More

    REVIEW – Em Destiny 2: Os Confins do Destino, o tempo se torna algo efêmero

    Uma nova fase para a franquia Destiny foi iniciada no dia 15 de julho, com a chegada da expansão Destiny 2: Os Confins do Destino. O DLC pago trouxe mudanças à estrutura do jogo, como também começou o próximo capítulo de sua história com a temporada da Reconquista.

    Diferente de anos anteriores as expansões vão ser lançadas em um formato semestral com a chegada de uma nova incursão na temporada da campanha e uma masmorra na temporada seguinte. Neste primeiro momento temos o lançamento da incursão Perpétuo Deserto e ao final do ano, em conjunto com Insurgentes, uma nova masmorra chegará.

    Destiny 2 está disponível como jogo gratuito para jogar no PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S. A expansão Os Confins do Destino é paga com versões a partir de R$ 159,99. Esta análise foi escrita a partir do game para PS5.

    Ano novo, build nova

    Esse ano novo de Destiny 2 vai ser um tanto diferente do que vínhamos acompanhando anteriormente porque, essencialmente, é como se um jogo inédito fosse apresentado em um universo que já conhecemos. Isso por si só já é um fator que considero muito empolgante para o que vem a seguir.

    Nesta nova fase do jogo desenvolvido pela Bungie não apenas teremos uma nova história, como também um crossover com universo de uma galáxia muito distante, e isso é muito interessante.

    Importante ressaltar para os jogadores que forem retornar ao jogo neste ano que não há necessidade de destruir tudo o que existe em seu inventário pensando que tudo o que você se esforçou para conseguir no jogo simplesmente se tornou irrelevante. Com exceção dos itens de classe exóticos de Destiny 2: A Forma Final é aconselhado repor gradativamente as armaduras no formato lendário e exótico para poder aproveitar os atributos do que está chegando.

    Entretanto, mantenha as armas lendárias adquiridas com os god rolls, exóticas adquiridas de todas as origens (arquivo da torre, jornadas, incursões e masmorras) principalmente a da segunda modalidade que existe uma rotação e já ter em posse algumas delas, pois isso é um ótimo norteamento para começar.

    Novas formas de criar builds em Os Confins do Destino

    Nesse novo DLC temos uma mudança abrangente na estrutura do jogo com a apresentação do armaduras 3.0 se tornando uma nova forma de preparar sua build para as atividades, além da chegada dos equipamentos que irão fornecer o dano de conjunto como um complemento nessa nova forma de combater as ameaças que estão chegando.

    Além disso alguns atributos foram renomeados, sendo agora descritos como Vida que anteriormente era Resiliência, Granada ao invés de Disciplina, Corpo a Corpo no lugar de Força, Super ao invés de Intelecto, sendo outros substituídos com a saída de mobilidade e recuperação para chegada de Classe e Armas. Essa mudança deixa mais claro para novatos o que cada espaço vai oferecer, não dependendo de explicações complexas e com uma liberdade para explorar o máximo de possibilidades que este novo momento irá oferecer.

    A forma de realizar o loot também está diferente com a chegada dos arquétipos que direcionam o foco de aquisição para dois atributos para maiores valores, ao lado de um terceiro de forma aleatória, sendo eles o Artilheiro com o foco primário em Armas e o secundário Granada, Baluarte com primário Vida e secundário Classe, o Especialista tendo primário em Classe e o secundário em Armas, o Granadeiro para Granada e o secundário em Super, Paradigma com Super e Corpo a Corpo, e o Lutador para Vida e Corpo a Corpo.

    Esses arquétipos também servem como um ótimo guia para o que você desejar elaborar com um conjunto direcionado apenas a uma dupla de atributos, ou combinar dois deles para que seja possível abranger mais categorias da build. Também combinado a isso tanto no arsenal, quanto armaduras, virão com tiers de um a cinco para adquirir cada vez mais versões melhoradas de ambos.

    Mesmo com a reformulação no conceito das mecânicas de construção de builds ainda existe a novidade que é a chegada do dano de conjunto com os sets de armaduras Sec Tec, Bushido e Última Disciplina adquiridos nas atividades de portal e através da campanha Os Confins do Destino Renovação de Aion e Adaptador Aion que utilizando duas ou quatro peças adquirem os seguintes efeitos:

    • Sec Tec 2 peças Destruidor: causa mais dano cinético a escudos protetores, escudos, veículos e construtos de combatentes (estruturas são barricadas, torretas, cristais de estase e outros objetos em campo).
    • 4 peças Munição Concusiva: derrotar combatentes poderosos ou quebrar escudos com dano cinético libera uma onda de choque desorientadora.
    • Bushido 2 peças Iaido: Golpes finais com armas recentemente sacadas ou recarregadas curam 4 peças Foco Inabalável Golpes finais com arcos, escopetas ou espadas reduzem temporariamente o dano sofrido e causar dano com essas armas prolonga o efeito.

    Os conjuntos acima se tornam interessantes para atividades de maior dificuldade por garantir benefícios importantes como quebra de escudos, destruição de objetos em atividades como incursões, masmorras no primeiro conjunto e sobrevivência no segundo. Também é interessante aproveitar a primeira vantagem de cada para ter uma combinação de ambos.

