More

    REVIEW – Pokémon TCG Pocket adapta o card game para fórmula ágil e viciante

    Pokémon TCG Pocket é o novo jogo free-to-play do Trading Card Game dos monstrinhos de bolso exclusivo para mobile (Android e iOS). Desenvolvido pela DeNA e Creatures Inc., o título foi lançado no dia 30 de outubro de 2024 com o objetivo de adaptar as batalhas e o aspecto colecionável a uma experiência ágil para ser curtida diretamente no smartphone.

    Também chamado de Pokémon TCGP, o novo jogo se junta ao também gratuito Pokémon TCG Live, lançado para PC e mobile em 8 de junho de 2023. Antes desse havia o Pokémon TCG Online, que esteve disponível para PC desde 2011 e foi descontinuado para dar lugar ao jogo do ano passado.

    Confira a seguir a análise de Pokémon TCG Pocket jogado no iPhone 13.

    Análise de Pokémon TCG Pocket

    Como você pode perceber, Pokémon TCG Pocket não é a primeira investida da franquia para trazer suas icônicas cartas para plataformas digitais. O jogo das cartas em si é maravilhoso e fez parte da minha infância, e cheguei a aproveitar também alguns bons momentos com o TCG Online nos seus primórdios.

    A diferença entre todas essas tentativas, e também ao clássico Pokémon Trading Card Game (1998) disponível na biblioteca clássica do pacote básico do Nintendo Switch Online, é que Pokémon TCGP adapta algumas regras para que as batalhas sejam mais rápidas. A principal mudança é que os decks possuem apenas 20 cartas.

    Quando eu vi que haveria essa limitação de 20 cartas eu fiquei preocupado. Imaginei que seria ruim jogar com poucos cards, especialmente por não saber bem como seria a dinâmica envolvendo as energias para equipar nos monstrinhos.

    Felizmente a DeNA e a Creatures Inc. adaptaram muito bem essa funcionalidade fazendo com que a cada turno (exceto no primeiro) seja gerada uma energia com base nas escolhas do seu deck. Isso evita a necessidade de ter cartas de energia no deck e possibilita que se possa criar baralhos com diferentes objetivos mesclando uma variedade que, até o momento, se aproxima a 300 cards.

    Outras adaptações que o novo jogo mobile fez foi retirar o atributo resistência e mudar o dano da fraqueza – ao invés de causar o dobro, a fraqueza causa +20 de dano. Confesso que essas escolhas me surpreenderam inicialmente, pois ambos atributos são importantes para a experiência.

    No entanto, considero que as adaptações fizeram bastante sentido para a proposta de batalhas mais ágeis. Afinal, a própria resistência já passou por mudanças com o passar dos anos do TCG tradicional. Sendo assim, não é novidade que flexibilizações sejam feitas, e aqui realmente casaram bem com o objetivo do game mobile.

    As cartas de itens e de apoiadores presentes no jogo até aqui também são eficientes e agregam para uma boa experiência na gameplay. Lógico que ainda há muitas que poderão tornar o jogo mais estratégico e competitivo, mas para a proposta casual a qual Pokémon TCG Pocket se propõe (pelo menos nesse momento) podemos dizer que foi uma seleção satisfatória.

    Gameplay intuitiva para todos os públicos

    Como explicar regras adaptadas de um jogo super tradicional tanto para quem já está acostumado ao TCG, como também para quem está conhecendo agora? Esse é um desafio relevante, e Pokémon TCG Pocket fez isso muito bem.

    Os tutoriais são rápidos, respeitando a proposta do jogo, e intuitivos. A facilidade para aprender o jogo se deve ao fluxo bem cadenciado de informações e já com a aplicação das regras. O êxito também foi possível graças à ótima interface, que é linda e bastante agradável de navegar em todos os momentos do jogo. As animações de batalha e de abertura dos boosters também são excelentes e, no iPhone 13, fluem muito bem.

    A dinâmica para abrir dois boosters por dia (um a cada 12h) é boa, mas pode gerar frustração. Digo isso porque o jogo é viciante e, naturalmente, vai chegar um momento em que as cartas que você mais deseja não vão vir, enquanto você recebe diversas repetidas.

    Cards repetidos podem ser trocados por adorno para embelezar a sua coleção, mas até o momento é algo puramente estético e, sinceramente, não vale a pena gastar poeira estelar. É possível que a poeira estelar seja usada para outras finalidades, como as trocas que ainda serão lançadas, visto que esse item é necessário para trocar monstrinhos no Pokémon GO. Sendo assim, é melhor poupar para o futuro.

    Jogo free-to-play sempre corre o risco de ser pay-to-win. Aqui não chega a ser o caso, embora a essa altura alguns decks já estejam consolidados como meta e, de fato, exigem cartas raras para o sucesso da estratégia. O melhor exemplo é o Mewtwo EX, que depende de dois Mewtwo EX e dois Gardevoir para aumentar a efetividade da tática, e essas são cartas difíceis de conseguir.

    A montagem de baralhos também é eficiente e conta com um recurso de automatizar a construção do deck com base no(s) tipo(s) selecionado(s). Não é o suficiente para que monte algo excepcional, mas certamente serve como uma boa base para que você faça um ou outro ajuste, além de ser funcional para quem recém está conhecendo o TCG.

    Agora, se o seu objetivo é colecionar todas, aí a dinâmica será muito parecida com a vida real. O jeito vai ser investir dinheiro para comprar passe premium e ampulhetas de redução do tempo necessário para comprar os boosters. Isso poderá ser amenizado com as futuras trocas, mas aparentemente essa mecânica será introduzida com restrições significativas como limitação de cartas aptas a serem trocadas. O objetivo das desenvolvedoras com isso é evitar práticas antiéticas e a criação de um mercado paralelo fora do jogo.

    Pouco conteúdo, mas com um bom ritmo de novidades

    Joguei Pokémon TCG Pocket desde o seu lançamento em 30 de outubro. Portanto, estou nessa jornada diária há quase um mês. Esperei todo esse tempo para escrever meu review porque a quantidade de conteúdo era determinante para avaliar o game.

    E bem, mesmo nesse curto espaço de tempo, Pokémon TCGP iniciou com relativamente pouco conteúdo, mas já mostrou de modo consistente que isso não será um problema.

    O jogo oferece uma área para praticar contra a CPU em quatro níveis: iniciante, intermediário, avançado e expert. As recompensas são bem úteis e cada batalha conta com objetivos específicos que também rendem bons frutos.

    Nessa área já foram oferecidas batalhas com chances de receber a carta Lapras EX e outras promocionais com certa utilidade. Esse foi um bom indício de que eventos contra CPU farão parte do calendário e também oferecerão boas recompensas.

    Os eventos realizados até aqui também envolveram missões em duelos contra adversários online e Escolha Misteriosa – área com diversos conjuntos de cinco cartas aleatórias que você pode tentar a sorte para pegar uma, com todas elas embaralhadas e viradas para baixo. Os cards exibidos nessa seção são baseados nos boosters abertos pelos seus amigos in-game, como também de players aleatórios, e essa mecânica também ajuda a completar a sua coleção.

    No momento em que escrevo esse review, Pokémon TCG Pocket está realizando o evento Aparição em Massa de Pokémon de tipo Fogo, com Arcanine EX como a principal recompensa da Escolha Misteriosa rara. A dinâmica também envolve a escolha bônus, que não exige o uso de ampulhetas misteriosas, e também oferece algumas boas cartas, como Blaine (carta de apoiador), Magmar e Charmeleon.

    Ou seja: em menos de um mês já tivemos dois bons eventos com recompensas de cartas EX e outras realmente úteis. Como a franquia possui mais de 1.000 monstrinhos, sem falar nas cartas de apoiador e nos itens, fato é que material não falta para ser aproveitado. E os indícios até aqui é de que a DeNA e a Creatures Inc. darão suporte para manter o jogo atualizado com boas novidades.

    Pontos que Pokémon TCG Pocket pode ser melhor

    A principal frustração de Pokémon TCGP até aqui diz respeito à experiência com a moeda. Em cartas que exigem jogar a moeda mais de uma vez é sempre um temor. Você joga a primeira vez e na sequência todas são jogadas automaticamente pelo jogo, sem movimentá-la muito.

    Nas semanas iniciais a impressão que eu tive é que se saísse cara na primeira, todas as outras também dariam o mesmo resultado. De fato, uma vez usei uma Misty (que conecta energias de água a um Pokémon selecionado conforme o número de moedas que derem cara) e tirei nove caras em sequência. Percebi que isso mudou um pouco com o passar do tempo, mas ainda está longe de ser uma boa experiência.

    Outro aspecto que pode ser melhorado em Pokémon TCG Pocket é o matchmaking. Atualmente é algo aleatório por completo, sem nenhum tipo de filtro. Também é difícil entender o critério, pois por vezes você pode pegar um adversário muitos níveis abaixo do seu e que claramente investiu muito dinheiro no jogo, em outras ocasiões pegar alguém com nível maior e que tem um deck menos apelão.

    A proposta do jogo é casual, mas a experiência é viciante. Sendo assim, equilibrar o foco entre ambas será um verdadeiro desafio para as desenvolvedoras. Como não há filtro, mesmo jogadores casuais podem frequentemente cair em combates online contra decks meta de um tipo para o qual o seu baralho tem fraqueza. Poderia haver um filtro limitando a tipagem para reduzir as chances disso acontecer, mesmo que seu uso seja limitado a algumas partidas por dia.

    Também sobre as batalhas online, é realmente injusto atualmente não ganhar nada de experiência, nem qualquer recompensa, ao perder uma partida. É fundamental que isso seja mudado, nem que também haja uma limitação de duelos que darão XP ou itens por dia, assim como é feito com as mecânicas que dão moedas de troca de itens na loja ao interagir com as coleções de cartas de outros usuários, ou agradecê-los após uma partida usando o botão valeu.

    Veredito

    Pokémon TCG Pocket adapta muito bem o Trading Card Game para batalhas rápidas e oferece uma experiência viciante, tanto pelo aspecto de batalhas, como pelo prazer de colecionar cartas digitais.

    Apesar de ser um jogo casual para smartphones, é difícil não se viciar e adotar uma postura mais competitiva, seja para completar logo a sua coleção ou melhorar o seu deck para vencer cada vez mais partidas online.

    Nossa nota

    4,2 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer de gameplay:

    Ficha técnica de Pokémon TCG Pocket

    Lançamento: 30 de outubro de 2024

    Desenvolvido por: DeNA e Creatures Inc.

    Publicado por: The Pokémon Company

    Plataformas: Android e iOS

    Número de jogadores: 1 a 2 (online)

    Gêneros: Cartas, Colecionáveis

    Idiomas: Português (Brasil), Alemão, Chinês tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês

    Preço: Gratuito, com compras opcionais dentro do aplicativo (free-to-play)

    spot_img

    Artigos relacionados