More

    REVIEW – Super Mario Party Jamboree é um jogo essencial do Nintendo Switch

    Super Mario Party Jamboree é o mais novo jogo da franquia festiva da Nintendo estrelada por Mario e grande elenco. O game foi lançado no dia 17 de outubro para Nintendo Switch.

    Nesse novo título de Mario Party há mais de 110 minijogos, novos modos online e offline, diversos tipos de personalização e um grande foco em partidas dinâmicas utilizando os controles Joy-Con.

    Além disso, esse é o segundo título da série a ser localizado para o português do Brasil, agora também contando com dublagem em português nas chamadas e contagens regressivas do locutor.

    O novo Super Mario Party também conta com o maior número de personagens jogáveis na história da série: 22, incluindo as inéditas participações de Pauline e Ninji.

    Confira a seguir o review de Super Mario Party Jamboree.

    Análise de Super Mario Party Jamboree

    A promessa de Super Mario Party Jamboree é ser a maior festa da série em termos de quantidade de minijogos e personagens jogáveis. E, bem, tudo foi entregue com sucesso não apenas na questão numérica, como também em termos de qualidade.

    Não é novidade que a Nintendo sabe usar muito bem os sensores de movimento de seus controles desde os grandes títulos do Wii, em especial o hit Wii Sports (2006). Junte a expertise de quase 20 anos à franquia Mario Party, que é ainda mais longeva (o primeiro jogo foi lançado em 1998 para Nintendo 64), e temos então uma entrega de excelente qualidade técnica aliada a personagens queridos pelo grande público.

    É a fórmula do sucesso seguida à risca.

    Apesar disso, acredito que o êxito de Super Mario Party Jamboree também se deve a algumas experimentações não tão bem sucedidas feitas pela Nintendo nos últimos anos, já na Era Switch. Mais especificamente Mario Strikers: Battle League (2022), Kirby’s Dream Buffet (2022) e Everybody 1-2 Switch! (2023).

    Mario Strikers: Battle League não é um jogo ruim (ao contrário, considero ótima a gameplay e extremamente viciante), mas pecou por ter pouco conteúdo e não aproveitar nada do potencial das partidas online.

    Kirby’s Dream Buffet é um spin-off de baixo orçamento que também custa muito menos do que os preços habituais cobrados pela Nintendo (R$ 77 contra o atual padrão de R$ 299), sendo outro exemplo de jogo com pouco conteúdo. Mas além disso, também é um título que pouco se esforçou para ser atrativo com seus minigames de temática gastronômica e com recursos multiplayer.

    Por sua vez, Everybody 1-2 Switch! não peca em quantidade de conteúdo, mas sim no timing do lançamento e na falta de identidade dos seus minijogos. No entanto, tecnicamente o game se mostrou muito bom e deu indícios de que a Nintendo poderia explorar o uso dos Joy-Con e do controle de movimento aliado a outras formas de gameplay (nesse caso, usando o smartphone).

    Por que trago esses três jogos como exemplos para falar de Super Mario Party Jamboree?

    Porque o novo jogo party de Mario e sua turma tem uma quantidade absurda de conteúdo, que vai além dos 110 minijogos e dos sete tabuleiros do modo clássico da franquia, assim como aproveita o que há de melhor nos sensores de movimento dos Joy-Con para criar experiências dinâmicas e muito divertidas.

    No meio disso tudo, ainda há espaço para uma série de joguinhos com temática gastronômica melhor desenvolvidos ao compararmos com a experiência em Kirby’s Dream Buffet.

    Tradição e renovação no modo Mario Party

    O modo Mario Party está muito bem dividido em jogabilidades Clássica e Pro. A experiência clássica é a grande atração para os momentos em que você joga localmente com pessoas que não estão acostumadas a jogar videogame ou a experienciar um jogo festivo. Vence quem tiver mais estrelas ao final da brincadeira, que pode durar entre 90 e 210 minutos no modo Clássico, e aproximadamente 100 minutos no Pro.

    Isso porque nesse estilo a sorte é um fator determinante para vencer, o que torna a experiência em grupo mais divertida e surpreendente (ou mais irritante se você for uma pessoa extremamente competitiva). Toda rodada reserva surpresas nesse tipo de gameplay. Até mesmo a pessoa mais azarada ao longo da gameplay pode ser surpreendida positivamente no final.

    O novo Mario Party é o maior e mais completo jogo da franquia e oferece uma cadência muito agradável de desbloqueio de novas fases, colecionáveis e personagens
    A cadência da inclusão de novidades é um ponto alto do jogo | Créditos: Emerald Corp

    A máxima “só termina quando acaba” nunca foi tão verdadeira como no estilo clássico.

