More

    CRÍTICA – O Estúdio cria sátira afiada e perspicaz sobre os bastidores de Hollywood

    Hollywood rende muitas histórias engraçadas e a série O Estúdio (The Studio), do Apple TV+, sabe muito bem disso. Protagonizada e codirigida por Seth Rogen, a produção conta com participações especiais impressionantes e traz no elenco principal Bryan Cranston, Catherine O’Hara, Ike Barinholtz, Kathryn Hahn e Chase Sui Wonders.

    A produção estreia com os seus dois primeiros episódios no dia 26 de março. Nós já tivemos acesso à temporada como um todo e você pode conferir a crítica sem spoilers após a sinopse oficial.

    Sinopse de O Estúdio

    O Estúdio acompanha o legado de um estúdio de cinema de Hollywood que luta para sobreviver em um mundo onde está cada vez mais difícil para a arte e os negócios coexistirem.

    Análise

    Blockbusters e filmes de arte. A diferença entre “film” e “movie”. Ganhar prêmios ou ganhar bilheteria. Todos esses pormenores, e o que perpassa o entendimento do que Hollywood representa hoje na concepção de arte estão inseridos em O Estúdio, nova produção do Apple TV+.

    Quase uma experiência que sai de dentro da TV e encontra a realidade, O Estúdio extrai o melhor do que o mercado cinematográfico hollywoodiano tem a oferecer: suas estrelas e suas histórias. Aqui, as situações retratadas têm bastante fundo de verdade, se inspiram em situações amplamente conhecidas e trazem uma abordagem que arranca gargalhadas.

    Na história, Matt Remick (Seth Rogen) se torna chefe do Continental Studios, um sonho que ele sempre teve por amar a sétima arte e tudo que a envolve. Ele quer fazer diferente, quer criar grandes filmes com os maiores realizadores. Criar arte.

    Entretanto, ao se tornar o responsável por decidir qual filme deve ou não ser lançado, Matt vê que a função é bem diferente do que ele pensava. Em uma conversa com seu chefe, Griffin Mill (Bryan Cranston), ele logo percebe que a jornada como líder de estúdio não será um passeio no parque.

    O Estúdio é, sem dúvidas, uma produção muito inventiva. Desde as continuidades de cenas, até a trilha sonora marcada e ritmada ao melhor estilo da Era de Ouro do cinema, tudo realmente funciona nessa série de comédia que é, de fato, uma comédia.

    Em um primeiro momento, tive dúvidas se Seth Rogen era o melhor nome para capitanear esse barco. Afinal, ele atuaria com grandes nomes e, apesar de simpático, Rogen não parece querer ousar em nada que ultrapasse a sua própria personalidade. 

    CRÍTICA - O Estúdio cria sátira afiada e perspicaz sobre os bastidores de Hollywood
    Créditos: Divulgação / Apple Tv+

    Porém, o grupo de atores que o acompanha é muito talentoso, tornando os episódios em uma excelente experiência. Também, se pararmos para pensar, como não poderia funcionar? Além de Cranston, temos Catherine O’Hara e Kathryn Hahn no elenco principal, que são acompanhadas por Ike Barinholtz e Chase Sui Wonders. O resultado é um grupo forte, com muita química e que entrega momentos hilários juntos.

    Seth Rogen possui também uma lista de amigos poderosa. Afinal, o casting de participações especiais em O Estúdio deve ter custado uma fortuna. Como ele mesmo comentou, é como “formar uma banda” com profissionais multipremiados e amplamente conhecidos. 

    Para além da ótima história, cada novo capítulo cria uma expectativa sobre quem vai aparecer em tela. E, devo dizer, as escalações surpreendem muito – e encantam na mesma medida. A direção dos episódios, aqui assinada por Rogen e Evan Goldberg, consegue aproveitar muito bem os talentos, garantindo que mesmo as menores participações sejam, de fato, memoráveis.

    E apesar dos personagens em si, sozinhos, não conquistarem tanto a audiência, o trabalho em grupo e o roteiro afiado fazem da produção um sucesso. Há nas entrelinhas uma relação de amor e ódio com Hollywood que, ao mesmo tempo em que cria produtos formidáveis, obriga talentos a adaptarem ideias ruins em troca de lucro. 

    Passando por debates como a importância do cinema e a ascensão dos streamings, até a forma como atores e diretores agem nos bastidores, o roteiro dá um show de timing e boas piadas, despontando como uma série que certamente ganhará projeção nas redes sociais.

    Dessa forma, O Estúdio vem como um respiro de novidade e pode conquistar uma grande quantidade de fãs. A meu ver, é uma das grandes surpresas de 2025 até aqui e, se conseguir manter o hype, pode garantir uma lembrança na temporada de premiações.

    Veredito

    Seth Rogen mostra que tem uma das melhores listas de amigos em Hollywood ao reunir um elenco estelar em O Estúdio. Hilária e repleta de bons momentos, a produção do Apple TV+ prova que há espaço para inovar na comédia, entregando uma das séries mais interessantes deste início de 2025. Para aqueles que amam filmes e Hollywood – inclusive seus bastidores – esse certamente é um título para conferir.

    Nossa nota

    4,2 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados