More

    REVIEW – Rise of the Ronin acerta na gameplay, mas entrega um protagonista sem personalidade

    Team Ninja, estúdio veterano responsável por títulos como Nioh e Ninja Gaiden, nos propõe uma jornada repleta de ação pelo Japão do século XIX em Rise of The Ronin (A Ascensão do Ronin).

    No game lançado em 22 de março exclusivamente para PlayStation 5 você será um Ronin, um samurai sem mestre em um Japão em guerra no período Bakumatsu. Mesmo em meio a conflitos armados e políticos, você deve trilhar seu próprio caminho e fazer escolhas que impactarão não só a sua trajetória, como também moldarão a história do próprio país.

    O título é uma combinação de RPG com um mundo aberto gigantesco que pode agradar tanto os fãs de exploração, quanto quem gosta de uma experiência com visual bonito.

    Confira abaixo a nossa análise.

    Análise de Rise of the Ronin

    Sem dúvida a gameplay é o ponto alto da Rise of the Ronin. Apesar de começarmos do básico, o jogo possibilita o aprendizado gradual de habilidades e isso causa a sensação de progresso rápido e intuitivo com o passar das horas.

    A experiência adquirida faz você ficar cada vez mais poderoso, mas isso não se limita apenas a builds e armas: um dos grandes diferenciais são os estilos de combate, uma característica bem japonesa dos samurais.

    E isso é possível porque o jogo entrega o que promete. É um RPG de mundo aberto, com um grande mapa e a possibilidade de muitas horas de exploração que contemplam minigames, missões secundárias e colecionáveis – distribuídos por todos os cenários, tanto de atributos, como de equipamentos.

    Características de batalha e jogabilidade

    REVIEW - Rise of the Ronin acerta na gameplay, mas entrega um protagonista sem personalidade
    Créditos: Divulgação / Sony Interactive Entertainment

    Por se tratar de um RPG tradicional, os menus relacionados a equipamentos possuem uma boa qualidade, com diversas possibilidades de builds, além de atributos de ataque e acessórios que aumentam a defesa.

    Essas duas características facilitam na hora de conseguir os pontos de habilidades, afinal existem muitas para serem desbloqueadas e diversos aspectos para aprimorar ao longo do game.

    Outro elemento interessante está na dinâmica de batalhas. A complexidade dos combates aumenta ao longo do tempo e os estilos de luta, com o progresso na história, podem ser eficientes ou ineficientes a depender da situação, deixando a gameplay ainda mais rica.

    As batalhas, portanto, podem ser difíceis mesmo no modo normal para aqueles que não estão habituados com um estilo de jogo onde é necessário acertar o ponto exato para sobreviver às lutas.

    Além disso, outro aspecto positivo é que o jogo está completamente em português, o que ajuda bastante no aprendizado do jogador e expande a possibilidade de público.

    Construção de cenários e história

    REVIEW - Rise of the Ronin acerta na gameplay, mas entrega um protagonista sem personalidade
    Créditos: Divulgação / Sony Interactive Entertainment

    Quanto a ambientação, houve um bom trabalho de construção visual e de design, com gráficos bonitos e com muitas partículas, pelo menos ao analisarmos no macro.

    Porém, quando prestamos atenção nos detalhes, como casas e objetos menores, percebemos que muitos elementos se parecem entre si. Se formos um pouco mais exigentes e começarmos a procurar bugs, os mais fáceis de encontrar são os erros de textura em lugares secundários.

    Outro ponto negativo é a maneira como a história é contada dentro do jogo, que parece superficial e acelerada. Para quem curte mais detalhes, é possível utilizar a enciclopédia como um bom recurso, afinal ela vai atualizando com o passar da história.

    Mas para mim, o ponto de maior incômodo está no protagonista. Apesar de ser possível criar builds com foco nos atributos de sua preferência, personalizar a aparência com muitos detalhes e escolher uma das lâminas gêmeas para ser o Ronin, o protagonista é nulo na história. Sem personalidade, sentimentos e muito menos falas, o que torna o jogo um tanto genérico.

    Outro ponto que evidencia a falta de personalidade são as semelhanças com outros jogos como Ghost of Tsushima, devido à ambientação japonesa; Dark Souls, principalmente pelo sistema de karma; e Assassin’s Creed, com a dinâmica de buscar outros ronins para você caçar e duelar, além de ter um salto muito semelhante aos saltos de fé.

    Diferenciais e features

    REVIEW - Rise of the Ronin acerta na gameplay, mas entrega um protagonista sem personalidade
    Créditos: Divulgação / Sony Interactive Entertainment

    Importante destacar dois recursos que chamam a atenção em Rise of the Ronin: as rotas automáticas em algumas missões, inclusive com a coleta de itens. Eu particularmente não gosto deste tipo de dinâmica, porque quebra um pouco a ideia da exploração do mapa, mas é um recurso já visto nos games mobile e que é de grande valia para quem aprecia uma gameplay mais guiada.

    Além disso, há também a possibilidade de pedir reforços nas missões aos seus amigos NPCs ou ainda online com até três outros jogadores. É importante ressaltar que, para jogar online é necessário a assinatura da PlayStation Plus, algo que pode ser limitante para alguns jogadores.

    Veredito

    Se você curte gameplays complexas e com muita ação, com certeza vai curtir Rise of the Ronin, ainda mais com a otimização do PlayStation 5. É possível viajar de um extremo do mapa para o outro em um ou no máximo dois segundos, por exemplo.

    Já se você, assim como eu, gosta muito da exploração do mapa e de acompanhar a história, a falta de personalidade do personagem e a narrativa acelerada podem atrapalhar a sua experiência.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Rise of the Ronin

    Lançamento: 22 de março de 2024

    Desenvolvido por: Team NINJA

    Publicado por: Sony Interactive Entertainment

    Plataforma: PlayStation 5

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Ação, Aventura

    Idiomas: Espanhol (México), Francês (França), Inglês, Japonês, Português (Brasil)

    Preço: R$349,90

    spot_img

    Artigos relacionados