    Por sua vez, o modo Pro é particularmente interessante para quem ama a franquia, pois traz uma série de regras diferentes da experiência clássica e que realmente exigem que você pense bem na sua estratégia. Nesse sentido, Super Mario Party Jamboree acerta ao oferecer uma boa dose de desafio que vai além da dificuldade dos NPCs, tornando mais atrativa a gameplay solo.

    Ambos os modos podem ser jogados em multiplayer local e online, o que também é um ótimo acerto.

    Um modo história que valoriza a essência da série

    Se a jogabilidade Pro já é um atrativo a mais para jogar sozinho, espere até ver o modo história de Super Mario Party Jamboree. Aqui é preciso ajudar o Kamek a realizar os preparativos para uma grande festa na praça, que é o lobby do jogo.

    São cinco tabuleiros com 60 miniestrelas em cada e diversas atividades. É necessário conseguir pelo menos 30 para abrir um novo tabuleiro, e elas são obtidas através de minigames relacionados ao tema da área onde você estiver, bem como conversando com os NPCs para realizar pequenas tarefas, como pegar itens espalhados pelo cenário ou ao interagir com outros personagens.

    Conseguir as 30 miniestrelas desbloqueia o desafio contra o chefão do tabuleiro, que é sempre algo divertido e variado. O embate da primeira área, contra a Dragoreia, envolve pilotar um jet-ski para pegar cascos verdes na água e desviar de adversários. A personagem então sai da água, e todos os players devem atirar os cascos contra ela para dar dano, até derrotá-la.

    Esse foi um dos meus favoritos, mas todos são muito divertidos. Também destaco o enfrentamento final contra o Bowser Impostor, que é um pouco mais desafiador e trabalha muito bem a mudança de perspectiva em meio ao combate, aumentando o dinamismo das atividades contra os chefões.

    Protagonismo para os sensores de movimento

    Outro ponto bem positivo de Super Mario Party Jamboree é o protagonismo dado às atividades dinâmicas envolvendo o uso dos Joy-Con. O game oferece três áreas dedicadas a isso: Aventuras Aéreas, Fábrica do Toad e Cozinha Rítmica.

    As Aventuras Aéreas são o grande destaque do uso dos sensores de movimento. Nesse modo é preciso bater as asas tal qual um pássaro para voar com os personagens numa área livre, tendo também duas modalidades específicas nesse tipo de gameplay: competição alada e táxi alado.

    A competição alada envolve pegar mais joaninhas voadoras do que o seu adversário dentro do tempo estipulado. O táxi alado é uma dinâmica em que você precisa encontrar os personagens espalhados pela fase e dar carona a eles até outro ponto do mapa.

    As Aventuras Aéreas do Super Mario Party Jamboree aproveita o que há de melhor nos sensores de movimentos dos Joy-Con
    Modo táxi alado em Super Mario Party Jamboree – Créditos: Emerald Corp

    O modo livre permite que você explore a área como um todo, colete moedas e aproveite outros recursos espalhados por aí, como as correntes de ar que elevam o seu voo.

    Com certeza as Aventuras Aéreas vão agradar todo mundo que gosta de se movimentar bastante com jogos baseados em sensores.

    Por sua vez, a Fábrica do Toad entrega uma experiência baseada em puzzles que envolvem recursos variados com o objetivo de conduzir uma bola até o cano. O modo é dividido em 10 níveis cuja dificuldade vai aumentando gradativamente e exige uma grande coordenação dos movimentos, especialmente se jogado sozinho.

    Por fim, o modo Cozinha Rítmica traduz bem sua essência. É preciso seguir o ritmo da música para fazer atividades gastronômicas no tempo certo, entre elas cortar alimentos e virar panquecas. Aqui é onde fica mais evidente a evolução da gastronomia como tema de minijogos em comparação ao que foi entregue em Kirby’s Dream Buffet, pois além do polimento visual ser melhor, os minijogos também são mais interessantes.

    Além desses três modos, o game está repleto de minijogos dinâmicos que exigem o uso do Joy-Con e aproveitam muito bem os sensores de movimento. Então o acerto aqui é não deixar o recurso apenas como parte de minigames, e sim torná-lo a essência de três ótimas atividades separadas da jogabilidade tradicional de Mario Party.

    Marina dos Minijogos: diversão e desafios

    Super Mario Party Jamboree também se destaca por oferecer uma área que mistura a liberdade para jogar todos os minijogos e propostas desafiadoras.

    Na Marina dos Minijogos é possível jogar livremente os mais de 110 minigames a qualquer tempo, sem a necessidade de iniciar uma longa partida do modo Mario Party. Também possibilita escolher diversos modos que agregam desafios a essa centena de games rápidos.

    Um exemplo disso é a possibilidade de curtir os desafios diários, com minigames selecionados em que basta apenas uma partida para definir quem vence.

    A agilidade estimula que você retorne várias vezes a essa opção, a fim de se desafiar contra NPCs ou pessoas do mundo todo e tentar elevar o seu nível in-game para receber pontos e ampliar seu leque de recompensas, que incluem artigos para decorar a praça central e desbloqueio de músicas do jogo para ouvir quando quiser.

    Além disso, a Marina dos Minijogos oferece ainda o modo Fúria dos Chefões, que precisa ser desbloqueado. Esse é um rápido boss rush contra os chefes do modo história, uma proposta que me surpreendeu positivamente.

    Bowser é a estrela em Super Mario Party Jamboree

    Que o Bowser não é aquele vilão 100% mau nós já sabemos. Ele também tem momentos de bom coração e se consolidou como um rival do Mario no melhor estilo frenemy.

    E para reforçar a ideia de que o Rei dos Koopas não é maldade pura, Super Mario Party Jamboree deu um grande protagonismo a ele, mas com um plot twist: na verdade não é o cascudão, e sim o Bowser Impostor quem está fazendo travessuras.

    E o Bowser também dá nome a dois grandes modos do jogo: Bowserathlon e Brigada anti-Bowser.

    Bowserathlon é uma variação bem legal da modo Mario Party. O tabuleiro se transforma numa pista de corrida com 20 participantes, cuja ordem de chegada (ou de quem sai por último da partida) é o que determina a distribuição dos pontos. A pontuação é usada para movimentar cada personagem pelo tabuleiro, até que sejam concluídas as três voltas necessárias para vencer.

    Claro que no meio dessa corrida surpresas podem acontecer e prejudicar o desempenho dos players. Isso também faz com quem o Bowserathlon seja dinâmico.

    A Brigada anti-Bowser é uma excelente novidade trazida para a franquia Super Mario Party
    Brigada anti-Bowser | Créditos: Emerald Corp

    A grande surpresa de Super Mario Party Jamboree é, para mim, a Brigada anti-Bowser. Esse modo de jogo oferece uma partida de cinco turnos para até oito pessoas coletarem bombas pelas fases para levarem ao canhão, que irá dispará-las contra o gigante Bowser Impostor. O falso Rei dos Koopas vai de encontro aos players e também conta com capangas que tentam impedir os ataques.

    A Brigada anti-Bowser exige cooperação entre todos os jogadores. Ao final de cada turno é jogado um minijogo para escolher um item com base no desempenho do grupo. O item escolhido poderá ser usado na rodada seguinte, e alguns como os turbos no chão permanecem até o fim de todo o jogo. A escolha precisa ser estratégica, e esse modo é o puro suco da diversão e da cooperação.

    Outros pontos positivos do novo Mario Party

    Como de costume nos jogos que carregam o nome do Mario, Super Mario Party Jamboree é também um excelente game em termos gráficos e de performance. O polimento visual é lindo tanto na TV, quanto no modo portátil.

    Também merece destaque a cadência dos desbloqueios de fases, tabuleiros e colecionáveis ao longo do jogo. O game sempre reserva um fator surpresa conforme você progride, tornando mais divertida a jornada em dupla, assim como dá mais emoção também para a gameplay solo.

    A forma como se desbloqueia os personagens jogáveis Pauline e Ninji é simples, mas também muito legal. Eles estão espalhados no mapa geral de seleção dos modos de jogo, e basta encontrá-los a qualquer tempo para poder utilizá-los na jogatina.

    Veredito

    A Nintendo mostra que aprendeu com experimentos feitos em jogos com foco no multiplayer e baseados nos sensores de movimento que acabaram não dando muito certo no Switch.

    Esse aprendizado deu origem a um jogo completo, com uma riqueza de conteúdos atrativos tanto para jogo solo, como multijogador (local e online), e um grande protagonismo para atividades com os Joy-Con. Além disso, o game não se baseia apenas na fórmula de sucesso dos tabuleiros e minigames que fizeram história na franquia Mario Party, trazendo também diversas novidades que reforçam o sentimento de que o público sempre pode esperar inovação quando o assunto é jogo exclusivo da Big N.

    Super Mario Party Jamboree é um jogo essencial do Nintendo Switch e proporciona diversão para todos os públicos: quem ama Mario e sua turma, quem é fã de jogos party, quem preza por competitividade, quem aprecia se movimentar muito usando os Joy-Con e quem busca a tranquilidade da gameplay casual.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Super Mario Party Jamboree

    Lançamento: 17 de outubro de 2024

    Desenvolvido por: Nintendo Cube

    Publicado por: Nintendo

    Plataforma: Nintendo Switch

    Número de jogadores: 1 a 4 (local), 1 a 20 (online)

    Gêneros: Multiplayer, Party, Tabuleiro

    Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Japonês, Português, Russo

    Preço: R$ 299,00

    spot_img

    Artigos relacionados