More

    CRÍTICA – Estranha Forma de Vida reflete a homossexualidade no faroeste

    O curta-metragem escrito e dirigido pelo diretor Pedro Almodóvar está nos cinemas acompanhado de uma entrevista com o cineasta após os créditos. No elenco estão Ethan Hawke, Pedro Pascal (The Last of Us) e George Steane. No Brasil, o filme estará disponível em breve no streaming Mubi

    Sinopse de Estranha Forma de Vida

    Depois de 25 anos separados, o rancheiro Silva (Pedro Pascal) cavalga pelo deserto para visitar seu velho amigo Jake (Ethan Hawke). No entanto, no dia seguinte, a revelação da conexão dos dois homens com um crime local sugere que há mais no encontro deles.

    Análise

    Durante séculos o cinema usou o gênero de faroeste para representar a masculinidade. Filmes como Três Homens em Conflito (1966), de Sergio Leone, expressam o que há de mais bruto na relação entre homens, mas querendo ou não sempre houve uma certa tensão sexual em cowboys apontando armas uns para os outros.

    É com essa fantasia que o novo curta do cineasta espanhol Pedro Almodóvar brinca e se deleita. Estranha Forma de Vida apresenta uma relação homossexual entre o xerife Jake, interpretado por Ethan Hawke, e o fazendeiro Silva, vivido por Pedro Pascal. 

    Com uma exibição amplamente divulgada, o diretor quebra o paradigma de que curtas-metragens não são dignos de serem assistidos na tela grande. Estranha Forma de Vida merece todo o rebuliço que vem fazendo, pois além de contar com duas grandes estrelas de Hollywood, o filme também valida de vez a temática LGBTQIA+ em um dos gêneros mais sisudos do cinema.

    Após 25 anos, Jake e Silva se reencontram em circunstâncias complicadas, o xerife está atrás do filho de Silva (George Steane) por assassinato, enquanto o fazendeiro tenta persuadir seu antigo amor. Apesar das aparências, não demora muito para que eles terminem passando a noite juntos. 

    O interessante é que Almodóvar deixa tudo na imaginação, apesar do ato próprio não aparecer, a relação íntima está lá e é sentida pelo espectador quando Silva amanhece nu na cama de Jake. Muito menos visual do que O Segredo de Brokeback Mountain (2005),  mas muito mais íntimo e sensual do que Ataque dos Cães (2021).

    Estranha Forma de Vida (Strange Way of Life) é um curta-metragem de Pedro Almodóvar com Pedro Pascal e Ethan Hawke no elenco
    Créditos: Sony Pictures Classics / Divulgação

    Isso se dá graças à química implacável de Hawke e Pascal. Ambos transmitem em poucos minutos de filme o que há de mais característico em seus personagens, mas também a relação de amor e ressentimento entre esses dois homens do oeste. 

    Enquanto Jake é um homem da lei compromissado com a sua cidade, Silva é um homem do campo, e a diferença entre a forma como ambos levam a vida é gigante. Logo, para mostrar como esses dois homens distantes criaram um vínculo, o diretor utiliza um flashback com Jake e Silva mais novos. A cena é digna do cinema de Almodóvar, com direito a banho de vinho.

    Assim, o diretor consegue capturar o desejo entre homens, algo dificilmente abordado no faroeste. De certa forma, Almodóvar subverte o gênero, criando uma história ímpar, mas que leva todos os aspectos dos filmes hollywoodianos: temos o impasse mexicano, a poeira do deserto e cowboys másculos em cavalos.

    Não é à toa que o próprio set usado para o curta é o mesmo utilizado nas filmagens dos spaghetti westerns de Sergio Leone, o que dá ao filme um aspecto envelhecido e sujo. 

    Ainda que Almodóvar deixe o final de seus personagens incertos, a música que dá título ao filme, cantada logo no início por Caetano Veloso, é um aviso abrupto do destino dos personagens. Parece não haver futuro juntos para os cowboys, mesmo com a vida os colocando de frente um para o outro.

    Veredito

    Estranha Forma de Vida é em todo o seu tempo emotivo e provocador, mas no final deixa apenas a melancolia de uma vida não vivida. 

    Em cerca de 30 minutos, o novo curta de Pedro Almodóvar entrega intensidade com a trilha sonora especial do compositor Alberto Iglesias. Com os clichês do faroeste, diretor e elenco dão uma nova cara a um gênero já desgastado pelo tempo, mas que ainda carrega boas histórias.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer Estranha Forma de Vida:

    spot_img

    Artigos relacionados