More

    CRÍTICA – Drama histórico Manhunt reimagina período conturbado dos EUA

    A série Manhunt, que em português foi traduzida como Último Ato, é a nova produção histórica do catálogo do Apple TV+. Baseada no livro homônimo escrito por James L. Swanson, a produção acompanha a caçada a John Wilkes Booth, homem responsável pelo assassinato de Abraham Lincoln em 14 de abril de 1865.

    Manhunt traz em seu elenco principal os nomes Tobias Menzies, Hamish Linklater, Anthony Boyle, Lovie Simone, Will Harrison e Brandon Flynn.

    Sinopse de Manhunt

    As consequências do primeiro assassinato presidencial americano e a luta para preservar e proteger os ideais que foram a base dos planos de reconstrução de Lincoln.

    Análise

    Criada por Monica Beletsky, Manhunt perpassa os últimos momentos do presidente Abraham Lincoln (Hamish Linklater) antes de seu cruel assassinato pelas mãos do ator John Wilkes Booth (Anthony Boyle), e acompanha a caçada orquestrada pelo secretário do gabinete de guerra Edwin Stanton (Tobias Menzies) em busca do culpado.

    Apesar da série não focar na história de Lincoln diretamente, diversos são os momentos de flashback onde temos uma visão mais aprofundada das virtudes e pensamentos da figura histórica retratada no seriado.

    Créditos: Divulgação / Apple TV+

    A produção, inúmeras vezes, utiliza de idas e voltas no tempo para complementar informações que possam tornar mais fácil ao público entender todos os pormenores desse que é um dos momentos mais conturbados da história estadunidense. Logo após uma guerra civil que dividiu os Estados, a população é surpreendida por um crime de ódio contra seu próprio presidente.

    Para elucidar o quão caótico e obscuro foi esse período, o seriado acompanha Edwin Stanton a todo o momento, dividindo o protagonismo apenas com Lincoln e, surpreendentemente, com o próprio John Wilkes Booth.

    Booth possui bastante tempo de tela, com Anthony Boyle entregando uma ótima atuação para o papel. O personagem possui diversas cenas aprofundando suas características, que evidenciam o lado narcisista e delirante desta figura, mas que por vezes derrapam em uma dramatização um tanto exagerada.

    Por outro lado, Stanton, interpretado por Menzies, é o grande protagonista da série. Em uma pegada quase de super-herói, o personagem navega por diversos conflitos políticos e filosóficos para garantir que o sonho da reconstrução, idealizado por Lincoln, se torne realidade.

    O livro de James L. Swanson, que serviu de base para a concepção da série, foi escrito a partir de arquivos e transcrições raras sobre a época, buscando complementar as informações conhecidas sobre os 12 dias de caçada e também sobre o julgamento público dos responsáveis por criar um golpe contra o estado democrático.

    CRÍTICA - Drama histórico Manhunt reimagina período conturbado dos EUA
    Créditos: Divulgação / Apple TV+

    A produção, portanto, se debruça em uma grande quantidade de informações e, apesar de ir e voltar no tempo inúmeras vezes, consegue fazer com que a grande quantidade de situações e personagens apresentados façam sentido em seus 7 episódios de duração.

    Mesmo após a morte de Booth e o fim da caçada, Manhunt reserva alguns episódios para mostrar a punição de cada conspirador dos atentados. Afinal, além de Lincoln, outros membros do governo também foram alvo de tentativa de assassinato por parte dos confederados, a fim de impedir que a instituição conseguisse se reerguer após os atos terroristas.

    Devido ao seu conteúdo retratar um momento tão horrível da história estadunidense, Manhunt não se encaixa muito como um thriller, como a divulgação da série deixa transparecer, sendo mais um drama de época.

    A produção encontra espaço, ainda, para fazer inserções de personagens secundários importantes, como Mary Simms (Lovie Simone) e a modista e escritora Elizabeth “Lizzie” Keckley (Betty Gabriel).

    CRÍTICA - Drama histórico Manhunt reimagina período conturbado dos EUA
    Créditos: Divulgação / Apple TV+

    Mesmo não sendo empolgante como poderia ser, a produção é concisa e didática, criando em seus diálogos diversos paralelos indiretos com a história mundial recente. A série vai direto ao ponto, o que pode ser uma boa característica para quem busca produções históricas dramatizadas.

    Veredito

    Manhunt possui um bom elenco e uma eficiente direção de arte. Tobias Menzies e Anthony Boyle são os grandes destaques da produção, que consegue reconstruir de maneira interessante um dos períodos mais conturbados da história estadunidense.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    spot_img

    Artigos relacionados