Tokyo Vice é uma série da HBO Max baseada no livro de mesmo nome. A produção conta a história real do repórter americano Jake Adelstein (Ansel Elgort) dentro do submundo japonês, cobrindo os crimes que assolaram a cidade durante o final dos anos 1990.
Os 8 episódios da primeira temporada da série estão disponíveis na HBO Max, com o segundo ano chegando ao streaming no dia 8 de fevereiro de 2024. Fazem parte do elenco principal os atores Ansel Elgort, Ken Watanabe, Rachel Keller, Shô Kasamatsu e Rinko Kikuchi.
Confira no nosso artigo um resumo com os principais acontecimentos do primeiro ano da série e se prepare para a segunda temporada!
Sinopse oficial de Tokyo Vice
Um jornalista ocidental que trabalha para uma publicação em Tóquio confronta um dos mais poderosos chefes do crime da cidade.
Relembre os personagens e suas conexões
Tokyo Vice começa com um flashforward mostrando Jake e Hiroto Katagiri (Ken Watanabe) em um encontro com Tozawa (Ayumi Tanida). Na ocasião, Tozawa ordena que Jake e Katagiri parem as investigações sobre a gangue, ou eles e suas famílias sofrerão as consequências. Após essa cena, a produção retorna a 1999, onde passamos a acompanhar os caminhos que levaram Jake até aquela situação.
Ao longo dos episódios, acompanhamos todo o processo de Jake para ser aprovado na redação de um jornal nipônico chamado Meicho Shimbun. O enredo do primeiro episódio destaca a visão preconceituosa que os asiáticos têm contra estrangeiros que tentam entrar no mercado de trabalho local.
No entanto, esse preconceito não abala a determinação do personagem, que faz de tudo para provar que é um excelente jornalista. No decorrer da trama, Jake acaba sendo aceito no Meicho, mas por ser estrangeiro, sua editora sempre entrega pautas que são desinteressantes.
O grande sonho de Jake é escrever para a coluna investigativa do jornal, mas para que isso aconteça, ele precisa conseguir boas histórias e boas fontes. Conforme ele passa a ter mais acesso a pessoas, e a se aprofundar na cultura do submundo do Japão, o personagem ganha credibilidade e descola aliados para furos investigativos dentro da polícia japonesa e também da Yakuza.
Dentre os personagens que Jake cria proximidade estão Samantha (Rachel Keller), uma hostess de um clube luxuoso; Sato (Shô Kasamatsu), um membro iniciante da gangue Chihara-Kai; Jin Miyamoto (Hideaki Itô), um policial; e o detetive Hiroto Katagiri.
Yakuza, Tozawa e Chihara-Kai
A primeira fonte que Jake tenta se aproximar é Jim Miyamoto, um policial da divisão antidrogas da polícia de Tóquio. Com o tempo, Jake percebe que Miyamoto não tem interesse de ajudar em suas pautas, visto que ele passa informações erradas inúmeras vezes, a fim de manter os dados da polícia fora do radar dos jornalistas.
Jake passa então a procurar outras fontes que possam ajudá-lo em sua investigação contra a Yakuza.
Como já mencionado, Sato é um membro recente dos Chihara-Kai. Ele foi recrutado por Kume (Masayoshi Haneda) e responde ao oyabun Hitoshi Ishida (Shun Sugata). Ao longo do seriado, Sato aprende duras lições, o que molda seu caráter e o faz ser mais importante dentro da Chihara-Kai.
Os Tozawa-gumi são uma gangue inimiga dos Chihara-Kai e não fazem parte do território de Tóquio. Porém seu líder, Tozawa, quer tomar o território de seus inimigos e passa a roubar estabelecimentos e se fixar em áreas pertencentes aos Chihara-Kai.
Boa parte da tensão da temporada se deve ao fato dessas duas gangues não se darem bem e que uma iminente guerra pode causar consequências não só para a população, como também para a polícia.
A briga dessas duas gangues e a sanguinária ocupação dos Tozawa-gumi em Tóquio chama a atenção de Jake, que começa a rastrear uma empresa de empréstimos em que os clientes acabam se suicidando após deverem algumas parcelas do financiamento. Jake leva a investigação a Katagiri que, junto com ele, passa a investigar o caso.
