The Rising Tide é o segundo DLC de Final Fantasy XVI (FFXVI) lançado em 18 de abril de 2024. O conteúdo se soma a Echoes of the Fallen, missão adicional lançada em 8 de dezembro de 2023. Ambos complementos são exclusivos do PlayStation 5, assim como o jogo base.
Análise de Final Fantasy XVI – The Rising Tide
Depois de quase um ano do lançamento de Final Fantasy XVI, o jogo renasce das cinzas com seu fantástico novo DLC The Rising Tide. Nessa nova aventura, o enredo reúne novamente Clive Rosfield com os memoráveis personagens em mais uma épica jornada pelo mundo de Valisthea em um novo continente.
A narrativa é conduzida através do surgimento de um novo Leviathan que precisa ser dominado por Clive Rosfield. Além disso, o DLC traz outros desafios nesse imenso mundo fantástico. Apesar de ser um conteúdo adicional, não se engane achando que o jogo terá poucas horas de jogo, pois pelo contrário, o game tem uma escala gigantesca de novidades.
Essa proporção de conteúdo foi um dos grandes trunfos desse novo DLC. Apesar do jogo base já apresentar um enredo épico e com missões secundárias diversificadas, esse complemento se destaca por dobrar essa escala épica que o mundo de Final Fantasy XVI já oferecia.
Apesar do game base já se beneficiar da sua narrativa, o que mais me chamou atenção foi a nova ambientação apresentada neste novo continente. A construção de The Rising Tide é algo realmente extraordinário e lindo de se ver.
Apesar de ter ficado fascinado por esse novo continente, o que realmente me deixou entusiasmado foi a gameplay e o confronto epopeico contra esse novo Leviathan. O trabalho que a equipe de gameplay realizou nesta batalha é algo que potencializou o que já era extraordinário no jogo base, e aqui tem uma proporção genuinamente épica e divertida.
A maneira como essa batalha é conduzida é visceral e emocionante. A Square Enix realizou um incrível trabalho de ficar alternando a gameplay, deixando assim uma jogabilidade super fluida e divertida. Com isso, o jogo se beneficia por ter um enredo excepcional mais uma gameplay extraordinária.
Outro ponto de destaque do jogo é a parte da exploração, que no jogo base se limitava a um mundo semiaberto. No novo continente de The Rising Tide temos mais liberdade para explorar, seja à procura de novos itens, ou mesmo em confronto contra criaturas.
Em relação aos gráficos, FFXVI segue impecável em suas animações em CGI e no mundo. No entanto, em relação a alguns pontos com personagens secundários, o jogo tem uma leve queda de qualidade que acaba sendo bem perceptível, mas que não diminui a qualidade do game por conta dessa falta de capricho nesse ponto.
Desse modo, o jogo me divertiu muito em toda a jornada até o fim desse DLC. Apesar de ter um pequeno deslize na parte gráfica dos personagens secundários, voltar para esse mundo foi muito satisfatório e empolgante, pois o conteúdo adicional acabou sendo um excelente fechamento para um jogo que é simplesmente fantástico.
Veredito
Enfim, Final Fantasy XVI – The Rising Tide é um DLC visceral que aumenta a escala da aventura num novo continente, sem perder o charme e fluidez da jogabilidade empolgante e emocionante do jogo base. Isso tudo ainda trazendo mais batalhas épicas e fascinantes em um mundo que facilmente está entre os melhores RPG de Ação já lançados para PlayStation 5.
5,0 / 5,0
Assista ao trailer da DLC The Rising Tide de Final Fantasy XVI:
Ficha técnica de Final Fantasy XVI – The Rising Tide
Lançamento: 18 de abril de 2024
Desenvolvido e publicado por: Square Enix
Plataforma: PlayStation 5
Número de jogadores: 1
Gênero: RPG de ação
Idiomas: Português (Brasil), Alemão, Espanhol, Espanhol (México), Francês (França), Inglês, Italiano, Japonês, Polonês, Russo, Árabe
Preço: R$ 104,90 (DLC individual) ou R$ 133,90 (Passe de Expansão que também conta com o DLC anterior, Echoes of the Fallen)