More

    REVIEW – Humor e nonsense são as marcas de Thank Goodness You’re Here!

    No dia 1º de agosto chega para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch o game Thank Goodness You’re Here! Criado pela Coal Supper e distribuído pela Panic, o título é uma comédia do absurdo estilo plataforma com rolagem horizontal que se passa inteiramente na cidade de Barnsworth.

    Na história, você dá vida a um personagem que chega na cidade para iniciar relações comerciais com o governo local. Entretanto, enquanto espera o prefeito ter uns minutinhos para conversar, o jogador deve explorar a cidade e conhecer seus habitantes, ajudando em demandas específicas da região.

    Confira nossa crítica do jogo para Nintendo Switch.

    Análise de Thank Goodness You’re Here!

    Quando eu vejo um jogo com temática diferente e gráfico 2D, não há dúvidas: eu vou jogar. Tal qual outros títulos que conheci por intermédio dos eventos de games online, Thank Goodness You’re Here! me chamou a atenção logo no primeiro teaser e já entrou na minha lista dos mais esperados de 2024.

    Fiquei muito feliz em poder conferir o game antecipadamente, pois eu estava realmente muito ansiosa para entender como a dinâmica local se desenrolaria, principalmente pelo jogo ter uma estética que lembra muito histórias em quadrinhos.

    O enredo principal de Thank Goodness You’re Here! tem uma média de 3 horas de duração. Ele não é um jogo muito longo e também não tem muitos espaços para explorar, mas se vale de uma dinâmica que consegue tornar a gameplay interessante: você deve revisitar várias áreas do mapa inúmeras vezes e, todas as vezes que passar por esses locais, algo estará diferente.

    Os cenários são muito vivos e acabam sendo um personagem importante para os acontecimentos. Até mesmo os NPCs que ficam ao fundo de algumas locações são importantes, pois seus diálogos complementam algumas missões da história principal.

    Conforme você vai desbravando esses espaços, tudo vai ficando cada vez mais maluco, pois nada realmente faz sentido. Todas as missões são com base em um humor bem… britânico, por assim dizer, e provavelmente esse detalhe não vai agradar a todo mundo – e mesmo sendo um jogo com ilustrações estilo desenho animado, ele não é recomendado para todas as idades.

    Para facilitar a sua análise de se esse game é ou não para você, vou elucidar alguns pontos que podem ser de grande ajuda.

    Quebre tudo sem medo do futuro

    Em Thank Goodness You’re Here! você só usa dois botões, o de pular e o de dar “socos”. Deixei entre aspas porque eu não sei o que é esse movimento, mas como o jogo não se preocupa nem em te dar um nome, acredito que saber se é um soco ou tapa é o de menos.

    Esse soco não causa danos nas pessoas, mas você pode bater nelas e ouvir suas reclamações de dor. Fora isso, nada acontece. Você também usa o soquinho para destruir coisas, matar bichinhos inofensivos no caminho e coisas assim.

    Em determinadas situações, o botão do soquinho vai ser usado para outras coisas. Por exemplo, cortar batatas. Fora isso, você vai conseguir se resolver bem apenas ouvindo as pessoas e fazendo o que elas te pedirem.

    Confesso que, a certa altura do jogo, eu não conseguia passar por nada sem dar um soquinho. Se eu via uma caixa de correios, eu ia lá e dava um soquinho. Lixeira? Soquinho. Pássaros? Soquinho. E assim por diante.

    REVIEW - Humor e nonsense são as marcas de Thank Goodness You're Here!
    Soquinho no peixe e ele gorfou um cigarro. Créditos: Divulgação / Panic

    Essa dinâmica é tão viciante que, em determinado momento, eu descobri que ao acertar socos em vários sacos de lixo em um curto espaço de tempo, ratos aparecem cantando uma música toda especial. Foi um momento muito emocionante pra mim.

    Como eu mencionei, eu joguei Thank Goodness You’re Here! no Nintendo Switch, então não existe nenhum sistema de conquistas quando você descobre algo diferente.

    Como o jogo não possui outras dinâmicas, nem um quadro de missões, nem nada de nada, essa falta de feedback te deixa completamente perdido ao longo da gameplay. Você não sabe se alcançou algo que era esperado naquela fase, se está fazendo tudo da forma correta, se deixou algo pra trás etc.

    Imagino que no PC a experiência seja um pouco melhor, pois jogos como esse, com um humor peculiar, devem ter achievements no mínimo engraçados e que fornecem algum tipo de feedback sobre como você está indo na história.

    Fora isso, achei a experiência de jogo no Nintendo Switch bem fluida. O game está bonito, não passei por nenhum bug, nem travamentos, mas confesso que a falta de feedback pesou um pouquinho.

    Mas, ei! Na dúvida, eu bati em todas as portas, todos os vasos de planta, postes, pessoas e por aí vai! O importante é se divertir!

    Seja um faz-tudo completamente infeliz

    As missões que os NPCs entregam ao personagem principal são bem simples. “Ache minha chave de fenda”, “pegue meu martelo”, “traga um pouco de manteiga”, “religue os barris de chopp” etc. São missões bobas, mas que servem para você ouvir o que os personagens têm a dizer e entender as pessoas que vivem nessa cidade.

    Cada estabelecimento de Barnsworth é muito importante para a construção dessa trama. Da peixaria ao hortifruti do cabeçudo da esquina, todos eles ajudam na condução da narrativa bizarra e cheia de duplo sentido criada por Thank Goodness You’re Here!, que insere esses estabelecimentos em meio às situações que te transformam em um senhor dos favores da região.

    Mas nenhuma das missões é totalmente aquilo que você vê e algumas delas tem piadas bem quinta série. Para que seja possível entender o todo, é muito importante prestar atenção nas conversas paralelas e de fundo de cena. Os papos além de serem os mais engraçados, fazem com que algo que você está vendo não seja totalmente gratuito ou sem sentido.

    Créditos: Divulgação / Panic

    Thank Goodness You’re Here! parece muito um programa de televisão antigo, onde cada pequena esquete compõe o produto total. Por mais que ele seja um jogo plataforma, e que você realmente tenha liberdade de exploração nesse formato, é a história a parte que realmente entretém.

    E para que isso tudo seja aproveitado da melhor forma, Thank Goodness You’re Here! está totalmente localizado em português. Eu acredito que, talvez, a legenda em inglês possa ter algumas piadas específicas e que façam certa diferença na forma como você entende os acontecimentos. Porém, a localização tá bem divertida e eu gostei bastante.

    Veredito

    Quebre tudo, faça uma bagunça, descubra segredos e ajude a cidade de Barnsworth nessa comédia bizarra e recheada de humor britânico. Thank Goodness You’re Here! é o jogo plataforma 2D com ilustrações feitas à mão mais diferente que você vai encontrar esse ano, o que já vale a experiência.

    Nossa nota

    3,6 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Thank Goodness You’re Here!

    Lançamento: 1 de agosto de 2024

    Desenvolvido por: Coal Supper

    Publicado por: Panic

    Plataformas: PC (via Steam), PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Aventura, Plataforma

    Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Japonês, Português, Russo

    Preços: R$ 65,00 (Nintendo Switch). Demais preços ainda não anunciados.

    spot_img

    Artigos relacionados