A grande virada de chave na carreira de Jake acontece graças à ajuda de Katagiri, que acaba entregando para o jovem repórter um grande furo que envolve a briga das gangues. Ao obrigar que três membros dos Tozawa se entreguem como forma de evitar represálias, Katagiri permite que Jake faça uma matéria contando o ocorrido.
Sato acaba sendo uma fonte corriqueira de informações para Jake, pois percebe que o americano pode ajudar os Chihara-Kai sem que isso afete a gangue. É Jake que descobre que o traidor dentro dos Chihara-Kai, que estava passando informações para o Tozawa-gumi, é Kume. É ele também que leva a informação até a policia sobre um carregamento de drogas (dos Tozawa) que estaria chegando em Tóquio de avião.
Com a traição de Kume e a invasão do Tozawa-gumi à sede dos Chihara-Kai, Sato acaba se tornando braço direito de Ishida e ganhando o respeito de seu oyabun. Ele também se envolve com Samantha, tendo um relacionamento de curta duração com a moça.
O drama de Samantha
Samantha é uma personagem importante na trama. Membro da religião mórmon, ela chega a Tóquio com a missão de doutrinar japoneses sobre os ensinamentos dessa crença. Entretanto, ela acaba roubando 40 mil dólares da igreja e fugindo com o valor, pois não quer retornar ao Estados Unidos e encarar seu pai. O motivo ainda é uma incógnita.
Samantha passa, então, a trabalhar como hostess no luxuoso clube Onyx e se torna a garota número 1 do estabelecimento. Com isso, ela junta uma boa quantidade de dinheiro para tentar realizar o sonho de abrir seu próprio clube (e se tornar uma mama-san).
Ela vê em Sato uma forma de se proteger de uma ameaça que surge em sua vida. Um homem contratado por seu pai para trazer a filha de volta para os Estados Unidos. Porém, o mercenário acaba querendo que Samantha se torne escrava sexual dele em troca de sua liberdade.
Para defender Samantha, Sato assassina o homem, o que acaba criando uma barreira sentimental entre o jovem casal.
Não muito tempo depois, uma das amigas de Samantha, Polina (Ella Rumpf), desaparece após contrair uma dívida em um dos clubes administrados pelos Tozawa-gumi. Sato descobre que Polina foi levada para Yoshino e, futuramente, Jake e Samantha descobrem que esse local se trata de um cruzeiro onde mulheres ficam presas contra vontade e são abusadas.
No rastro de Tozawa
Tozawa é o grande antagonista de Tokyo Vice. Todas as tramas estão conectadas, de alguma forma, ao personagem, que é responsável pelos crimes mais grotescos dentre as máfias da Yakuza retratadas na série.
Tozawa possui várias amantes, sendo uma delas a mais especial: Misaki (Ayumi Ito). A amante entra na mira de Jake que a vê como uma possibilidade de se aproximar do chefão da Yakuza e coletar mais informações para as suas investigações.
O fato de Jake e Katagiri estarem cada vez mais próximos de cercar Tozawa acaba levando o chefão a agir. Conforme Katagiri descobre que Miyamoto trabalha para Tozawa, os dois detetives resolvem criar um plano para prender o chefão em flagrante. Infelizmente, Tozawa acaba sacando as intenções de Miyamoto e ainda arma uma emboscada contra Katagiri.
Paralelamente, homens de Tozawa dão uma surra em Jake e o alertam a se manter longe de Misaki e também dos assuntos do seu chefe.
O modo que essas situações afetam o desenvolvimento da relação de Jake e Katagiri ao longo do seriado é ótimo, o que faz os dois criarem laços de amizade para investigar com mais profundidade a máfia japonesa. Além disso, Tokyo Vice explora de maneira excepcional a organização da Yakuza, trazendo outros pequenos casos que aconteceram no Japão durante esse período.
Expectativas para a 2ª temporada de Tokyo Vice
Espero que nessa segunda Temporada o enredo explore outros casos que Jake cobriu, em especial o da britânica Lucie Blackman, que foi a jovem brutalmente assassinada no inícios dos anos 2000. (O caso real foi retratado no documentário da Netflix chamado Desaparecida: O Caso Lucie Blackman, com a participação do próprio Jake Adelstein ajudando na cobertura).
Tokyo Vice é uma excelente produção que explora de maneira genuína o submundo japonês, abordando crítica social e intrigas políticas que envolvem a Yakuza. Além disso, ainda possui um excelente elenco, que realiza um formidável trabalho.
Assista ao trailer: