MainFrames é um jogo plataforma 2D retrô que marca a estreia do estúdio francês Assoupi. Publicado pelo The Arcade Crew, o game foi lançado neste dia 6 de março para PC e Nintendo Switch.
Nesta aventura retrô cheia de puzzles em plataforma 2D de precisão controlamos a Disquete, uma simpática personagem em pixel art que precisa navegar pelas janelas de um sistema operacional de computador antigo para descobrir sua função nesse mundo digital, com todo o charme gráfico e sonoro típico dos PCs dos anos 1990.
Confira a seguir o review de MainFrames jogado no PC.
Análise de MainFrames
Um jogo protagonizado por um(a) disquete por si já seria muito nostálgico. Agora, tendo uma pixel art maravilhosa e emulando os sons mais marcantes dos primeiros sistemas operacionais distribuídos comercialmente… a nostalgia é fortíssima e encantadora!
Não há como negar que MainFrames encanta à primeira vista por causa dos visuais, especialmente se você gosta de pixel art e/ou usou um computador com Windows 95, 98 ou NT em algum momento da vida. O diferencial é que o jogo é totalmente inspirado nesses sistemas operacionais antigos, mas é perceptível que há um toque de modernidade. O principal fator para isso é a consistente movimentação a 60fps.
O ritmo do primeiro jogo do estúdio Assoupi é muito agradável. Os primeiros três mundos possuem uma dificuldade relativamente baixa considerando que há diversos quebra-cabeças ao longo da rolagem horizontal nesse plataforma 2D clássico. A partir do quarto a dificuldade aumenta um pouco, mas não por serem desafios complexos, e sim realmente inteligentes.
Poucas vezes MainFrames exige que você seja rápido “no gatilho” para combinar botões e realizar alguma ação num curto espaço de tempo. No geral são desafios que o cenário te induz ao erro, mas se você olhar atentamente perceberá que existe uma saída mais simples.
Eu terminei o jogo em cerca de 4h30min e você pode ver a gameplay completa aqui. É possível acabar em menos tempo, assim como demorar mais, especialmente se você ama platinar. Fato é que desse tempo que levei, em uma parte específica eu fui induzido pelo erro e caí num looping de morrer e voltar constantemente por aproximadamente uma hora.
O momento do jogo em questão é um “quadrado” que você precisa entrar e cujas plataformas que pode pisar ficam se alternando, como se a Disquete estivesse indo por um túnel. Além dos locais para pisar ou se agarrar, também surgem botões que simulam ícones de atalhos da área de trabalho do computador, que nesse caso devem ser usados como uma espécie de mola.
O desafio é difícil, e na reta final ele se torna insano. Mas há uma forma muito simples de evitar o ritmo alucinado de metade desse quebra-cabeça, e eu ri muito quando me dei conta da solução simples e de como fiquei tanto tempo sendo induzido ao erro.
Volte ao passado sem encarar um PC lento
Os 8 mundos de MainFrames são uma verdadeira viagem em que todos os detalhes foram cuidadosamente pensados para que a experiência seja imersiva e nostálgica.
As interações com as janelas para usá-las como plataformas. Os sons de cliques num mouse antigo (variando entre os botões direito e esquerdo). A trilha sonora com elementos saídos dos primórdios da computação. Os itens dos mundos que simulam ícones antigos da área de trabalho. O comportamento das janelas e caixas de diálogo contextualizados para a realidade de um jogo plataforma…
Isso tudo é perfeito em MainFrames!
E o melhor é que podemos apreciar a beleza dos pixels do passado nas janelas de um sistema operacional retrô enquanto curtimos um jogo digital divertido, ao invés de usar uma máquina antiga e lenta.
Outro ponto muito legal e que demonstra o carinho que a equipe da Assoupi dedicou ao jogo é que há diversas caixas de diálogo simulando conversas entre membros do time. O bate-papo, é claro, tem aquela carinha de MS-DOS. E os detalhes são muito bem complementados por belas ilustrações abstratas que misturam pixel art e aquarela.

Mas assim como um sistema operacional desatualizado, MainFrames também possui alguns pequenos problemas.
Por vezes você entra numa área em que há um minidaemon para ajudar, em qualquer mundo, e pode acontecer do game se perder e a interação com o NPC não ocorrer como deveria. Sair e voltar para a área em questão costuma resolver, mas houve um caso em que não solucionou e precisei deixar de ajudar o personagem. Isso para quem é complecionista pode ser um problema grave, pois impede a platina.
Outro aspecto negativo não é um bug, mas algo que não me agradou no gameplay. Infelizmente não é possível voltar nos mundos já concluídos. Então se você terminar uma área sem receber a conquista de ter visto todas as telas, será necessário iniciar um novo save caso deseje completar todas as conquistas.
Veredito
MainFrames é um ótimo jogo para quem gosta de desafios que fazem pensar. A resposta muitas vezes está escondida mesmo visível em tela, e certas ocasiões exigem que você experimente movimentos diferentes para descobrir como avançar pelos mundos muito bem construídos, como se fossem telas de um computador antigo.
A jornada é relativamente curta, mas é uma agradável viagem ao passado graças à jogabilidade criativa e experimental típica da indústria de games independentes.
4,5 / 5,0
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Assista ao trailer:
Ficha técnica de MainFrames
Lançamento: 6 de março de 2025
Desenvolvido por: Assoupi
Publicado por: The Arcade Crew
Plataformas: PC (via Steam) e Nintendo Switch
Número de jogadores: 1
Gêneros: Aventura, Plataforma 2D, Puzzle, Retrô
Idiomas: Português (Brasil), Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol (Espanha), Japonês, Coreano, Chinês simplificado, Chinês tradicional, Ucraniano, Russo
Preço: R$ 54,99 (PC e Nintendo Switch)