteriormente agora se lembram de você.

    Foi muito engraçado reencontrar os vizinhos que eu tive lá quando comecei a jogar ACNH e ver que eles não só lembram da ilha, como também lembram de coisas específicas que viveram neste lugar.

    REVIEW - Redescobrindo Animal Crossing New Horizons no Nintendo Switch 2
    A Merengue foi uma das minhas primeiras vizinhas! | Créditos: Emerald Corp

    A meu ver essa é uma atualização delicada, super positiva e que toca o coração da gente, porque faz lembrar de momentos especiais que passamos no jogo. E é isso que Animal Crossing tem de tão especial: essa ligação que a gente cria com o game e com os personagens, tornando toda a experiência em algo além da gameplay.

    Reencontrar os seus primeiros villagers, trocar uma ideia com eles, ver que eles estão interagindo com os atuais moradores da sua ilha é algo muito especial. Além disso, a sensação de ver a ilha abarrotada de personagens é também algo super diferente e eu, particularmente, tô gostando bastante dessas possibilidades.

    Animal Crossing: New Horizons se tornou um dos meus jogos favoritos da vida. Acredito que é um título que transcende o tempo e consegue cativar pela simplicidade das interações que temos com os personagens.

    Um espaço especial e único, e que merece ainda mais updates no futuro, principalmente trazendo a tão aguardada localização em português, que infelizmente a Nintendo ficou devendo! É uma forma de atrair ainda mais o público brasileiro para o título, aumentando a base de jogadores e permitindo que mais pessoas também se apaixonem por esse mundo.

    Veredito

    Animal Crossing: New Horizons é um título atemporal e é uma alegria poder não só redescobrir o jogo no novo console da Nintendo, como também curtir mais uma atualização gratuita repleta de novidades e que não deixa os jogadores do Nintendo Switch para trás.

    Revisitar esse universo, reencontrar os vizinhos e viver momentos especiais na ilha é sempre incrível, e essa versão para Nintendo Switch 2 não poderia ter vindo numa hora melhor. Com melhorias de performance, muitos itens novos e mais interação com os villagers, esse é o jogo que você deveria estar jogando hoje mesmo!

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Animal Crossing: New Horizons – Nintendo Switch 2 Edition

    Lançamento: 15 de janeiro de 2026

    Desenvolvido e publicado por: Nintendo

    Plataformas: Nintendo Switch e Nintendo Switch 2

    Número de jogadores: 1-4 (local), 1-12 (online)

    Gênero: Simulação

    Idiomas: Japonês, Inglês britânico, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Coreano, Holandês, Russo, Chinês Simplificado, Espanhol Latino-americano, Francês Canadense, Chinês Tradicional, Inglês Americano

    Preços: R$ 349,00 (Nintendo Switch) e R$ 379,90 (Nintendo Switch 2 Edition). Pacote de melhoria para o Nintendo Switch 2 também disponível avulso por R$ 29,99.

    spot_img

    Artigos relacionados