Um novo tipo de queimada com regras ainda mais brutais e malucas. Assim é OddBallers, o novo jogo multijogador da Ubisoft, lançado em 26 de janeiro de 2023 para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S.
OddBallers tem como base a queimada e acrescenta elementos de outros esportes e atividades para criar uma experiência multiplayer (com crossplay) frenética e cheia de zoação. O novo game casual da Ubisoft também tem como destaque o alto grau de customização de personagens caricatos e, claro, dos Rabbids, seus mascotes zoeiros.
Leia a seguir o review de OddBallers jogado no Nintendo Switch com uma chave cedida gentilmente pela Ubisoft para fazermos essa análise.
Análise de OddBallers
Assim como Mario Strikers: Battle League (2022) usa o futebol como base para criar um esporte frenético com regras próprias, OddBallers segue a fórmula para tornar o jogo de queimada ainda mais brutal.
A mescla entre esportes para criar um verdadeiro vale-tudo costuma divertir. E nisso OddBallers acerta bem ao oferecer três regiões com 18 minijogos bem pensados em 30 arenas por área.
A gameplay é bastante fluida e aguenta o tranco mesmo quando a situação fica verdadeiramente frenética, com explosões rolando e abelhas perseguindo quem está na arena. A geração procedural de regras que eventualmente surgem para tornar as partidas ainda mais desafiadoras também é um adendo interessante.
Entretanto, a experiência é truncada ao zapear pelos menus do jogo no Nintendo Switch, especialmente o Ubisoft Connect, que abre uma webview da plataforma da publisher. Um problema de performance que, acredito, seja mais intenso no console híbrido do que nas demais plataformas.
Os personagens são bastante caricatos e seguem bem essência da zoeira típica da Ubisoft, que tem como garotos propaganda ninguém mais, ninguém menos do que os Rabbids. Eles que, inclusive, são avatares também em OddBallers.
Dessa forma, a customização sem especificação de gênero se torna mais um convite à zoeira. Além disso, proporciona homenagens interessantes a figuras conhecidas, como o falecido Lemmy Kilmister, baixista e cantor da banda Motörhead.
Dancinhas também fazem parte do pacote da zoeira, e é possível comprar novas com dinheiro do game para personalizar suas comemorações e provocações aos adversários.
Apesar da divertida gameplay e dos comandos simples e funcionais, OddBallers deixa a desejar pela falta de conteúdo, especialmente online.
Se você procura por um jogo casual para jogar com amigos e familiares localmente, certamente estará bem servido com o novo game da Ubisoft. No entanto, se você pretende mesclar a experiência entre local e online, o multiplayer pela internet peca em atrativos, pois o foco das recompensas nesse modo é muito mais ligado ao Ubisoft Connect do que ao que você já consegue localmente.
Acredito que OddBallers merecia recursos que tornasse o modo online mais atrativo e competitivo. Rankings com desafios mais interessantes, competições em salas criadas pela própria Ubisoft e mais facilidade para encontrar partidas poderiam agregar mais à experiência como um todo.
Outra alternativa seria um modo história co-op, mesmo que curto, similar ao que a empresa desenvolveu em Rabbids: Party of Legends.
Veredito
OddBallers entrega o que promete: um jogo casual multijogador. A gameplay é agradável e as 18 modalidades em 30 arenas divertem e são um bom passatempo.
Apesar disso, o jogo acaba sendo mais interessante no multiplayer local do que no online, limitando a amplitude do que o game poderia oferecer, mesmo tendo uma proposta casual.
3,2 / 5,0
Informações técnicas de OddBallers
Lançamento: 26 de janeiro de 2023
Publisher: Ubisoft
Desenvolvido por: GAME SWING e Ubisoft Mumbai
Plataformas disponíveis: PC (Epic Games e Ubisoft Store), Nintendo Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S
Número de jogadores: Até 4 (multiplayer local), até 6 (online)
Gêneros: Casual, Esportes, Multijogador
Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês, Português, Russo