More

    REVIEW – WWE 2K25 cresce homenageando uma das maiores famílias do Pro Wrestling

    O universo do wrestling retorna aos games com o lançamento de WWE 2K25, o vigésimo quinto título da franquia e o décimo primeiro desde a sua mudança para ser um produto da publisher 2K.

    O desenvolvimento foi realizado pela Visual Concepts que não trabalha apenas com a marca WWE, mas também com a NBA. WWE 2K25 foi lançado oficialmente no dia 14 de março de 2025 com a edição básica para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S. As versões especiais The Bloodline e Deadman chegaram antes, no dia 7 de março, para as mesmas plataformas.

    O tema desta edição tem o lutador Roman Reigns como o grande astro de capa. A temática Bloodline não se limita a ser apenas uma facção deste universo, mas também um legado de uma família que faz história no mundo do wrestling há muitas décadas.

    Confira a seguir o review de WWE 2K25 jogado no PlayStation 5.

    Análise de WWE 2K25

    A experiência de jogar a edição atual do WWE 2K me fez refletir sobre o desafio de jogos de esporte, que costumam lançar um novo título anualmente, mas que nem sempre conseguem entregar algo completamente novo.

    Nesse caso, houve as melhorias nos aspectos estéticos, mecânicas de jogabilidade e ainda adicionando novidades, um sinal de que a desenvolvedora está em um processo de ascendência quando analisamos seu trabalho a longo prazo.

    Mesmo com toda essa melhora, que acaba até coincidindo com os últimos anos de crescimento da companhia de wrestling atualmente liderada por Paul “Triple H” Leveque, nem tudo é perfeito e algumas coisas precisam passar por um processo de aperfeiçoamento, como o caso do novo modo The Island, que é muitíssimo interessante por trazer uma experiência similar a de mundo aberto a um jogo da WWE com espaços temáticos de vários lutadores, cosméticos atraentes e até a presença de marcas conhecidas.

    Mas, por outro lado, para sobreviver na Ilha da Relevância é necessário estar com níveis altos de personagem, sendo que para essas melhorias precisa de uma moeda do jogo chamada VC, cujo ganho não é muito elevado por luta vencida e mesmo com algum reforço do passe isso soa como um reforço para que os jogadores precisem recorrer às microtransações.

    O lado positivo a respeito disso é que se torna possível diluir seu tempo de jogo em outros modos caso o sentimento de frustração comece a tomar conta, como no caso do Universe Mode que teve o retorno das promos, o momento que os lutadores falam ao microfone para construir suas rivalidades e seu status perante o público.

    A melhoria que considero mais efetiva foi a forma como podemos gerenciar os Premium Live Events (PLE’s),conhecido em outros tempos como PPV’s, os grandes eventos da companhia, e nesta edição é possível criá-los em diferentes dias ou até mesmo mais de um na mesma data.

    Pelo fato do Universe Mode ter esse aspecto de sandbox, tornando o jogador como uma espécie de gerente da WWE que seria responsável por tudo o que acontece nos eventos, quanto mais liberdade for atribuída melhor se torna essa experiência, acrescentando uma camada de realismo, uma vivência mais imersiva e obviamente muito mais divertido até pela proposta do jogo, que é nos colocar a fundo neste universo.

    Melhorias nos modos secundários

    Outro modo que acredito ter se tornado muito mais atraente é o MyGM, ao qual foram acrescentadas mais customizações. Nessa atividade, o que de fato tornou as coisas muito mais divertidas foi a implementação do multijogador com até quatro competidores para uma disputa sobre quem tem o melhor show.

    O MyRISE foi o modo de jogo que considero não ter apenas recebido melhorias, mas uma reformulação muito mais abrangente por unificar as jornadas do lutador e lutadora em apenas uma história chamada Mutiny, com uma variação muito maior de caminhos que irão surgir a partir do que escolhemos para a continuidade da narrativa.

    Isso achei muito interessante porque acaba revitalizando um modo que estava um tanto repetitivo e se torna um atrativo para que possamos fazer mais de uma run, realizando outras alternativas que irão conduzir para outros rumos narrativos.

    O MYFaction, um fantasy mode que podemos comparar com o Ultimate Team de EA Sports FC ou o novo estilo de jogabilidade adotada pelo eFootball, teve o acréscimo de novos pacotes temáticos, novos estágios e a chegada do World Tour, substituindo o Proving Grounds, que nesta nova versão temos o suporte para mais tipos de luta.

    Mecânicas aperfeiçoadas e destaques importantes no showcase

    A respeito das mecânicas alguns elementos foram aperfeiçoados, como o funcionamento do sistema de impacto, reação dos lutadores a cada movimento e o retorno do chain wrestling que funcionava como uma forma de combo de ataques que podíamos realizar ao melhor estilo The King of Fighters. Além disso, foi acrescentada a classe de gigantes (Giants) atribuída a lutadores de grande estatura e massa como Braun Strowman, Omos que em outros jogos eram parte da classe de powerhouse.

    Esse trabalho realizado em cima das mecânicas me agradou bastante, colaborando para o aspecto de imersão que citei anteriormente, indicando que WWE 2K25 pode encontrar novos ares sem precisar descaracterizar a sua proposta que, no caso deste game de esporte, é representar virtualmente o Pro Wrestling e sua experiência em vários aspectos.

    Concluindo, é importante falar a respeito do trabalho realizado para o showcase desta edição cujo o tema é a Bloodline, uma facção liderada pela grande estrela da WWE nos últimos anos – Roman Reigns – que faz parte da mais recente geração das famílias Anoa’i, Fatu e Mavia de onde surgiram muitos lutadores renomados como os Wild Samoans, Yokozuma, Rikishi e The Rock, que se tornou conhecido não apenas pelo seu trabalho na luta livre, como na indústria cinematográfica.

    Esse modo é sempre muito interessante porque não é apenas a mecânica de realizar objetivos em uma luta que tem um cenário, mas também tem uma faceta de documentário pela presença de alguns participantes falando sobre detalhes a respeito daquele evento, o sentimento em torno ao desfecho daquela luta ou até comentários sobre participantes os seus adversário que em alguns casos já são lutadores já falecidos. Neste ano quem esta nesta posição é o manager e membro do Hall da Fama da WWE Paul Heyman, narrando a história desta família na companhia.

    Diferente de outros anos que apenas seguimos o fluxo dos acontecimentos, poderemos mudar o resultado de alguns eventos reais, obviamente em favor do membro da Bloodline que estará sendo o protagonista da história, e isso coloca um dinamismo para a vivência do showcase, que não se limita a apenas jogá-lo para desbloquear os lutadores participantes para o seu elenco.

    Veredito

    WWE 2K25 mostra que essa franquia anual consegue entregar algo diferente dentro de sua proposta, com melhorias em diversos aspectos de jogo, e mesmo que ainda tenha alguns defeitos, é um produto muito atraente e que cresce a cada novo lançamento.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de WWE 2K25

    Lançamento: 14 de março de 2025

    Desenvolvido por: Visual Concepts

    Publicado por: 2K

    Plataformas: PC (via Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S

    Número de jogadores: 1 a 4

    Gêneros: Luta Livre 3D, Multijogador (online e local), Simulação

    Idiomas: Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol (Espanha), Árabe

    Preços: Versões a partir de R$ 349,90 (PC) e R$ 379,90 (consoles PlayStation e Xbox)

    spot_img

    Artigos relacionados