Gaucho and The Grassland foi lançado oficialmente para PC no dia 16 de julho. Anunciado pela primeira vez em 2022, o título da Epopeia Games passou por várias atualizações, ganhando um escopo maior ao longo do tempo e que agora inclui 4 biomas e muitas missões.
Com mais de 8 horas de gameplay, contando missões principais e secundárias, o game apresenta uma história recheada de referências à cultura gaudéria. Além das falas típicas aqui do Rio Grande do Sul, o jogo também apresenta figuras mágicas do folclore latino, o que enriquece muito a experiência.
Na trama, o personagem principal (que você pode escolher ser um gaúcho ou uma gaúcha) perdeu recentemente o seu pai. Durante o luto, o fantasma do falecido aparece e pede que você o ajude a trazer harmonia a cada um dos biomas, ajudando as pessoas e também os seres místicos. Você, então, embarca em uma jornada pelos pampas, serra, litoral e bioma mágico, sempre contando com o seu cavalo e cachorro como companheiros.
A jogabilidade aqui é bem simples. Cada NPC tem uma missão que precisa ser completada. Ao completar a missão, você ganha itens e pontos que ajudam a liberar o labirinto que o Boitatá está assombrando. Após abrir a porta do labirinto, você precisa consertar torres de luz para espantar a criatura e trazer a paz para o bioma.
Todos os destinos têm, basicamente, a mesma estrutura, a grande diferença está nos elementos que tornam cada espaço um “caos”. No litoral chove muito, na serra faz muito frio, e por aí vai.
Em cada bioma, você também vai encontrar itens e animais diferentes. No litoral, você terá galinhas, na serra você terá ovelhas e nos pampas terá vaquinhas. Ao habilitar cada bioma, você também libera itens de construção diferentes para a sua fazendinha, como um galinheiro, um celeiro e outras estruturas importantes para a parte do farming.
Esse é outro ponto bem diferente de Gaucho and the Grassland, pois além das missões, que são muito importantes para o desenrolar da história, você também tem uma área específica para construir sua fazendinha e cuidar dos seus animais (aqui não há opção de plantação). Para quem gosta de farming, é um jogo que também pode surpreender nesse sentido.
Isso porque, quanto mais missões secundárias você fizer, mais itens para a sua casa você poderá desbloquear. Desta forma, você terá mais opções para customizar o seu espaço e deixar a sua casinha no estilo que curtir mais.
É uma lógica um pouco diferente de outros farms, onde esses itens são vendidos em uma lojinha específica e utilizam moeda do jogo. Aqui, tudo funciona basicamente na base da troca, completando missões ou trocando materiais por itens.
Desta forma, para além de apenas seguir a história principal, Gaucho and the Grassland também dá motivos para que o jogador faça outras missões que estão espalhadas por esse mundo, trazendo recompensas satisfatórias no processo.
Essa ideia de recompensar o jogador é algo muito positivo, pois existem joguinhos que você gasta muito tempo tentando finalizar todas as missões secundárias e não se sente realmente recompensado por esse processo, o que não é o caso aqui!
Falando das missões principais especificamente, eu senti que elas são um pouco repetitivas em alguns momentos. É importante ter em mente que esse é um game bem cozy, não tendo como objetivo ser desafiador. No entanto, acredito que havia espaço para explorar mais possibilidades de dinâmicas em cada bioma, talvez investindo em puzzles e atividades que requerem um pouco mais do que apenas juntar itens e levar até outra pessoa.
Acredito que o mundo de Gaucho and the Grassland, num geral, também poderia contar com mais construções e possibilidades de exploração. Mais monumentos, praças, prédios, casas para explorar e construções do tipo seriam bem-vindas (algo que pode ser implementado em um update futuro ou DLC).
Entretanto, é importante acrescentar que os mapas e biomas em si são visualmente muito bonitos e tem uma escolha gráfica fofíssima. Eu gosto muito do estilo gráfico utilizado aqui e acredito que deixa toda a experiência com um ar ainda mais cozy, especialmente quando falamos dos animais. O cusco é um dos que mais ganha com essa ideia, e a dinâmica de usar ele para encontrar itens também é algo bem diferente.
Outro ponto muito positivo está no trabalho de voz e, principalmente, na trilha sonora. A música traz um charme todo especial e provavelmente vai chamar atenção dos jogadores que não conhecem a cultura gaúcha. Pra quem é gaúcho, dá um calorzinho no coração curtir a jogatina com uma trilha tão diferenciada como essa.
Veredito
Uma jornada cultural pelo Rio Grande do Sul, Gaucho and the Grassland é mais um grande lançamento brasileiro deste ano. Trazendo uma proposta que combina farming sim com missões e coleta de itens, o título da Epopeia Games é certamente uma boa escolha para quem está em busca de uma jogatina cozy e cheia de personalidade. Não perde essa, vivente!
4,0 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer:
Ficha técnica de Gaucho and the Grassland
Lançamento: 16 de julho de 2025
Desenvolvido e publicado por: Epopeia Games
Plataformas: PC (via Steam)
Número de jogadores: 1
Gêneros: Aventura, Casual, Indie, Simulação
Idiomas: Chinês (simplificado), Espanhol (Espanha e América Latina), Francês, Inglês, Português (Brasil)
Preço: R$ 59,90 (PC)