Jogar enquanto trabalha, estuda ou apenas usa o computador. Essa é a proposta de Whimside, um jogo no estilo monster-catching que fica na parte inferior da tela do PC (idle). Com diversos biomas e um sistema de breedar bem completo, o game desenvolvido por Toadzillart e publicado pela Future Friends Games está disponível no Steam desde o dia 7 de agosto.
Assim como outros games que tem como proposta ficar em segundo plano enquanto você faz as atividades do seu dia a dia, Whimside tem uma proposta cozy e relaxante, trazendo uma trilha sonora calminha e pixel art linda para acompanhar a sua caçada por bichinhos fofinhos.
O game permite ao jogador configurar o volume dos avisos sonoros, a fim de não atrapalhar as outras atividades feitas no PC. Esses avisos servem para alertar quando o seu whimling (nome dado aos monstrinhos do game) precisa receber carinho para seguir gerando cristais (que é a moeda para comprar upgrades no jogo), ou quando um whimling que você não tem apareceu no mapa.
O sistema de coleta de bichinhos também é bem completo. Você tem um inventário para cada bioma e, para completar, precisa colecionar todas as características que um whimling daquele espaço pode ter. Por exemplo, em um determinado bioma você pode encontrar inúmeros tipos de cabeças, orelhas, cores e corpos diferentes. Assim, cada whimling possui combinações de características, que é a base para o sistema de breeding.
Desta forma, em um painel é possível ver o quanto você já coletou de características de cada bioma, se pegou todos os tipos disponíveis e por aí vai. Ao finalizar esse quadro, você ganha recompensas.
Whimside também possui um sistema bem diferente de abertura de mapa. Se em games como Rusty’s Retirement se consegue dinheiro por meio dos itens que você cria na sua fazendinha e usa para liberar áreas do mapa, em Whimside a forma de fazer isso é encontrando os whimlings para completar o altar.
E para conseguir a exata combinação de orelha, cabeça, rabo, corpo e cor, será necessário combinar esses bichinhos, dando vida a um novo. Na área onde ficam os ovos, você pode selecionar dois whimlings diferentes e colocá-los para gerar uma nova criatura. A partir da combinação de suas características, você terá uma nova espécie.
Esse é, sem dúvidas, o grande objetivo do jogo. Para completar todos os tipos de whimlings e expandir não só o inventário, como o mapa, você terá que dedicar uma boa parte do tempo combinando esses bichinhos e tentando gerar o tipo “ideal” que você procura. E isso requer, invariavelmente, que o jogador se dedique.

Acredito que essa proposta esbarra, um pouco, no modelo de game proposto. Por mais que um jogo precise de ações (afinal, a gameplay é parte da história), quando você tem uma proposta de jogo que fica na ponta da tela e que acompanha o seu dia a dia, é importante que exista um balanço nessas atividades.
Eu joguei Whimside por um bom tempo e fiquei presa em alguns momentos nos altares. É possível que o whimling que você precisa eventualmente apareça, mas para isso você também terá que ficar ligado em cada alerta sonoro do jogo. O que, às vezes, não é possível. E se você não capturá-lo a tempo, ele some.
Então, para liberar o altar, você terá que breedar vários bichinhos até que, quando os dois whimlings ficarem o mais parecido possível com o tipo que você está buscando, aí sim você conseguirá finalizar a missão.
Isso não é um problema, até porque é a proposta do jogo, mas é importante que, quem for jogar, tenha em mente que ele não é um game para simplesmente deixar em segundo plano boa parte do tempo.
Usando Rusty’s Retirement como exemplo novamente, é possível que sua fazenda e renda avancem sem que você faça muita coisa para isso. Em Whimside, até os seus cristais precisam ser recolhidos manualmente.
Desta forma, se o seu whimling já depositou muitos cristais e você não fez carinho nele, ele não vai produzir mais. O botão de recolher automaticamente esses cristais é literalmente um botão, então você precisa clicar nele para que todos os cristais sejam coletados ao mesmo tempo (para que você não tenha que pegar um por um).
Portanto, vai demandar que o jogador ativamente faça atividades, sendo um pouco menos automatizado que outros exemplos do mesmo segmento. O fato de que aparecem muitos whimling a cada momento e que você pode decorar o espaço onde um dos seus bichinhos vai depositar os cristais, são dois pontos muito positivos nesse sentido, pois tornam a gameplay mais interessante.
A cada novo bioma que você liberar, mais tipos de whimling surgirão e mais oportunidades de breedar ficam disponíveis. É um game que rende horas e horas de gameplay, o que é outro ponto importante.
A decoração dos espaço é simples, mas possui vários itens que podem ser utilizados. Você também pode comprar outros na lojinha utilizando os cristais do jogo. Conforme você libera mais biomas, novos itens também são adicionados a área de customização.
Veredito
Mesmo sendo um jogo com proposta idle, Whimside não é um game tão casual assim e traz muitas possibilidades para os jogadores. Sendo um pouco mais desafiador do que outros exemplares desse mesmo gênero, o título traz um sistema de breeding bem completo e muitos whimlings disponíveis, rendendo muitas horas de gameplay.
3,8 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer:
Ficha técnica de Whimside
Lançamento: 7 de agosto 2025
Desenvolvido por: Toadzillart
Publicado por: Future Friends Games
Plataforma: PC
Número de jogadores: 1 jogador
Gêneros: Casual, Captura de Monstros, Idle, Indie
Idiomas: Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Francês, Inglês, Japonês, Português, Russo
Preço: R$ 20,02