A vida de um robô pode ser bem diferente do que imaginamos. Pelo menos é o que Diários de um Robô-Assassino (Murderbot), nova série de comédia do Apple TV+, apresenta em sua ótima primeira temporada.
Criada por Chris e Paul Weitz, e protagonizada por Alexander Skarsgård, a produção é uma adaptação da série de livros homônimos de Martha Wells. Na trama, um robô criado para proteger os seres humanos (chamado de SecUnit) consegue hackear o seu controle governamental, garantindo liberdade em suas ações e pensamentos.
Apesar dessa tal liberdade, SecUnit – ou, para o espectador, Murderbot -, ainda precisa se manter na ativa e, infelizmente, trabalhando. Ele é enviado para uma missão em um planeta inóspito com um grupo de humanos que, de acordo com a sua visão, são extremamente estranhos.
Esse grupo é liderado por Mensah (Noma Dumezweni) e conta com Gurathin (David Dastmalchian), Pin-Lee (Sabrina Wu), Ratthi (Akshay Khanna), Bharadwaj (Tamara Podemski) e Arada (Tattiawna Jones).
Por ser uma unidade de segurança mais barata, Mensah escolhe Murderbot para ser o protetor do grupo durante essa incursão no planeta desconhecido. Obviamente ela não sabe tudo sobre o robô, e nem o motivo dele ser mais “em conta”, o que rende muitos comentários engraçados por parte do nosso narrador.
O fato de Diários de um Robô-Assassino ser toda narrada por Alexander Skarsgård é um acerto e tanto. Esse é um papel fora do comum para o ator, que normalmente interpreta personagens mais sérios e excêntricos. Como Murderbot, no entanto, Skarsgård mostra um lado bem mais engraçado sem, em nenhum momento, expressar esse humor fisicamente.
Isso porque apesar de usar uma armadura, Murderbot vira e mexe aparece sem capacete, o que garante muitos diálogos engraçados sobre sua aparência atraente e estranheza de atitude.

O fato do robô ser viciado em televisão muito lembra uma outra série do Apple TV+ chamada Sugar, que também conta com um personagem principal conectado com o audiovisual (só que nesse caso ele é cinéfilo de carteirinha). Apesar de Diários de um Robô-Assassino explorar produções televisivas, ela faz com sabedoria: recria séries famosas com outros nomes e outros atores.
É o caso de The Rise and Fall of Sanctuary Moon, uma produção fictícia totalmente inspirada em Star Trek e que, aqui, conta com o easter egg de John Cho como o capitão da nave. Para os fãs da franquia, e aqueles que gostam de séries que citam outros universos, esse certamente é um diferencial e tanto.
Para além da comédia já implícita, os momentos dramáticos mais interessantes do seriado ficam, a meu ver, entre Skarsgård e David Dastmalchian, outro excelente ator e que representa um contraponto interessante ao SecUnit. Aqui, ambos possuem elementos em comum em suas personalidades, mas se sentem afastados por diferenças que são difíceis de explicar.
Por se tratar de um seriado de comédia, cada episódio de Diários de um Robô-Assassino possui, em média, 30 minutos. Por isso, acredito que muitos pormenores da trama poderiam ter um desenvolvimento mais significativo se fossem aplicados em um formato diferente.
Diversos elementos e acontecimentos não possuem grandes explicações convincentes, mas por se tratar de uma proposta mais divertida, também não fazem tanta diferença assim. No fim, a temporada funciona muito bem e é fácil se sentir com saudade da história. Torço que venham muitas temporadas por aí, pois existem vários livros para adaptar.
Visualmente, os momentos que utilizam elementos de CGI funcionam, mas é perceptível que tudo é feito em pequena escala. Talvez por se tratar de uma série estreante, o investimento tenha sido mais contido (o que não quer dizer que não tenha qualidade), e dependendo da repercussão poderemos ver mais investimento no futuro. É torcer.
Veredito
Diários de um Robô-Assassino é mais uma série do Apple TV+ que você deveria estar assistindo nesse momento. Assim como O Estúdio, essa produção possui um tom único e é realmente divertida, mostrando que é possível inovar e trazer frescor para a televisão. Mais uma excelente adição ao ótimo catálogo que o streaming possui.
4,0 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer: