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    REVIEW – Dungeons of Hinterberg é uma linda joia indie

    Desenvolvido pelo estúdio austríaco Microbird Games e publicado pela britânica Curve Games, Dungeons of Hinterberg foi lançado neste dia 18 de julho para PC e Xbox Series X|S, também disponível gratuitamente como parte das assinaturas do Xbox Game Pass.

    O jogo de aventura e exploração em masmorras mistura também elementos de simulação social e RPG de ação. Na história controlamos Luisa, uma estagiária de Direito cansada da vida corporativa em Viena que decidiu fazer uma pausa na carreira para conquistar as masmorras de Hinterberg.

    Os ambientes do game são inspirados nos alpes austríacos e suas atrações turísticas. No entanto, essa região no jogo também conta elementos mágicos e mistérios para desvendar.

    Confira a seguir o review de Dungeons of Hinterberg jogado no PC via Steam.

    Análise de Dungeons of Hinterberg

    A primeira qualidade que mais me chamou atenção nesse jogo é o estilo gráfico. A aventura é visualmente linda e exibe traços que remetem a uma história em quadrinhos. E essa característica se mantém atrativa por todo o game.

    A história se inicia com uma cutscene de Luisa chegando aos alpes austríacos e se instalando na pousada onde ficará hospedada. As conversas com os NPCs já evidenciam tanto o aspecto de quadrinhos, como o acolhimento que permeará diversas interações sociais.

    Logo o jogo coloca a protagonista no caminho da masmorra para iniciantes, a fim de treinar os golpes básicos (ataques rápido e pesado) e a esquiva. Essa etapa de tutorial também é o momento de apresentar os primeiros inimigos e como usar as habilidades para destruir tanto as gosmas que recuperam pontos de vida e de magia, como as que impedem a passagem de Luisa, trazendo também pequenos puzzles.

    Os primeiros passos em Dungeons of Hinterberg mostram bem o que a gameplay irá oferecer ao longo da jornada. No entanto, o jogo se renova muito bem dia após dia. Digo isso porque as atividades são divididas em turnos manhã, meio-dia / tarde, noite e madrugada.

    Planeje o seu dia

    Pela manhã, Luisa automaticamente conversa com algum NPC na pousada. Esse momento serve para decidir em qual área você irá se aventurar ao meio-dia. São quatro áreas disponibilizadas gradualmente, mas se prepare também para surpresas que expandem as opções.

    Nessas regiões existem dezenas de masmorras com pequenas diferenças entre si. Algumas focam mais em combate, outras em quebra-cabeças, e todas são agradáveis em suas propostas, pois conseguem equilibrar muito bem diferentes tipos de gameplay.

    Inclusive, por vezes a jogabilidade muda levemente, como ao adotar uma câmera lateral com abordagem plataforma, ou então uma visão isométrica.

    Você pode vasculhar a região com uma boa dose de liberdade, mas alguns pontos são desbloqueados conforme você melhora seus atributos e avança na história. E então poderá decidir entre fazer algumas atividades que aumentam atributos e acabam com o turno da tarde, ou entrar numa masmorra.

    As masmorras possuem níveis, e o jogo avisa se você está num level igual, maior ou menor do que o local que deseja entrar. O game não proíbe que você enfrente uma masmorra de nível maior que o seu, e também oferece um apito como recurso para deixar a área caso perceba que o desafio foi demais para o atual momento.

    Vencer uma masmorra também significa terminar o turno da tarde. À noite, você volta para Hinterberg, onde pode explorar algumas pequenas áreas que compõem a zona turística e realizar atividades sociais.

    Esse é o momento para você realizar atividades. Comprar armamentos, poções e presentes, bem como melhorar armamentos são ações que só podem ser feitas à noite e são ações que podem ser feitas livremente.

    A noite também possibilita que você realize atividades sociais que aumentarão um ou mais atributos. Entre as atividades estão: conversar com NPCs, ir ao cinema, alugar um barco, acampar, etc.

    Somente uma ação social pode ser realizada. Ao terminá-la, o turno muda para madrugada, em que você poderá escolher entre assistir TV, ler um guia local ou dormir. As duas primeiras atividades melhoram um atributo de Luisa, mas também a fazem dormir menos e, por consequência, ela terá menos vida no dia seguinte.

    Achei essa escolha muito acertada por parte da equipe de desenvolvimento. É interessante por vezes escolher melhorar um atributo da Luisa e partir para a aventura no dia seguinte com um pouco menos de vida máxima, especialmente se você planejar não ir a uma masmorra, ou então ir a alguma de nível fácil.

