Criada por Tim Miller, Nível Secreto (Secret Level) é uma série animada composta de 15 episódios e que terá a sua primeira parte divulgada no Prime Video no dia 10 de dezembro. Os episódios seguintes serão lançados em 17 de dezembro.
Com um elenco de voz composto por nomes como Arnold e Patrick Schwarzenegger, Keanu Reeves, Laura Bailey, Temuera Morrison e Claudia Doumit, a produção navega por diversas propriedades intelectuais famosas do mundo dos games para contar um pouco da lore que torna esses títulos tão amados.
Confira nossas primeiras impressões de 8 episódios da série.
Sinopse de Nível Secreto
Nível Secreto (Secret Level) é uma nova série de animação antológica que conta histórias originais ambientadas nos mundos de alguns dos videogames mais amados do mundo. Das mentes criativas por trás de LOVE, DEATH + ROBOTS, cada um dos episódios é uma celebração de jogos e jogadores.
Análise
Tivemos a oportunidade de conferir 8 dos 15 episódios de Nível Secreto, e esses episódios não poderiam ser mais diferentes entre si. Por se tratar de uma série antológica, cada capítulo se passa no universo de um game específico e, portanto, nós conferimos as histórias baseadas em Dungeons & Dragons, Sifu, Unreal Tournament, Warhammer 40,000, Pac-Man, The Outer Worlds, Exodus e Concord.
Cada uma dessas tramas busca utilizar elementos da lore principal dos jogos para construir episódios que sejam interessantes e, ao mesmo tempo, consigam se explicar dentro da duração de um curta. Mas nem todas conseguem alcançar esse objetivo.
Esse formato, obviamente, causa limitações. Afinal, se você não conhece os jogos, será que vai conseguir se conectar completamente com a história de alguns deles? Será possível entender o que está acontecendo? Será que a temática de alguns deles, por si só, valeria um curta?
Algumas IPs têm mais espaço para exploração do que outras, e isso fica claro ao longo dos 8 episódios. Se alguns games já possuem histórias bem estruturadas e um universo complexo, outros não tem um material tão sólido assim, o que requer um pouco mais de imaginação.
Em episódios como o de Pac-Man, por exemplo, é perceptível o esforço para criar uma história que faça sentido com o jogo arcade e que, de certa forma, consiga ser surpreendente. Talvez esse seja o episódio mais diferente dessa leva que foi disponibilizada, ousando bastante em relação ao jogo original.
Por outro lado, em episódios como o de Sifu e Dungeons & Dragons, há infinitas possibilidades, sendo esses dois as minhas histórias favoritas dessa primeira leva, junto com o de Unreal Tournament. São episódios fáceis de se conectar, que você não precisa ter um grande background para entender o que acontece e que possuem um bom argumento para existir.
Mesmo com uma curta duração, essas histórias entregam início, meio e fim, com uma trama interessante e que facilmente poderiam ser um filme. Sifu, a meu ver, é o melhor exemplo dessa máxima, pois consegue reutilizar um pouco da estética gráfica do jogo original e adaptá-la a um episódio coeso. É uma boa premissa, deixando o espectador com vontade de entender mais sobre esse mundo e que certamente renderia um longa-metragem interessante.
Acredito que o grande gargalo de Nível Secreto seja a dificuldade de conexão com alguns capítulos e suas histórias. Elas parecem recortes de algo maior e acaba que, se você não tem nenhuma familiaridade com o universo, vai achar o resultado apenas satisfatório. Warhammer 40,000, por exemplo, tem uma trama bem específica e uma escolha de direção peculiar, dificultando bastante que você se sinta atraído pelo que é apresentado em tela.
Mesmo com uma boa produção na maioria dos episódios, Nível Secreto não consegue evitar cair no vale da estranheza em alguns momentos. The Outer Worlds e Dungeons & Dragons provavelmente são os que mais sofrem com esse efeito nos personagens humanos.
No fim das contas, os episódios em geral não são ruins, mas parecem carecer de um pouco mais de sentimento. Em um ano onde Arcane mostrou mais uma vez como é possível se apaixonar por um universo sem saber nada do material base, Nível Secreto erra em algumas escolhas, se tornando uma grande cutscene de uma nota só.
Assistimos a 8 dos 15 episódios e a jornada até aqui foi apenas satisfatória, sem grandes pontos altos. Com alguns episódios legais e outros pouco impactantes, talvez seja necessário acumular mais algumas horas de “gameplay” para sentir que a série é um trabalho coeso em sua proposta.
Assista ao trailer:
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!