Histórias pós apocalípticas são uma narrativa comum tanto em seriados quanto filmes, podendo-se citar uma infinidade de excelentes criações. A mais recente é uma produção sul-coreana que chegou recentemente ao serviço de streaming Netflix.
Black Knight é uma adaptação da webtoon homônima criada por Lee Yun Kun e, em comemoração a sua adaptação ao live action, disponibilizou seus primeiros 5 capítulos gratuitamente.
A produção é estrelada por Kim Woo-bin (Amor e Outros Dramas), Kan Yoo-seok (Apostando Alto), Esom (Kill Boksoon) e Jin Kyung ( Uma Advogada Extraordinária).
A primeira temporada é composta por seis episódios disponibilizados em sua totalidade em 12 de maio no serviço de streaming Netflix.
Após o seu lançamento a série encontrou-se em uma polêmica por sua similaridade com o jogo Death Stranding, de Hideo Kojima.
Entretanto o streaming claramente refutou esta acusação por ser uma adaptação da webtoon com o mesmo nome.
Sinopse
Black Knight é um dorama distópico que se passa no ano 2071. Devido à intensa poluição da atmosfera, a humanidade foi quase toda dizimada e um rígido sistema de classes foi instaurado.
Uma dessas classes é a dos “Knights”, entregadores que também são responsáveis pela segurança da população. 5-8 faz parte do esquadrão de elite e ajuda uma garota que sonha em se tornar uma Knight.
Análise de Black Knight
Apesar de ser curta para os padrões narrativos de produções sul-coreanas, Black Knight é uma série que consegue apresentar o necessário para contar uma boa história pós-apocalíptica.
É interessante como Black Knight consegue simultaneamente contar sobre o seu universo e a problemática de sua primeira temporada. Com personagens de passados sombrios e uma discussão social clara, consegue desenvolver um pilar sólido narrativo para chamar a atenção.
Particularmente chega a ser irônico encontrar alguma semelhança entre a adaptação da webtoon e o popular jogo de Hideo Kojima. Enquanto um foca em uma narrativa voltada para um contexto sócio-político o outro tem a sua força na abstração da existência humana como um todo.
A estrutura social desta história tem diversas metáforas com a realidade, o que torna a série excepcionalmente rica. Sendo uma excelente combinação com os aspectos técnicos que sustentam a série.
Além de visualmente ser muito bem produzida, com uma excelente construção de cenários e fotografia. Desta forma dialogando com os outros elementos de produção de forma harmoniosa.
As atuações são boas do elenco em geral, mas destacar o entregador 5-8 (Woo-bin) é a melhor forma de exemplificar o trabalho neste quesito. A série possui personagens interessantes e, mesmo com um vilão que tem motivações comuns de uma história deste tipo, consegue através de seus atos se tornar interessante.
O ponto negativo seja a quantidade tão pequena de episódios que não permite desfrutar de uma forma mais ampla este universo. Em diversos momentos mostra que existe muito a se contar, porém o roteiro tem que se restringe ao minimalismo necessário para não atrapalhar-se em sua proposta.
A conclusão da temporada encerra o primeiro arco de história, mas deixa aberturas que são necessárias para que se possa dar continuidade na história. Tendo muito de seu material original que pode ser adaptado.
Veredito
Apesar de ser curta para propósitos de ambientação de mundo, Black Knight é uma boa série, com uma excelente ação, trazendo uma boa reflexão para temas atuais em um universo que pode ser muito explorado.
3,5/5,0
Confira o trailer: