More

    CRÍTICA – Hayao Miyazaki e a Garça mostra o lado mais intimista do filme

    Hayao Miyazaki e a Garça é um documentário que mostra o making-of da produção do longa-metragem O Menino e a Garça. Com direção de Kaku Arakawa, o documentário está disponível na plataforma de streaming Netflix.

    Sinopse

    A lenda da animação Hayao Miyazaki reflete sobre mortalidade e criatividade ao longo dos sete anos de trabalho na criação de O Menino e a Garça.

    Análise de Hayao Miyazaki e a Garça

    No último dia 5 de janeiro, o lendário diretor japonês Hayao Miyazaki completou 84 anos e continua sendo um dos mais consagrados cineastas de animação oriental. Conhecido por seu perfeccionismo e estilo único, Miyazaki imprime sua marca inconfundível em cada novo trabalho.

    No ano passado, O Menino e a Garça, seu último filme, recebeu o Oscar de Melhor Filme de Animação. O longa-metragem teve grande repercussão, tanto entre a crítica quanto o público. A produção levou cerca de sete anos para ser concluída e enfrentou diversos atrasos, sendo o maior obstáculo o perfeccionismo de Miyazaki.

    No documentário, acompanhamos a rotina do diretor e seu processo criativo durante a produção do filme, além de suas profundas reflexões sobre a morte, que se aproxima devido à sua idade avançada e as perdas que sofreu ao longo da vida, incluindo a perda de amigos durante a produção do próprio filme.

    As reflexões de Miyazaki são emocionantes e revelam o quanto ele está tocado pela perda desses amigos de longa data. Essas perdas tornam-se a principal inspiração para o tema de seu último projeto cinematográfico: a morte e o que acontece após o fim do ciclo da vida.

    Um ponto muito interessante do documentário é ver Miyazaki revelando que cada personagem foi inspirado em seus amigos. Curiosamente, o próprio Miyazaki acaba se tornando Mahito Maki, o protagonista do filme. Além disso, a produção traz diversas fotos e cenas de outras produções do Studio Ghibli, com entrevistas de membros da equipe.

    A estrutura do documentário é marcada por cortes rápidos que alternam entre o cotidiano do diretor e o passado, o que, a princípio, pode parecer incomodo, mas acaba proporcionando uma visão crua e autêntica do making-of do estúdio e da rotina de Miyazaki.

    Outro aspecto abordado no documentário é como a mente do diretor opera entre a realidade e a ficção. Miyazaki mistura situações de sua vida pessoal com suas obras de forma tão veemente que, muitas vezes, ele acredita em histórias que nunca aconteceram na realidade.

    Destaco também o seu perfeccionismo no desenvolvimento da narrativa do longa. Em determinado momento, o diretor joga fora storyboards inteiros devido à insatisfação com o arco narrativo e os desenhos. Outro ponto interessante é como ele começa a criticar a nova geração de artistas que trabalha com ele.

    Esses momentos são reveladores e mostram, de forma natural, como funciona a mente desse genial artista, que sempre estará entre os meus realizadores favoritos.

    Veredito

    Hayao Miyazaki e a Garça é um documentário intimista que oferece uma visão profunda do cotidiano e da intensa produção de um dos melhores trabalhos desse diretor, que levou anos para ser realizado. Além disso, traz uma reflexão sobre a morte e a percepção de Miyazaki sobre a fragilidade da vida.

    Nossa nota

    5.0/5.0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Confira o trailer:

    Leia também:

    CRÍTICA – O Menino e a Garça traz jornada espiritual profunda e que encanta

    spot_img

    Artigos relacionados