Viewfinder é um jogo independente desenvolvido pela Sad Owl Studios e publicado pela Thunderful Publishing. O game foi lançado no dia 18 de julho de 2023 para PlayStation 5 e PC.
Nesse novo jogo de puzzle fotográfico em primeira pessoa, você deve desafiar a percepção, redefinir a realidade e remodelar o mundo à sua volta com uma câmera instantânea. O equipamento servirá para você desvendar mistérios deixados para trás.
Viewfinder é um alucinante jogo de aventura em primeira pessoa onde você pode trazer imagens à vida ao colocá-las no mundo. Leia a seguir o review da versão jogada no PlayStation 5.
Análise de Viewfinder
Viewfinder irá te prender logo nos primeiros minutos de jogatina, visto que o jogo já te deixa imersivo num mundo cuja ideia criativa é trabalhar a perspectiva de uma fotografia num ambiente surrealista. O game inicia com você pegando uma foto e fixando ela na sua frente, para que ela se mescle ao mundo que está dentro.
Com isso, você entra na fotografia e em pinturas, com uma perspectiva dimensional dentro desta foto. Ao longo do jogo, conforme você for pegando fotos, elas irão se encaixar no ambiente do mundo para, de algum modo, avançar para a próxima fase. Tudo isso resolvendo puzzles que são geniais e desafiadores.
Como havia dito, o jogo te cativa nos primeiros minutos, com seu mundo misterioso único que te incentiva a solucionar os puzzles. A maneira que a narrativa do jogo é conduzida é genuína e não te explica logo de cara o que está acontecendo nesse mundo.
Fica claro que o jogo teve claras inspirações em Portal, que até hoje transcende por contar uma excelente história junto a puzzles memoráveis.
Diferente de Portal, que não dá nenhuma dica quando você fica preso, Viewfinder começa a dar dicas quando nota que você está há muito tempo numa fase. Esse ponto de algum modo não me agradou, mas é de grande ajuda para quem não tem experiência nesse tipo de jogo.
Confesso que em algumas fases meu cérebro realmente teve bugs para resolver quebra-cabeças. Lembro que tive essa sensação de limitação também em The Witness (2016). Quando conseguia solucioná-los, fico com a sensação de ter o QI do Albert Einstein.
O grande destaque de Viewfinder é, de fato, o seu mundo minimalista e surrealista que realmente te deixa intrigado, juntamente à mecânica da fotografia, que é muito interessante e criativa.
Outro destaque vai para o modo de rebobinar a fase. Sempre que você acha que encaixou determinada foto ou pintura no campo errado, o jogo te traz a opção de rebobinar a fase antes de pegar a foto para resolver o puzzle. Esse recurso é excelente, pois em diversos pontos fiquei preso e tive que reiniciar a fase.
Em suma, Viewfinder é um título que traz um novo frescor de criatividade e inventividade à indústria de jogos independentes, que vem a cada ano apresentando novas mecânicas e conceitos que podem tornar um game interessante, criativo e divertido.
Veredito
Viewfinder é uma aventura instigante que faz um ótimo trabalho com mecânicas inventivas e que traz puzzles desafiadores. O jogo tem grande chance de concorrer ao GOTY 2023 na categoria indie game por conta de sua criatividade.
4,0 / 5,0
Assista ao trailer de Viewfinder:
Ficha técnica de Viewfinder
Lançamento: 18 de julho de 2023
Desenvolvido por: Sad Owl Studios
Publicado por: Thunderful Publishing
Plataformas: PC (Steam) e PlayStation 5
Número de jogadores: 1
Gêneros: Exploração, Plataforma 3D, Primeira Pessoa, Puzzle
Idiomas: Português (Brasil), Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Japonês, Coreano, Russo, Chinês simplificado, Árabe
Preço: R$ 73,99 (Steam), R$ 133,90 (PlayStation 5)