Lançado no dia 9 de maio de 2024, 1000xRESIST é um jogo sci-fi narrativo criado pelo estúdio sunset visitor 斜陽過客 e distribuído pela Fellow Traveller. O título está disponível para PC e Nintendo Switch.
Na história, você será uma Watcher e deverá cumprir sua missão de servir a ALLMOTHER junto com suas irmãs. Nesse futuro distópico onde a Terra não é mais como conhecemos, você verá que nada é realmente o que parece, com a trama levando a diversos plot twists ao longo de suas mais de 10 horas de duração.
Confira nossa crítica sem spoilers do jogo para o Nintendo Switch.
Análise de 1000xRESIST
Quero começar essa crítica dizendo que eu tive a experiência de jogar 1000xRESIST em diversos momentos diferentes do seu desenvolvimento. Comecei minha jornada com esse game na LudoNarraCon 2023, com uma demo para PC que cobria toda a primeira missão da Watcher.
Na época, já me sentia completamente apaixonada pelo potencial dessa história, que é em seu core completamente narrativa, mas que mistura elementos diferenciados para tornar a gameplay mais atrativa. Depois disso, na LudoNarraCon 2024 eu joguei o título completo no PC, e agora tive a mesma experiência completa no Nintendo Switch.
Posso dizer que eu conheço a história do jogo muito bem e que mergulhei a fundo nesse mundo, desbravando em duas oportunidades as mais de 10 horas de duração dessa jornada cinematográfica que mistura aventura com elementos de thriller.
Essas várias experiências também me permitiram ver o progresso do jogo em muitos sentidos, seja na sua história, nos ganchos entre um capítulo e outro, ou em funcionalidades adicionadas ao longo de seu desenvolvimento.
Apesar da minha experiência com o game no PC, a minha análise aqui será focada no Nintendo Switch, único console a receber o título até agora. Essa é uma escolha bem curiosa, pois 1000xRESIST é um indie com qualidade gráfica de AAA, o que necessitou de um óbvio downgrade para rodar no Nintendo Switch.
Entretanto, já começo dizendo que a jogabilidade permanece a mesma. Apesar de não ser tão bonito quanto no PC, tendo alguns cenários um pouco serrilhados e com menos atenção aos detalhes, o jogo é bem otimizado, as missões funcionam com tranquilidade e ele não está feio.
Se tivesse que dividir em dois status, diria que o port para o Nintendo Switch é ótimo em performance e visualmente bom, o que não é algo fácil, principalmente pela qualidade que vemos na versão de PC e por ser um estúdio iniciante e independente. Então, parabéns para a equipe.
Hekki ALLMO
O roteiro é o coração de 1000xRESIST. Se formos analisar a gameplay em si, não há muito o que comentar: não há puzzles para resolver, você não luta contra ninguém, também não vai desbravar um mapa totalmente aberto e gigantesco. A jogabilidade consiste em conversar com personagens, andar pelos mapas, fazer escolhas e coletar memórias.
Entretanto, tudo o que envelopa essa experiência é muito bem dirigido e roteirizado. Há uma infinidade de diálogos, situações e cutscenes que tornam a forma como você é inserido no mundo de 1000xRESIST algo realmente interessante.
São mais de 10 horas de narrativa. E durante esse tempo, você é apresentado a um narrador pouco confiável que irá conduzi-lo por situações que abrangem uma realidade distópica que parece uma aventura de blockbuster, mas que tem nos pequenos núcleos e histórias dramáticas a sua grande força.
Há 1000 anos, os ocupantes invadiram a Terra e trouxeram com ele uma doença que se espalhou rapidamente. Os humanos foram dizimados, sobrando apenas uma pessoa, aquela que era imune à doença e que de alguma forma conseguiu sobreviver.
É à imagem e semelhança desta figura que você, no papel de Watcher, foi criada. Você tem outras irmãs e cada uma delas possui funções específicas. Você é encarregada de observar tudo, de guardar as memórias da ALLMOTHER, de ser a mais próxima dela. De entender, de apoiar e de manter esse legado.
Junto a você, existem as suas irmãs Fixer, Bang Bang Fire, Healer e Knower. Esse time é gerenciado pela Principal, que decide quando essas irmãs podem pegar o trem para chegar ao outro lado e ajudar a ALLMOTHER a lutar contra os ocupantes.
