More

    CRÍTICA – Uma Dose Diária de Sol é uma excelente reflexão sobre as complexidades da saúde mental

    Uma Dose Diária de Sol é um kdrama inspirado na webtoon escrita por Lee Ra-Ha adaptada para um seriado de 12 episódios, lançados de forma completa na Netflix em 3 de novembro. 

    O roteiro foi desenvolvido por Lee Nam Gyu e Kim Da Hee, e a direção por Lee Jae Gyoo, cujo trabalho mais recente foi o kdrama de zumbis pós-apocalíptico All Of Us Are Dead, também disponível na Netflix. 

    O elenco é encabeçado por Park Bo-Young, de Strong Woman Do Bong-soon e Doom at Your Service; além de outros atores conhecidos como Yeon Woo-Jin, de My Shy Boss; Jeon Bae-Su, de Uma Advogada Extraordinária; e Lee Jung-Eun, de Amor e Outros Dramas, além do filme vencedor de Oscar, Parasita

    O kdrama aborda temas atuais e muito sensíveis como depressão, luto, Síndrome de Burnout e suicídio, podendo ser um alerta de gatilho para pessoas mais sensíveis e que estejam passando pela mesma situação. Se esse é o seu caso, é importante procurar ajuda antes de assistir à série ou caso a experiência traga algum sentimento desorganizador. 

    Sinopse de Uma Dose Diária de Sol

    Uma Dose Diária de Sol acompanha a trajetória de uma jovem e alegre enfermeira. Ela se esforça ao máximo para estar sempre otimista com seus pacientes. Porém, ao começar a trabalhar na ala psiquiátrica do hospital, a rotina e os fortes casos ligados à saúde mental fazem com que ser uma pessoa solar seja um desafio.

    Análise 

    Uma dose diária de sol consegue ser um kdrama comovente que, através da sua narrativa, amplia em diversas camadas a vivência em torno das questões de saúde mental tanto dos pacientes e seus familiares, como também dos profissionais, além de retratar as relações em torno dos ofícios representados. 

    O roteiro é excelente e a maior virtude da série, que ao longo dos seus 12 episódios aborda diversas histórias, aprofundando-as nas questões emocionais dos personagens envolvidos e interligando-os com o núcleo dos principais. A proposta de usar um modelo mais episódico e a conexão com a temporada ser a vivência dos protagonistas em relação aos casos que ocorrem é algo que, particularmente, acredito ser diferente em relação a outros seriados com tema hospitalar.

    As atuações como um todo são excelentes, o que é justificado pelo elenco qualificado que foi reunido para a produção, podendo destacar a protagonista Park Bo-Young que interpreta Jung Da-Eun, mostrando que além de sua qualidade consegue transmitir carisma para os personagens que interpreta, gerando aqui uma conexão muito agradável com o espectador.

    Uma Dose Diária de Sol é um kdrama da Netflix com 12 episódios que aborda muito bem questões sobre saúde mental. Leia a crítica sem spoilers
    Créditos: Netflix / Divulgação

    A escolha por um tema voltado a saúde mental em uma série hospitalar é excelente, pois é algo muito mais discutido na nossa realidade atual e, mesmo com tanta informação disponível, ainda há muitos tabus que precisam ser derrubados. Da mesma forma, é preciso ampliar a compreensão da complexidade de todos os envolvidos quando se trata de um paciente com um adoecimento psíquico.

    Nesses pontos, Uma Dose Diária de Sol também é excelente, pois se aproxima do espectador com essa vivência, mesmo que em um contexto social diferente do que estamos acostumados. Isso porque as dificuldades em relação a esses cuidados é semelhante ao que vivemos em nossa realidade, e ainda temos outros agravantes que criam barreiras como a falta de estrutura e de políticas públicas que não ampliam o acesso aos tratamentos diante de uma alta demanda, dentre tantos outros problemas. 

    Além da relação dos pacientes com os médicos e enfermeiros, como essas equipes se relacionam também é outro ponto interessante na série, mostrando – mesmo que em um contexto ficcional – as atribulações de cada profissão e entre os próprios colegas de trabalho. Isso ajuda a promover uma excelente reflexão sobre o contexto.

    Mesmo com tanta carga emocional em torno da sua narrativa, o kdrama da Netflix também traz momentos mais leves, românticos e divertidos, gerando excelentes quebras nas tensões que vão surgindo a cada história contada no decorrer dos episódios.

    Outra reflexão interessante e que ressalta a qualidade desse kdrama é o simbolismo em torno da protagonista Da-Eun sendo a dose diária de sol para os seus pacientes, amigos e colegas de profissão, mesmo diante das dificuldades que surgem, além das suas próprias questões internas. Tudo isso contribui para o amadurecimento de sua visão de mundo e relações. 

    Veredito

    Uma Dose Diária de Sol é um kdrama emocionante e que traz para o espectador reflexões sobre temas delicados e complexos através da jornada de seus personagens.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Assista ao trailer de Uma Dose Diária de Sol:

    spot_img

    Artigos relacionados