    Última Disciplina 2 peças Velocidade Terminal Golpes finais com munição primária melhoram a velocidade de recarga temporariamente e 4 peças coleta de um orbe concede progresso de munição especial. Apesar deste conjunto se mostrar muito mais voltado a PvP (player vs player) em qualquer modalidade do crisol pode ser interessante experimentar utilizar para alguma build nas atividades PvE (player vs environment).

    Renovação de Aion 2 peças conversor de força: após um golpe final com um lança-foguetes ou lança-granada, corra por um tempo para ganhar amplificador de velocidade. 4 peças Impulso Reativo a cada ativação do conversor de força (conjunto 1) correr em estado crítico sob os efeitos suspensão (filamento) ou desaceleração (estase) concede amplificação de velocidade.

    Adaptador Aion 2 peças Absorção de Força Golpes finais com um lança-foguetes ou lança-granadas reduz temporariamente o dano em área sofrido. 4 peças Choque reativo ao ativar absorção de força sofrer dano corpo a corpo faz emitir uma rajada desorientadora uma vez.

    Os dois conjuntos acima adquiridos em Kepler nas atividades da campanha ou conseguindo materiais e combinando no altar da reatividade podem funcionar bem em qualquer uma das atividades do jogo e com qualquer uma das subclasses dos personagens, mesmo que o artefato sazonal esteja reforçando Solar, Estase e Filamento é possível aproveitar a sinergia oferecida pelo dano de conjunto para qualquer outra.

    Este ponto que achei muito interessante a respeito da jogabilidade nesta nova fase, pois não dependemos impreterivelmente do artefato sazonal para alcançar dano, mas é sempre recomendado aproveitar essas melhorias.

    Novo Artefato Sazonal e ganhando poder

    Em relação ao artefato, houve mudança a respeito da evolução de poder com o retorno de todos os guardiões ao nível 10, aumentando-o com as recompensas das atividades de portal agrupando os assaltos, setores perdidos, atividades de alto nível e o multijogador. O nível máximo a ser atingido no primeiro momento é 250 podendo aumentar para 450 com o bônus de poder oriundo do artefato sazonal.

    Diferente de outros anos que após subir ao nível 12 o incremento de poder chegava a partir do ganho de experiência, tudo está sendo transferido para os equipamentos adquiridos que, após o nível 200, irão aparecer com o sinal de soma e podemos infundir para ganhar o novo nível das armas e armaduras que usamos. O aumento também se conecta à qualidade do loot, ou seja, quanto maior o poder, mais o tier de tudo que você adquirir vai aumentar e isso torna tudo muito interessante, além do sentimento de progressão do seu aumento de força.

    Campanha Os Confins do Destino: Kepler é ao infinito e além

    No primeiro Destiny o grande inimigo final foi o rei dos possuídos Oryx. No segundo, A Testemunha, mas durante todo esse tempo sempre foi citada a existência de Os Nove que é um grupo de seres com vontades distintas e existem em uma dimensão além do mundo conhecido, se comunicando com a Vanguarda através de uma Emissária, retornando a ser Orin que fazia parte da guarda peregrina.

    Ao longo da jornada vamos entender de forma mais ampla a respeito dessa força muito além da compreensão que são Os Nove, como interferem não apenas no presente, mas como no passado também ao conhecermos Lodi que veio de um período muito antes da chegada do Viajante à Terra.

    É uma história que vai seguir não apenas o lado ficção científica da lore do jogo, mas uma reflexão muito mais filosófica sobre as escolhas de personagens como a Ikhora, Derivante, Orin e o próprio Lodi que serão os aliados do nosso guardião com o questionamento a respeito sobre tudo que viveram até aquele momento é o fruto de um livre-arbítrio ou apenas uma semente plantada pelos Nove para ser mais uma ferramenta de seres cujas vontades estão em constante conflito?

    Além desse aspecto mais filosófico é interessante pensar para onde essa nova saga pode levar o nosso guardião a nível de universo, ou até a possibilidade de conhecermos outras realidades.

    Fi quei muito satisfeito após completar a campanha tanto em aspectos de história, quanto no formato de descoberta da narrativa, utilizando a matéria escura para nos transformar em uma pequena esfera para descobrir os segredos espalhados nas várias regiões do mapa durante a exploração de Kepler, que tem a peculiaridade de ser um planetoide além do sistema solar, acessado por humanos que eram mais estudiosos do que guerreiros e nosso guardião (agora chamado de abençoado pela anomalia) tem a função de protegê-los da Casa do Exílio e os Vex de uma inimiga já conhecida.

    Veredito

    Os Confins do Destino de Destiny 2 é uma combinação de novidades de jogabilidade e história que me agradou de forma satisfatória, dando um novo fôlego para mais uma nova fase deste universo, além de proporcionar muita diversão.

    Nossa nota

    4,7 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Destiny 2: Os Confins do Destino (DLC)

    Lançamento: 15 de julho de 2025

    Desenvolvido e publicado por: Bungie

    Plataformas: PC (via Epic Games Store e Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S

    Gêneros: Cooperativo, Mundo Aberto, Tiro em Primeira Pessoa (First Person Shooter – FPS)

    Idiomas: Alemão, Chinês (simplificado), Chinês (tradicional), Coreano, Espanhol, Espanhol (México), Francês (França), Inglês, Italiano, Japonês, Polonês, Português (Brasil), Russo

    Preços: Edições do DLC a partir de R$ 159,99. Jogo base Destiny 2 disponível gratuitamente em todas as plataformas.

    spot_img

    Artigos relacionados