More

    CRÍTICA – Death’s Game retrata o delicado equilíbrio entre viver e existir

    Death’s Game, ou O Jogo da Morte, é um K-Drama lançado pela SLL em colaboração com as empresas Studio N e Saram Entertainment. A produção é distribuída na Coreia do Sul pela TVING e chegou a outras regiões do mundo através do Prime Video.

    A série é inspirada na webtoon com o mesmo nome criada por Lee Won-sik e Ggulchan, disponível na plataforma Naver, enquanto sua adaptação tem 8 episódios lançados em duas partes no Prime Video. A primeira chegou em 15 de dezembro de 2023, enquanto a segunda foi lançada em 5 de janeiro de 2024.

    A primeira temporada de Death’s Game foi escrita e dirigida por Ha Byung-hoon, conhecido por Redescobrindo o Amor (2017) e 18 Outra Vez (2020).

    A produção conta com Seo In-Guk (Doom at your Service) e Park So-Dam (Phantom) como os personagens principais Choi Yi-jae e a Morte, respectivamente. Também estão no elenco Choi Si-won (Cães de Caça), Sung Hoon (Perfect Marriage Revenge), Lee Jae-Wook (Alquimia das Almas), Lee Do-Hyun (The Good Bad Mother), Kim Jae-Wook (Her Private Life) e Oh Jung-Se (Revenant).

    Tanto o K-Drama, quanto sua webtoon, possuem temas pesados de diversas naturezas, dentre elas suicídio, sendo indicado procurar ajuda profissional em caso da experiência trazer algum trauma ou pensamentos desorganizadores. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) pode ser contactado gratuitamente através do telefone 188.

    Sinopse de Death’s Game

    Em O Jogo da Morte, um homem precisa viver 12 vidas e passar por 12 mortes para não ir para o inferno. Choi Yi-Jae é deixado pela namorada e perde o dinheiro que lhe restava em um golpe de bitcoin.

    Completamente desesperado, ele comete suicídio, mas a morte se recusa a aceitar o desrespeito aos seus planos e o obriga a passar por um jogo. Yi-Jae precisará viver 12 vidas diferentes e morrer nelas e, caso ele sobreviva a alguma, viverá naquela encarnação. Caso contrário, está fadado a passar a eternidade no inferno.

    Análise

    Death’s Game é excelente por escapar do formato antológico que geralmente ocorre em um seriado com essa proposta, indo por um caminho narrativo linear que tem excelentes atuações, uma direção competente e um roteiro com uma grande densidade.

    Os aspectos técnicos do K-Drama são muito bem produzidos, utilizando efeitos gráficos de forma adequada para a construção do cenário como, por exemplo, no plano astral ou algumas situações pontuais. Além da boa utilização dos efeitos práticos para algumas cenas que graficamente chocam e para determinadas sequências de ação que são excelentes.

    O roteiro é bem elaborado com excelentes diálogos, principalmente pelos dois personagens centrais da história Yi-Jae (Seo In-Guk) e a Morte (Park So-Dam), que durante este jogo tão violento abordam diversos assuntos relevantes e muito atuais sobre as relações humanas.

    O argumento de O Jogo da Morte também tem uma trama secundária em torno de um assassino em série que está conectado indiretamente aos acontecimentos dos ciclos de vida de Yi-Jae adicionando um excelente tom de mistério à história.

    Mesmo não sendo 8 episódios temáticos, cada ciclo de vida do protagonista tem uma estrutura narrativa própria, com uma ambientação distinta que está conectado à trama maior como, por exemplo, vidas distintas que contam uma história com o tema de máfia, um thriller policial, um romance ou um drama escolar muito tenso.

    Essas alterações repercutem nas atuações, podendo se considerar que cada ator que interpretou um protagonista nos ciclos fez o trabalho de modo bem competente, assim como Seo In-Guk e Park So-Dam, que conseguem entregar uma perspectiva da morte que é particularmente assustadora.

    A série traz uma gama bem densa de reflexões a respeito de situações atuais como as cobranças em demasia que se tem consigo por sucesso, o desespero que a modernidade traz por não o conseguir em comparação com o outro e como isso acaba refletindo em uma série de sentimentos angustiantes.

    Além dessas perspectivas, assuntos como o suicídio, bullying, a impunidade pelo privilégios dos mais ricos e outros temas tão delicados são abordados na série e mostrados pela perspectiva do protagonista, tornando a experiência neste aspecto narrativo mais imersiva, reflexiva e angustiante.

    Veredito

    Death’s Game é uma excelente série que prende a sua atenção do início ao fim com uma narrativa intensa e imersiva compartilhada de diversas perspectivas.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer da 1ª temporada de Death’s Game:

    spot_img

    Artigos relacionados