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    REVIEW – Super Monkey Ball Banana Rumble diverte com mescla de gameplay casual e desafiadora

    Super Monkey Ball Banana Rumble é o mais novo título da franquia criada pela SEGA em 2001. O jogo inédito desenvolvido pelo estúdio Ryu Ga Gotoku Studio será lançado nesta terça-feira, 25 de junho, exclusivamente para Nintendo Switch.

    No novo game da série você pode escolher mais de 10 personagens. Entre eles: AiAi, seu grande grupo de amigos, e também avatares de importantes franquias da SEGA, como os já anunciados Sonic (disponível já no lançamento da edição deluxe), Tails, Knuckles, Amy, Axel (Crazy Taxi) e Beat (Jet Set Radio), que serão disponibilizados gradualmente como parte da versão de luxo, também chamada de DLC Sega Pass.

    Super Monkey Ball Banana Rumble conta com dois grandes modos de jogo: aventura e batalha. No primeiro, são 200 fases inéditas divididas em 20 mundos que podem ser jogadas sozinho ou com até 4 pessoas, sendo que em modo multijogador basta apenas uma vencer o estágio para que a vitória seja contabilizada e um novo desafio seja liberado.

    O modo batalha também pode ser jogado sozinho ou com até 4 pessoas, com o número total de jogadores podendo chegar a 16 online. São 15 fases ao todo nessa modalidade distribuídas entre 5 desafios diferentes: Corrida, Caça às Bananas, Ca-BUM!, Corrida do Gol e Robô Esmaga. A SEGA afirma que mais modos e estágios serão adicionados no futuro, mas até o momento não indicou se serão atualizações gratuitas ou parte do DLC.

    Confira a seguir o review da versão deluxe jogado no Nintendo Switch.

    Análise de Super Monkey Ball Banana Rumble

    O novo jogo de Super Monkey Ball foi o meu primeiro contato com a franquia, e traz entre as novidades em destaque o fato de que a física foi aprimorada. O objetivo é atender a públicos amplos, desde jogadores novatos ou casuais, como também aos mais experientes e que estão em busca de desafios.

    De fato a gameplay entrega exatamente o que o jogo está vendendo. O principal motivo é a variação dos atributos entre os personagens, algo muito positivo e que justifica a alternância ao longo do modo aventura.

    Há fases em que o cenário é largo, e você irá optar por velocidade para encerrar fazendo um tempo extremamente curto, enquanto em outros momentos precisará escolher um avatar mais pesado e com melhor capacidade para frear, pois o cenário é curto ou impõe algum outro desafio significativo.

    As mecânicas de Super Monkey Ball Banana Rumble são apresentadas logo após a animação inicial do jogo. Os poucos comandos necessários são fáceis de aprender. Superado o tutorial, a curva de aprendizagem basicamente se completa com o aumento gradual da dificuldade das fases no primeiro mundo.

    Uma boa mescla entre experiências casual e desafiadora

    Um grande acerto do novo Super Monkey Ball é oferecer recursos de acessibilidade que possibilitem receber ajuda ou, simplesmente, terminar uma fase sem vencê-la para continuar a história.

    Chamadas de funções auxiliares, os recursos de acessibilidade permitem que você:

    • Volte até um ponto prévio na fase;
    • Encontre checkpoints na maioria dos estágios para ressurgir;
    • Veja flechas no chão para seguir o melhor caminho;
    • Receba o Guia Fantasma, um personagem transparente que você pode seguir, servindo como complemento às flechas.

    Ativar as funções auxiliares fazem com que você não registre o tempo de encerramento, nem receba pontos pelo tempo, computando apenas as bananas coletadas. Ou seja: há bônus e também o ônus.

    Sonic, Tails, Knuckles e Amy são alguns dos personagens confirmados na edição deluxe do novo Super Monkey Ball para Nintendo Switch
    Sonic é um dos personagens disponíveis na versão deluxe | Créditos: Emerald Corp

    Mas o ônus não chega a ser punitivo, pois pontuar bem é algo tão simples que chega a passar despercebido. Ao superar qualquer fase você já ganha 200 pontos, que são somados ao tempo e às bananas coletadas, podendo receber muitos outros bônus se você pegar a banana dourada ou completar alguma missão do estágio ou do personagem escolhido.

    Esses pontos podem ser usados tanto para adquirir itens cosméticos no jogo, como também para vencer uma fase sem precisar jogá-la. Para isso, o custo é de 100 pontos, e realmente vale o investimento eventual, pois há algumas fases realmente desafiadoras.

    Também é importante destacar sobre a acessibilidade a possibilidade de configurar diversos recursos referentes aos controles e à movimentação de câmera. Eu achei melhor reduzir um pouco o nível e a velocidade da inclinação do estágio, pois por padrão achei muito alta a sensibilidade de ambos.