    O estilo gráfico inspirado em quadrinhos é um dos vários charmes de Dungeons of Hinterberg
    Gráficos cartunescos dão um toque especial aos lindos ambientes | Créditos: Emerald Corp

    Regiões lindas e masmorras incríveis

    As quatro principais regiões onde ficam as masmorras de Hinterberg são incrivelmente lindas e muito agradáveis de explorar. A exploração reserva momentos de combates com inimigos que você enxerga no mapa e, por vezes, alguns que simplesmente surgem no caminho.

    O combate transforma a gameplay, fazendo surgir uma espécie de arena que não te permite fugir. Os adversários são variados, e muitas vezes surgem novas ondas no local, com um ou mais inimigos maiores servindo como se fossem chefes ou “mini chefes”.

    As batalhas são muito agradáveis e sempre recompensadoras. Os itens caem aos montes e, com o avançar do jogo, você percebe que coleta tantos objetos que facilmente consegue trocar por melhorias nas armas ou aperfeiçoamento de acessórios, como os amuletos.

    Cada região de Hinterberg é muito bem cadenciada e conta com dungeons simples e complexas. O equilíbrio também está na experiência oferecida em cada uma delas, mesclando gameplays por ora mais focada em combate, e em outros momentos priorizando puzzles atrativos.

    Os quebra-cabeças não são impossíveis, muitas vezes passam até um ar relaxante, mas há alguns que vão te fazer pensar um pouco mais.

    Além disso, cada área possui duas habilidades especiais exclusivas. Elas são desbloqueadas em um Santuário de Habilidades, e os golpes podem ser usados tanto em combate, como para abrir caminhos e solucionar puzzles durante a exploração.

    Essa escolha criativa é excelente, pois varia a resolução dos puzzles em cada região, bem como não torna monótona as possibilidades em combate. Mais do que isso: todas as habilidades oferecidas são interessantes e muito agradáveis de usar.

    Experiência muito bem cadenciada

    O maior acerto de Dungeons of Hinterberg é a cadência dos conteúdos apresentados. O jogo poderia facilmente se tornar entediante se na primeira semana apresentasse todas as possibilidades e todos os recursos, deixando que a renovação se limitasse apenas ao aumento de dungeons disponíveis e de personagens disponíveis para fazer amizade.

    Mas não.

    Dungeons of Hinterberg acerta demais com sua dinâmica por dias muito bem executada, renovando constantemente o interesse pelo jogo.

    Cada dia reserva uma nova surpresa. Às vezes é uma nova amizade para conhecer, às vezes é uma melhoria para o armamento da Luisa. E há momentos em que a história traz boas reviravoltas e novas possibilidades para a gameplay.

    Dungeons of Hinterberg consegue ser relaxante

    Os lindos gráficos são realmente um encanto para os olhos e transmitem uma sensação de paz, especialmente por retratarem uma região tão bonita como os alpes austríacos. Mas Dungeons of Hinterberg também consegue ser relaxante por outros motivos.

    O primeiro motivo é pelos três níveis de dificuldade. O nível fácil é para quem quer focar na exploração e na história, então os combates se tornam mais fáceis. O nível médio é a dificuldade padrão, enquanto o mais difícil torna os inimigos mais perigosos.

    Outro motivo que torna o jogo relaxante é a gameplay que varia constantemente conforme os turnos dos dias. Até mesmo os momentos de combate são um tanto cozy, pois as habilidades especiais de cada região são prazerosas de usar.

    E se você seguir fielmente as masmorras e enfrentar monstros nas áreas abertas sempre de acordo com o seu nível, sem se aventurar em áreas mais complexas antes da hora, a experiência também tende a ser bem confortável.

    Por fim, a trilha sonora atmosférica e os efeitos sonoros das conversas e dos menus também contribuem para relaxar.

    Veredito

    Dungeons of Hinterberg é uma agradável mistura de gêneros que deu muito certo. O jogo se renova constantemente com sua dinâmica de dias e atividades específicas para serem realizadas em cada turno, cadenciando com maestria a inclusão de novos recursos e de plot twists na história e na gameplay.

    Com certeza é um dos melhores jogos independentes de 2024 e um dos meus preferidos até aqui. Uma linda joia indie que merece ser conferida, especialmente por assinantes do Xbox Game Pass.

    Nossa nota

    4,8 / 5,0

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    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Dungeons of Hinterberg

    Lançamento: 18 de julho de 2024

    Desenvolvido por: Microbird Games

    Publicado por: Curve Games

    Plataformas: PC (via Steam), Xbox Series X | S e Game Pass

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Aventura, Exploração, Hack and Slash, RPG de Ação, Simulação Social

    Idiomas: Português (Brasil), Inglês, Francês, Alemão, Espanhol (Espanha), Japonês, Coreano, Polonês, Chinês simplificado, Chinês tradicional

    Preços: R$ 99,99 (PC e Xbox). Gratuito para assinantes do Game Pass.

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