A hierarquia de poder dos games de futebol estava prestes a mudar com o anúncio do jogo UFL em 2021, por ser um jogo que aparentou finalmente apresentar mais competição no gênero contra o já consolidado FIFA e o novato, mas experiente, EA Sports FC.
UFL é o jogo de estreia da desenvolvedora Strikerz Inc. em parceria com a XTEN Limited, e recebeu o apoio de Cristiano Ronaldo tanto como um investidor, quanto sendo o embaixador do jogo.
O game teve alguns adiamentos durante o seu processo de desenvolvimento, entrando em fase de testes no final de 2023. Entre os dias 7 e 9 de junho de 2024, o novo jogo de futebol realizou um teste beta gratuito aberto ao público nos consoles da nova geração PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Além desses, o game também será lançado para PC, embora não haja previsão de data de lançamento definitivo em nenhuma plataforma.
A proposta do game concorrente do EA Sports FC e do FIFA é focar no desenvolvimento de um clube de futebol nos moldes que o jogador desejar, escolhendo desde o uniforme até os jogadores que irão formar a equipe. Confira a seguir o preview jogado no PlayStation 5.
Primeiras impressões de UFL
Esse teste beta foi interessante por diversas razões. A mais evidente é compreender do que de fato se trata o UFL, sendo algo muito mais próximo do eFootball ou do modo Ultimate Team do EA Sports FC.
Quanto a isso achei uma proposta muito mais atrativa do que os dois concorrentes de longa data que, de tempos em tempos, tentam impor a quem joga a necessidade de comprar com dinheiro real a moeda do jogo para ter acesso a determinado conteúdo.
Aparentemente no UFL será possível adquirir tudo apenas com os pontos do jogo, porém fica implícito que haverá algum conteúdo pago para adquirir jogadores ou itens mais valorosos de forma mais rápida.
Quanto ao jogo como uma estrutura que permite compor o seu clube customizado, achei muito divertido porque quase tudo precisa ser adquirido, sendo que os únicos elementos inicialmente disponíveis são o estádio e o uniforme padrão. Escolher o seu escudo, nome do time, material esportivo, jogadores e até um novo estádio para chamar de casa é possível com os pontos iniciais que foram disponibilizados no beta.
Provavelmente no lançamento definitivo esses recursos serão muito mais limitados, mas deixa uma ótima impressão quando se trata de customização, inclusive algo que faz bastante falta quando costumo jogar os títulos mais conhecidos do mercado.
Montagem do time e progresso no teste beta
Inicialmente podemos escolher entre 4 jogadores que serão os capitães da nossa equipe: Cristiano Ronaldo, Roberto Firmino, Kevin De Bruyne e Oleksandr Zinchenko. Todos possuem um overall diferente.
O que mais chamou a atenção neste ponto é não ter nenhum dos jogadores associados a seus respectivos clubes, provavelmente por questão de licenciamento, mas isso acaba tornando muito mais elegante por simular o conceito de um manager em busca de escolher sua equipe.
Os esquemas táticos são bem simples. Apenas o que pode ser definido é a intensidade do comportamento em campo, e isso é compreensível porque, apesar de ter recebido algum investimento, não é possível que se realize algo muito mais complexo a nível de mesa tática.
A inteligência dos jogadores em campo ainda precisa de algumas melhorias por deixar os atacantes excessivamente em impedimento, porém é um ajuste mínimo a ser feito, pois em um aspecto mais massivo, a movimentação principalmente em aspectos táticos é muito interessante.
A forma de contratação tem aspectos de um bom fantasy game de modo carreira ou master league para os mais antigos, porém as disputas da temporada são apenas online contra outros jogadores, não tendo uma opção de modos offline.
Cada jogador tem um nível diferente e um preço que exige uma quantidade das moedas específicas do jogo, que podem ser conquistadas vencendo adversários e subindo de divisão. Durante o teste, o número de vagas disponíveis é o necessário para completar os 11 iniciais, banco de reservas e não relacionados, o que necessita pensar em novas contratações e vendas para aumentar o nível da equipe.
Além do processo de aquisição, gostei bastante da gestão de atributos de cada atleta, podendo acrescentar novas habilidades, desempenho de funções em campo, além da experiência ganha em partida.
A ausência de algo offline foi algo que senti falta, pois é necessário até para facilitar a adaptação ao jogo. Mesmo que não seja nada inovador, é interessante não entrar diretamente em um confronto online precisando testar o que funciona ou não de acordo com o seu conhecimento no gênero.
Sobre isso, os comandos são fáceis, mas ainda é necessário ter consciência do que é possível realizar ou não, principalmente quando se trata da pressão de botão em chutes e passes, que são bem diferentes comparando a jogos mais conhecidos.
Dominar a bola ou driblar é mais desafiador por ela não apenas ficar próxima ao jogador em sua posse. Essa mecânica mais solta torna o jogo mais competitivo por incentivar muito mais a disputa, mesmo que o sistema de impacto não seja tão impressionante.
Fazer gols é mais difícil, e acredito que é algo excelente para uma franquia que está estreando em um meio onde os jogadores utilizam muitos bugs ou formas facilitadas de balançar as redes do adversário. Os goleiros apresentam uma dificuldade muito boa quando tentamos um chute a gol, algo que considero um diferencial para defender ou atacar.
O novo jogo de futebol ainda tem espaço para melhorias. Aspectos visuais em relação a detalhes, como o balanço de rede ao acontecer um gol, é um exemplo. Outro ponto para ser aperfeiçoado é o narrador repetir algumas frases fora do contexto do campo. Mas em geral é um trabalho muito interessante.
UFL é um jogo que acredito que inicialmente não irá tomar o espaço dominado por FIFA/ EA Sports FC a respeito de um jogo como um todo, mas o game se supera em muitos aspectos de outros títulos como o eFootball.
Por outro lado é um game de esporte e gerenciamento que tem potencial para superar o Ultimate Team, modo mais lucrativo da franquia da EA, e chamar atenção de jogadores que se distanciaram de jogos de futebol.
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer de revelação da gameplay:
Ficha técnica de UFL
Lançamento: Data a ser anunciada
Desenvolvido por: Strikerz Inc.
Publicado por: XTEN Limited
Plataformas: PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S
Número de jogadores: 1 a 2 (online)
Gêneros: Futebol, Gerenciamento
Idiomas: Português (Brasil), Inglês
Preços ainda não divulgados