    Outro aspecto importante que facilita o acesso de Super Monkey Ball Banana Rumble a novos públicos é que, no modo aventura multijogador, basta apenas uma das pessoas vencer a fase para que a história avance. Isso é muito útil principalmente para jogar com crianças e quem não tem o costume de jogar games muito rápidos do gênero plataforma.

    Grande variedade de fases criativas

    Saber que existem 200 fases no modo aventura poderia gerar certa desconfiança. Será que todas realmente são diferentes entre si? E, de fato, são.

    São 10 mundos com 10 fases cada na primeira parte do modo aventura. Na segunda parte, chamada de Estágios EX, são os mesmos 10 mundos da metade inicial, mas agora totalmente ressignificados.

    Cada mundo é temático, e as fases são bastante criativas. Um bom exemplo da criatividade do jogo é a super desafiadora fase Naipes, a última do segundo mundo dos Estágios EX. Ela exige que você tenha um controle extremo para que o personagem não caia da pista estreita que forma os 4 naipes tradicionais das cartas.

    SMB Banana Rumble é o novo jogo da franquia da SEGA desenvolvido pela Ryu Ga Gotoku Studio exclusivamente para Nintendo Switch
    Animação de abertura da fase Naipes | Créditos: Emerald Corp

    Um dos estágios que mais gostei de jogar foi o Half-Pipe Longo, a quarta fase do mundo 6. Depois de tentar vencê-la pelo caminho normal, me dei conta de que seria possível literalmente me jogar do início do mapa até a linha de chegada. Após algum tempo tentando, consegui completá-la dessa desafiadora maneira em apenas 6 segundos.

    Perceber que diversos mapas possuem atalhos, alguns em que você literalmente pode ir do começo ao fim da fase em menos de 10 segundos, é algo muito bom. Conseguir completar um percurso usando atalhos desafiadores dá uma sensação muito boa de conquista, e isso é muito legal em Super Monkey Ball Banana Rumble.

    No entanto, alguns mapas possuem muitos movimentos e cores bem vivas, o que pode ocasionar problemas para pessoas fotossensíveis, ou mesmo cansar a visão ou até deixar a pessoa tonta se já estiver jogando há um bom tempo o mesmo mapa.

    Mais para o fim da primeira parte do modo aventura repeti uma boa quantidade de vezes duas fases que contam com um looping giratório. Elas não estão em sequência, mas são relativamente próximas. A segunda tem tanto os loopings se mexendo com diversas cores, como o próprio fundo do mapa se movimento constantemente. Essa segunda especificamente, chamada Anel do Tornado (quinta fase do mundo 10), eu precisei pular sem terminá-la.

    O estágio é realmente desafiador e exigiu demais da minha visão depois de repeti-lo muitas vezes. Não sou uma pessoa com fotossensibilidade, mas acabei ficando tonto por insistir nessa fase. Super Monkey Ball Banana Rumble exibe recomendações a respeito sempre que você abre o jogo. Então caso você passe por algo similar, não hesite em terminar um mapa sem jogá-lo, e faça uma boa pausa para descansar.

    Modo batalha diverte, mas tem pouco conteúdo

    O novo Super Monkey Ball oferece 5 desafios diferentes que são muito divertidos. Meus favoritos foram o Corrida do Gol, em que você precisa passar por pequenas “goleiras” para pontuar e por vezes a pontuação é aumentada em algumas; e Robô Esmaga, em que é necessário destruir diversos robôs rolando e usando os itens do mapa, com um robozão central que em determinado momento aparece e você pode ganhar mais pontos.

    Apesar de ser um modo bem divertido, inclusive para jogar sozinho, o grande problema é que ele tem pouco conteúdo. 15 mapas não são suficientes para que o modo batalha seja interessante por muito tempo. Além disso, rapidamente as dinâmicas das partidas se tornam previsíveis.

    Fica a expectativa de que as próximas atualizações prometidas pela SEGA incluam pelo menos novas fases nesses 5 desafios existentes, além de tornar a gameplay mais dinâmica trazendo elementos surpresas para cada mapa.

    Veredito

    Super Monkey Ball Banana Rumble entrega o que promete em termos de física e acessibilidade para públicos variados. Desde iniciantes na franquia e jogadores casuais, até fãs experientes e pessoas que buscam intensos desafios em games plataforma e multiplayer, o novo jogo da Ryu Ga Gotoku Studio e da SEGA é um prato cheio para se divertir sozinho ou em grupo.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

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    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Super Monkey Ball Banana Rumble

    Lançamento: 25 de junho de 2024

    Desenvolvido por: Ryu Ga Gotoku Studio

    Publicado por: SEGA

    Plataforma: Nintendo Switch

    Número de jogadores: 1 a 4 (local / offline), 1 a 16 (online)

    Gêneros: Arcade, Multiplayer, Party, Plataforma

    Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Português (Brasil)

    Preços: R$ 264,90 (jogo base), R$ 374,90 (edição deluxe)

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