More

    Pikmin: O que é e por onde começar a jogar?

    Pikmin é uma das criações menos populares do lendário Shigeru Miyamoto. Mas como se trata do cara que criou e trabalhou em franquias épicas da Nintendo, como Mario, Zelda, Pokémon, Metroid, entre muitas outras, é fato que Pikmin merece atenção.

    Pikmin 4 acaba de ser lançado, em 21 de julho de 2023, com o objetivo de trazer mais fãs para perto dessa ótima criação de Miyamoto.

    Se você nunca ouviu falar na franquia ou só ficou sabendo da existência da franquia por causa do novo lançamento, leia até o final para conhecer um resumo de Pikmin e saber qual é o melhor jogo para você iniciar a sua aventura junto do Capitão Olimar e dessas pequenas criaturinhas coloridas.

    O que é Pikmin

    Pikmin é uma franquia de jogos de estratégia em tempo real e puzzles da Nintendo.

    Praticamente todos os jogos da série principal agora estão disponíveis no Nintendo Switch. O único que ainda não está é Hey! Pikmin, um título que apesar de não ser considerado spin-off tomou um rumo diferente, por se tratar de um plataforma 2D lançado em 2017 para Nintendo 3DS.

    Tudo o que você precisa saber sobre Pikmin, franquia da Nintendo criada por Shigeru Miyamoto, responsável por jogos de sucesso como Mario
    Créditos: Nintendo / Divulgação

    Os demais games (Pikmin 1, 2, 3 e 4) são todos de exploração 3D. Há também o jogo para celular Pikmin Bloom, lançado em 2021 pela Niantic (criadora de Pokémon GO). O foco desse título é gamificar a sua caminhada, fazendo com que novas criaturinhas que lembram plantas – os Pikmin – sejam cultivadas pelo mapa a cada passo que você der.

    Resumo dos jogos principais de Pikmin

    O primeiro jogo foi lançado em 2001 para GameCube e ali a série deu seus primeiros passos para estabelecer uma gameplay focada em exploração 3D, estratégia em tempo real e puzzles.

    Em Pikmin 1, o objetivo é ajudar Olimar a voltar para seu planeta natal após ele ter sofrido um acidente e caído em um planeta misterioso, lugar onde ele conhece as criaturinhas coloridas.

    Nesse primeiro jogo somos apresentados a três tipos de Pikmin:

    • O vermelho, mais forte e resistente ao fogo;
    • O amarelo, mais leve, resistente à eletricidade e capaz de carregar pedras explosivas;
    • O azul, que resiste à água.

    A jornada de Olimar precisa ser feita em até 30 dias, que duram cerca de 15 minutos da vida real.

    Esse é o tempo máximo que o capitão tem para sobreviver nesse planeta misterioso. Então é preciso correr contra o relógio para recuperar as partes da sua nave, que caíram em diversos pontos do planeta, consertá-la e alçar voo em segurança para reencontrar sua família.

    O jogo de estreia tem nota 89 no Metacritic, e agora também está disponível em HD no Nintendo Switch, individualmente ou no bundle com Pikmin 2.

    REVIEW – Pikmin 1 no Nintendo Switch resiste ao teste do tempo

    A transição do primeiro para o segundo jogo mostra que Pikmin não apenas é uma série criativa de jogos de estratégia em tempo real, como também uma franquia ambiciosa que arrisca se reinventar a cada novo título.

    E vamos aos fatos: Miyamoto e sua equipe fazem isso muito bem.

    Digo isso porque no segundo jogo, lançado em 2004 também para GameCube, a série acaba com a corrida contra o tempo para salvar Olimar de um planeta inóspito. Na verdade, nesse jogo a história se diferencia um pouco explorando o bom humor.

    Isso porque Olimar consegue voltar ao seu planeta, mas se vê obrigado a voltar ao espaço para explorar um novo planeta a fim de coletar tesouros para pagar a dívida do seu chefe no valor de 10 mil Pokos – a moeda do jogo.

    O segundo jogo da franquia Pikmin é um excelente passatempo ainda mais cômico que o primeiro game
    Reprodução de Pikmin 2 HD | Créditos: Nintendo

    Para solucionar um problema que não é seu, Olimar passa a contar com o apoio de Louie, um novo personagem controlável, mas que nesse caso não pode ser usado por um segundo jogador no modo história, apenas para alternar entre um e outro para em alguns pontos concluir alguns puzzles.

    Acabar com um elemento central do jogo de estreia é arriscado, mas Pikmin 2 introduz as novas espécies branca e roxo, novos recursos e fases subterrâneas em que o tempo do dia é congelado quando você entra.

    No fim das contas, tudo isso faz da sequência um jogo bem diferente, mas sem perder a essência do primeiro. Não é à toa que o jogo tem nota 90 no Metacritic e é considerado um Must Play.

