Ke Huy Quan foi um dos grandes nomes da noite de 12 de março de 2023 no Oscar, vencendo a categoria de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.
O momento de glória veio, mas a carreira e vida do ator foram extremamente difíceis, o que tornou o momento ainda mais emocionante.
Ke Huy Quan ou Jonathan Ke Quan, é um ator e coordenador de dublês que nasceu no Vietnã em 20 de agosto de 1971, na cidade de Saigon. O ator é um refugiado de guerra e foi para os Estados Unidos para sobreviver ao caos que estava matando a população.
Carreira de Ke Huy Quan
Ele teve um início meteórico ainda criança, com dois papéis importantes na indústria em Indiana Jones e Goonies. Quan era carismático e fazia parte de uma grande minoria de atores asiáticos em Hollywood, uma vez que era ainda mais difícil atores não brancos fazerem sucesso.
Entretanto, se as coisas começaram bem para Quan, a indústria foi dura com ele, pois escanteou o ator que nunca mais conseguiu aparecer nas telonas de forma relevante. Sua carreira tem algumas pontas em longas sem relevância, o que o deixou cada vez mais desiludido. Ke Huy Quan pensou em desistir, mas sua esposa o incentivou a continuar.
Quase 40 anos depois, ele recebeu uma nova chance para brilhar. A A24, empresa que vem passando o carro nas premiações, criou um longa diferente, focado em uma família chinesa. O convite veio e Quan teve uma atuação de gala como Waymond, um homem comum que possui personalidades incríveis em outros universos.
Com uma fisicalidade magnífica por conta de sue trabalho como coreógrafo e coordenador de dublês, além de entregar bons momentos de drama, o ator conseguiu se consagrar e a premiação veio de forma extremamente merecida.
Vida longa aos talentosos!
Leia também:
Oscar 2023: confira todos os vencedores da noite
CRÍTICA – Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo entrega o verdadeiro Multiverso da Loucura