More

    CRÍTICA – Bares, Bolos e Amizades é sobre a genuinidade dos afetos e aquece o coração

    Bares, Bolos e Amizades (Sitting in Bars with Cake) é um filme lançado no Prime Video em 8 de setembro dirigido por Trish Sie, cujos trabalhos anteriores são os filmes Ela Dança, Eu Danço 5: Tudo ou Nada (2014), A Escolha Perfeita 3 (2017) e Missão Pijamas (2020).

    O elenco é formado por Yara Shahidi (Missão Pijamas), Odessa Azion (Hellraiser), Bete Mideler (Abracadabra 2) e Ron Livingston (The Flash). Bares, Bolos e Amizades tem duração de 2h4min e não é indicado para menores de 14 anos.

    O filme é vagamente adaptado do livro Sitting in Bars with Cake: Lessons and Recipes from One Year of Trying to Bake My Way to a Boyfriend, escrito por Audrey Shulman. A escritora trouxe para as páginas suas postagens feitas em um blog iniciado em 2011, sendo o tema sua experiência de levar um bolo para um bar e conhecer pessoas.

    Com o sucesso do livro, os direitos para uma adaptação cinematográfica foram adquiridos, e Shulman tornou-se responsável por escrever o argumento do filme, que tem uma dedicatória à sua melhor amiga nos créditos finais.

    Sinopse de Bares, Bolos e Amizades

    Inspirado no livro de receitas de Audrey Shulman, Bares, Bolos e Amizades segue duas melhores amigas de 20 anos explorando a vida em Los Angeles.

    A extrovertida Corinne (Odessa A’zion) convence Jane (Yara Shahidi), uma confeiteira tímida e talentosa, a se comprometer por um ano levando bolos aos bares, para ajudá-la a conhecer pessoas e construir confiança. Mas quando Corinne recebe um diagnóstico que mudará sua vida, a dupla enfrentará um desafio diferente de tudo que já vivenciaram.

    Análise

    Bares, Bolos e Amizades é uma comédia dramática que te leva da diversão às lágrimas sem que ao menos você consiga se dar conta do quão imerso está na história. O roteiro consegue transcrever a montanha russa de emoções de seu material fonte.

    Ter a autora Audrey Shulman como a pessoa responsável por este material para elaborar o argumento foi um acerto que colabora para o longa como um todo.

    A direção é muito competente em captar essa jornada que se inicia como um experimento social e, gradativamente, torna-se uma promessa de uma amizade muito afetuosa. Trilha sonora, figurino e maquiagem também são bons trabalhos que colaboram para ambientação da história.

    Existe o aspecto ficcional da adaptação, como as mudanças de nomes e alguns fatos que são incluídos, outros preservados, sendo elementos que se espera. Entretanto, acredito que o essencial da história, a relação tão profunda entre melhores amigas, é um aspecto real e que torna o filme tão emocionante.

    A respeito do conceito de trazer um bolo para um bar, conhecer pessoas e estabelecer um vínculo a partir deste gesto é interessante. Pois geralmente se busca criar conexões através de semelhanças e nada é mais gostoso do que comer um bolo e ter uma conversa interessante.

    Este momento do filme é divertido, engraçado e diversas situações inusitadas acontecem a cada bar e bolo garantindo algumas boas risadas. Além da diversidade temática dos locais visitados, que vão surpreendendo a cada nova celebração que ocorre até que Jane cumpra a meta.

    Disponível no Prime Video, Bares, Bolos e Amizades (Sitting in Bars with Cake) é um filme de comédia dramática adaptado do livro escrito por Audrey Shulman
    Créditos: Prime Video / Divulgação

    A relação entre Corinne e Jane é emocionante, uma jornada que se sustenta pelo afeto entre as amigas e o desejo de ser feliz de uma para com a outra. Mas não é uma relação que se sustenta apenas pelos bons momentos, como também se fortifica nas atribulações com a notícia da doença de Corinne.

    O aspecto emocional que encanta tanto a narrativa do longa é a beleza e a raridade de vínculos afetivos tão profundos e genuínos. Sempre que se reflete sobre a incondicionalidade do afeto em boa parte das cinematográficas existe o momento da atribulação, mas raras histórias conseguem trazer tanta intensidade como em Bares, Bolos e Amizades.

    Doenças graves como câncer são um adoecimento não apenas para o enfermo, como para aqueles que gostam da pessoa em geral, seja família ou amigos. Durante o filme, a sensibilidade em desenvolver este processo é emocionante, pois não romantiza uma luta tão difícil, mas traz os sentimentos e pensamentos de quem vivencia momento tão delicado e como é dolorido o caminho.

    O desfecho do filme, com imagens e nomes reais que inspiraram a história e uma linda dedicatória de acordo com o seu tema, é o encerramento ideal para uma produção tão tocante e que abrange de forma tão profunda uma relação de amizade tão afetuosa.

    Veredito

    Bares, Bolos e Amizades é uma comédia dramática que te leva dos risos às lágrimas em uma jornada embalada em muita diversão, carinho, bolos deliciosos e bares muito exóticos.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Assista ao trailer de Bares, Bolos e Amizades:

    spot_img

    Artigos relacionados