    Pikmin 2 agora está disponível em HD no Nintendo Switch individualmente ou no bundle com Pikmin 1.

    REVIEW – Pikmin 2 vai além com coragem e segurança

    Jogos depois da geração GameCube

    Depois de dois jogos lançados para GameCube num espaço de três anos, o terceiro game levou oito anos para ser lançado, chegando ao Wii U em 2013.

    Pikmin 3 foi originalmente pensado para o Wii, mas Miyamoto considerou que os recursos do à época recém-anunciado Nintendo Wii U seriam perfeitos para receber o terceiro jogo da série.

    Isso porque a gameplay envolvia o uso do touchscreen do Wii U e o processamento gráfico em HD. A história também se distancia dos antecessores, mas mantém o Capitão Olimar como um personagem chave.

    Nesse terceiro jogo, os habitantes do planeta Koppai estão sofrendo com a escassez de comida. Então os astronautas Alph, Brittany e o Capitão Charlie são enviados para investigar os recursos do planeta PNF-404.

    O que não diferencia Pikmin 3 dos demais jogos da série é que novamente um acidente atrapalha os planos da tripulação, que pavimenta o caminho para a busca de recursos e tripulantes em um planeta misterioso. O jogo traz ainda duas novas espécies: o Pikmin de pedra e o alado.

    Pikmin 3 para o Wii U recebeu nota 87 no Metacritic, enquanto a versão Deluxe disponível lançada em 2020 para Nintendo Switch tem nota 85.

    Se o terceiro jogo levou oito anos para ser feito, Pikmin 4 demorou ainda mais.

    Foram 10 anos entre um jogo e outro, o que na prática significa uma verdadeira revolução no estilo de jogo. Mas novamente, Miyamoto e sua equipe conseguiram inovar sem perder a essência construída lá em 2001.

    Em Pikmin 4, o Capitão Olimar retorna ao planeta PNF-404 e novamente se vê numa enrascada. Ele pede ajuda, e uma brigada com novos personagens decola para encontrá-lo, mas também ficam em apuros após a nave sofrer um acidente na atmosfera do planeta. Assim, cada tripulante cai em um local do planeta, e cabe ao seu inexperiente personagem encontrar todo mundo.

    No novo jogo, você pode customizar seu personagem para viver uma aventura com uma  tripulação maior, novos Pikmin e também o seu novo parceiro fiel Otchin, o cachorrinho que te ajuda a se dar bem na exploração e nos combates.

    O quarto jogo da franquia das plantinhas criada por Shigeru Miyamoto tem no cãozinho Otchin a sua grande novidade
    Otchin é a grande novidade do quarto jogo | Créditos: Nintendo

    O auaumiguinho da brigada é capaz de quebrar objetos no cenário, pular e carregar os Pikmin e a tripulação em suas costas. Além de Otchin, há também os novos Pikmin de gelo, capazes de congelar a água e os inimigos; e os Pikmin pirilampo, que iluminam ambientes escuros.

    Pikmin 4 também traz novos recursos, como a possibilidade de voltar no tempo para tentar uma abordagem diferente caso você tenha perdido algo importante, e a capacidade de transportar a sua navezinha S.S. Beagle para pontos espalhados pelas fases. Isso facilita que seus Pikmin transportem recursos até ela para que você colha os benefícios.

    Com certeza Pikmin 4 é o que mais inovou na franquia, trazendo elementos-chave presentes em seus antecessores, mas também expandindo bem a exploração.

    O jogo continua sendo de estratégia em tempo real e com bons puzzles, mas a possibilidade de explorar os ambientes ficou ainda melhor.

    Pikmin 4 está com nota 87 no Metacritic, mantendo os jogos de exploração 3D da franquia todos com notas acima de 85 no agregador.

    Qual é o melhor jogo para começar?

    Embora estejamos no quarto jogo da série, a verdade é que você pode começar a sua aventura em qualquer jogo de Pikmin.

    Pikmin 4 é muito amigável para ter sua primeira experiência, pois possui uma interface maravilhosa, gráficos encantadores e uma série de instruções que facilitam o primeiro contato com a franquia.

    REVIEW – Pikmin 4 consolida a franquia como inovadora e viciante

    Mas se você desejar começar por Pikmin 1, saiba que esse é um jogo que resiste muito bem ao teste do tempo e pode ser apreciado a qualquer momento agora que está no Nintendo Switch.

    O mesmo vale para os Pikmin 2, que é o com a melhor avaliação no agregado das notas, ou com Pikmin 3, cuja versão deluxe no Nintendo Switch conta com as DLCs lançadas originalmente no Wii U.

    Veja o resumo da franquia Pikmin e imagens dos jogos no vídeo especial que fizemos para o canal dos nossos parceiros do Estação Nerd:

    spot_img

    Artigos relacionados