More

    REVIEW – Fearmonium é provocativo e psicodélico

    Fearmonium é um jogo single player do gênero metroidivania desenvolvido e publicado pela Redblack Spade do desenvolvedor russo Slava Gris, sendo este o terceiro trabalho da produtora com Reflections of Mine em sua estreia em 2017, Catmaze no ano seguinte e com o planejamento para seu quarto título Mechahearts que, até o momento, não tem data de desenvolvimento.

    A trilha sonora de Fearmonium é composta pelo artista  Expecte Amour repetindo uma parceria existente desde o título de lançamento da desenvolvedora.

    Todas as suas trilhas criadas para os jogos estão disponíveis para execução via streaming e download em seu site. 

    O lançamento inicial ocorreu em 20 de maio de 2021 para PC via Steam e em 8 de dezembro de 2023 chegou para Nintendo Switch, Playstation 4, Playstation 5 e Xbox Series X/S sendo o port para consoles realizado pela Ratalaika Games e com classificação indicativa para maiores de 16 anos. 

    A história é sobre Max, um adolescente que tem relações familiares difíceis além de suas próprias questões conflitantes e, durante o seu sono, o jogador irá assumir o papel de uma de suas fobias que vai ganhando força à medida que se vai explorando o subconsciente do rapaz e conhecendo mais de sua história e memórias. 

    Análise de Fearmonium

    O jogo Fearmonium é um título que faz jus ao aviso de temas delicados que apresenta nos seus créditos iniciais, pois a estrutura de sua narrativa está nas questões psicológicas que o personagem principal possui. Sendo importante deixar o aviso para os jogadores que busquem esta experiência que em caso de sentir algum desconforto emocional pelos gatilhos psicológicos que apresenta procure ajuda. 

    As mecânicas de jogabilidades são as clássicas do metroidivania com um mapa que surpreende pelo seu tamanho, comandos simples de aprender e, caso ainda encontre dificuldade, tem um tutorial muito claro.

    Apesar de ter diversos elementos clássicos, Fearmonium possui opções de gerenciamento diferentes do que se espera de um título deste estilo, como um menu de itens dinâmico, a famosa roda de sobrevivência, além do costumeiro inventário de itens.

    A dificuldade que o jogo apresenta é desafiadora, tendo diversos uma boa variedade de inimigos, mas na maioria das regiões eles se repetem e depois de conhecer como cada um funciona, torna-se um passeio enfrentá-los.

    Entretanto, o grande foco sãos os chefes que exigem uma boa coordenação para vencê-los, sendo de extrema importância salvar o avanço com Lady Depression sempre que possível para não voltar em um estágio tão distante. 

    Graficamente o jogo é muito bonito pela sua estética que lembra games como Cuphead, como se fosse um desenho da década de 40 ou 50 com uma temática de circo.

    Aliás, jogar este título da Redblack Spade é um excelente exercício mental de como seria, caso houvesse um novo jogo da franquia, nos moldes de um metroidivania. 

    A trilha sonora se encaixa perfeitamente em todos os ambientes do jogo, adicionando uma camada a mais de imersão para a experiência em harmonia com sua história que, por falta de palavra melhor, é uma excelente definição de psicodelia.

    A história que acredito dentre todos os pontos analisados é o mais alto na mesma proporção que o mais caótico, sendo algo excelente e, como esperado de um indie de qualidade, tem uma proposta narrativa diferente de tudo o que é apresentado no gênero. 

    A narrativa utiliza elementos científicos da psicologia a respeito do inconsciente, o objeto de estudo da abordagem psicanalítica iniciada por Freud e posteriormente aprofundada por Jung, Lacan, Winnicott e outros estudiosos importantes.

    A utilização destes conceitos para a formação do jogo são bem explicadas de forma que um jogador que na sua vida não tenha contato com este estudo consiga entender o que está acontecendo. 

    Como psicólogo de formação, a riqueza nos detalhes a respeito deste espaço imensurável que é o inconsciente como o lugar onde reside as experiências que formam quem somos é algo que considero de uma grande riqueza para experiência do jogo.

    É interessante como a partir deste ponto, o game aborda as questões que são desorganizadoras como as fobias e transtornos e utiliza-se do lúdico para trazer uma reflexão sobre seu surgimento. 

    O lado caótico de uma brilhante ideia como esta pode gerar gatilhos nos jogadores, pois os temas abordados são delicados e, mesmo sendo algo da ficção, pode causar um desconforto na realidade de quem o joga, o que justifica o aviso no início da análise. 

    Veredito 

    Fearmonium é um indie excelente pela riqueza de sua qualidade técnica, mas o que realmente o torna tão bom é sua narrativa que é intensa e provocadora. 

    Nossa nota

    4,5/5,0

    Confira o trailer:

    Gêneros: Role-playing game, Jogo eletrônico de plataforma, Jogo eletrônico de aventura, Jogo eletrônico de luta, Adventure
    Desenvolvedores: Red Black Spade, Ratalaika Games
    Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Linux, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S, Mac OS, PlayStation 5
    Estúdios: Red Black Spade, Ratalaika Games
    Data de lançamento inicial: 20 de maio de 2021

    spot_img

    Artigos relacionados