Existe toda uma mitologia por trás dessas personagens. Suas regras, tradições e as punições para aqueles que se deixam levar pelo “pecado”. Tudo está amarrado para a criação desse grande universo. Portanto, ao mesmo tempo que sua personagem começa a entender melhor a ALLMOTHER por meio das memórias compartilhadas, você também começa a perceber os outros lados que essa mesma história possui.
Mas será que é tudo verdade?
O game consegue fazer uma exploração realmente instigante dessa narração pouco confiável. Será que todas as memórias que você está vendo são reais? Será que as coisas aconteceram realmente dessa forma? Como um clone pode entender os sentimentos dos seres humanos e suas nuances apenas entendendo suas memórias?
Em um mundo onde nada mais existe, apenas várias cópias de um mesmo exemplar, como analisar todas as variáveis e seguir fiel a um ideal que você nem sabe se é real?
Todas essas nuances são apresentadas, seja por meio dos diálogos entre os personagens, seja em memórias de Iris, a humana que se tornou a ALLMOTHER. A história começa lentamente mostrando as memórias de Iris antes dos ocupantes chegarem à Terra e sua relação com Jiao e sua família.
Confesso que os pormenores dessas histórias, como o preconceito sofrido por Iris e Jiao por serem asiáticas vivendo no Canadá, são tão importantes e interessantes que dariam, sozinhos, um jogo à parte. Há muito material em 1000xRESIST, e a capacidade dos roteiristas e da equipe em trazer todos esses detalhes, amarrar esses diversos arcos em uma narrativa coesa e que funciona é um grande trunfo.
Além de Watcher, suas irmãs e Iris, a própria história dos pais de Iris também renderia um game dedicado. São personagens com um background tão bem construído e com tantas camadas, que o jogo se torna um grande exemplo de excelente storytelling. O pai e a mãe de Iris possuem uma complexidade tão bacana, principalmente por seu histórico de imigrantes e as pressões que eles sofrem em outro país, que realmente me cativou positivamente.
Tudo isso que eu estou falando é a ponta do iceberg em um jogo que possui 11 longos capítulos e onde cada escolha que você fizer tem consequências nas linhas de diálogo e na forma como os acontecimentos são apresentados. O game é todo narrado e o elenco de voz é incrível, sendo outro grande ponto positivo e que merece reconhecimento.
É simplesmente incrível a complexidade narrativa de 1000xRESIST e claramente esse jogo renderia uma série de televisão que seria um grande hit. Isso falando apenas da riqueza narrativa, sem contar os visuais, que são outro ponto alto da história.
Six to One
Aqui queria comentar a riqueza visual de 1000xRESIST. Desde os trajes dos personagens, aos detalhes dos cenários e, principalmente, as cenas com os ocupantes: tudo é feito de uma maneira tão bonita e cinematográfica que realmente enche os olhos.
Os ocupantes são trabalhados na luz vermelha e laranja, e os momentos em que Watcher se vê desbravando cenários que puxam para o azul e roxo chamam atenção.
Apesar de não haver uma grande exploração, o que acredito que poderia ser mais detalhado, há níveis no jogo que possuem uma maior oportunidade de você reparar nas decorações dos espaços. Não quero entrar em detalhes aqui, já que cada fragmento da história conta, mas 1000xRESIST é uma caixinha de surpresas quando o assunto é renovação visual.
E não só a parte visual, mas também a identidade do jogo para cada núcleo apresentado. Além dos personagens usarem vários lemas, como hekki allmo e hekki grace, mas também os elementos que foram criados especificamente para a história. É o caso dos itens utilizados no bar, onde os drinks são injetados diretamente nas personagens, pois elas não podem tirar suas máscaras.
Para aqueles que buscam experiências narrativas que enchem os olhos, esse é realmente um título a ser conhecido e apreciado.
Veredito
1000xRESIST é um jogo narrativo cinemático que traz uma narrativa realmente competente. Desde os personagens, até a construção de cenários e identidade visual, o game da sunset visitor e Fellow Traveller é um excelente exemplo de jogo independente com qualidade de grandes produções AAA e encantador em sua proposta.
4,0 / 5,0
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Assista ao trailer:
Ficha técnica de 1000xRESIST
Lançamento: 9 de maio de 2024
Desenvolvido por: sunset visitor 斜陽過客
Publicado por: Fellow Traveller
Plataformas: PC (via Steam e GOG) e Nintendo Switch
Número de jogadores: 1
Gêneros: Aventura, Indie, Narrativa
Idiomas: Chinês Tradicional, Inglês
Preços: R$ 59,99 (PC e Nintendo Switch)