More

    REVIEW – Do Not Feed the Monkeys 2099 é sátira criativa e irresistível

    Do Not Feed the Monkeys 2099 é a continuação do game indie de 2018, e foi lançado pelo estúdio Joystick Ventures no dia 25 de maio de 2023. Nessa versão, você viverá em um mundo distópico, onde os humanos vivem em planetas patrocinados por grandes corporações.

    Tal qual o game original, você deve vigiar as câmeras de segurança e entender o que se passa em cada contexto, ao mesmo tempo em que precisa manter seu sono, trabalho e alimentação em dia.

    Confira nossa crítica do game para PC.

    Análise de Do Not Feed the Monkeys 2099

    Do Not Feed the Monkeys 2099 não poderia se encaixar melhor no contexto do mundo atual. Quase um episódio de Black Mirror, o jogo escancara a necessidade insana e perturbadora das pessoas em bisbilhotar a vida alheia, fato evidenciado rotineiramente em páginas de fofocas com milhões de seguidores e realitys que batem recordes de audiência.

    A proposta do game, em ser extremamente viciante, é alcançada com sucesso. Você não consegue parar de procurar pistas, fazer pesquisas na web, criar teorias para conseguir um rico dinheirinho em troca dessas informações valiosas. Mesmo que isso signifique expor a vida de outra pessoa em um aplicativo de fofoca – sim, você também consegue fazer isso.

    Do Not Feed the Monkeys 2099 é, apesar de simples, um jogo bem desafiador. É importante ficar atento às várias situações a sua volta, como pessoas indesejadas aparecendo na sua casa e as contas que você precisa pagar, além de se manter no fluxo para comprar cada vez mais câmeras de segurança e monitorar os espécimes.

    É fácil se perder, pois a alimentação do seu personagem acaba muito rápido, você sente sono muito facilmente e, por vezes, é quase impossível acompanhar as câmeras e manter as contas em dia ao mesmo tempo.

    Portanto, jogar com sabedoria, mantendo a geladeira cheia de comida e dormindo uma quantidade razoável de horas, acaba sendo o balanço para acompanhar pelo menos algumas janelas ao longo da madrugada e do turno da manhã.

    REVIEW - Do Not Feed the Monkeys 2099 é sátira criativa e irresistível
    Créditos: Divulgação / Fictiorama Studios

    Essa necessidade estratégica causa um efeito catastrófico no cérebro de quem está jogando, que se vê como um viciado em cassinos tentando vencer só mais um pouquinho enquanto os dias passam sem ao menos conseguir acompanhar tudo o que acontece. O looping em que nos vemos inseridos, muito parecido com o que vivemos nos dias atuais com as redes sociais, causa uma sensação de déjà vu constante, mas é impossível parar de jogar.

    A Fictiorama Studios, empresa desenvolvedora do game, merece os parabéns pelo texto sagaz e ácido com que o jogo é conduzido. A cada novo dia você recebe uma newsletter, por assim dizer, com acontecimentos daquele dia a serem acompanhados. Cada notícia é mais engraçada que a outra e, esse texto extremamente bem lapidado e trabalhado perpassa, também, os diálogos nas câmeras de segurança.

    Mesmo que a proposta seja a busca de pista e o estímulo a um “voyeurismo” amador, é no texto e na construção dessas conversas que mora o grande acerto de Do Not Feed the Monkeys 2099. O trabalho narrativo é muito bem desenvolvido, não sendo repetitivo. Apesar de você repetir tarefas diariamente, o jogo encontra formas de abordar novos assuntos, fazer sátiras a grandes figuras e acontecimentos reais, tornando toda a narrativa estimulando e realmente divertida.

    Créditos: Divulgação / Fictiorama Studios

    Ao contrário de outros games narrativos em que a recompensa, algumas vezes, não vale o esforço, aqui cada descoberta é melhor do que a outra. Seja por acompanhar a briga de um morador com seu robô inteligente ou ver uma psiquiatra hipnotizar uma mulher e transformá-la em uma galinha: diversos são os acontecimentos que beiram ao bizarro e que mantém o jogador realmente envolvido pelo game.

    Outras atividades adicionais também são bem interessantes e complementam a narrativa principal. É o caso dos aplicativos de chat, investimentos e o de compras. Cada inserção possui suas próprias regras e segue um cronograma para que funcione. Há diversas ações a serem feitas durante a jogatina, o que torna o game muito mais do que apenas vigiar as câmeras.

    No fim do dia, toda a mensagem de Do Not Feed the Monkeys 2099 funciona muito bem. Uma sátira criativa, divertida e totalmente irresistível. É impossível não ficar viciado no game, que pode ser jogado também no modo relax depois de alcançar determinado nível na história principal, o que garante que você poderá aproveitar um pouco mais as histórias e animações que se passam nas câmeras.

    Veredito

    Mesmo não trazendo grandes mudanças na dinâmica principal do game, Do Not Feed the Monkeys 2099 é uma continuação do game de 2018. Com diversos novos features e modos, além de novas estéticas e atividades, o jogo é ótimo e extremamente viciante.

    Para quem gosta de jogos narrativos, mas também de games em que você tenha que administrar recursos e pensar de forma estratégica, esse jogo é uma opção perfeita!

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Do Not Feed the Monkeys 2099

    Lançamento: 25 de maio de 2023

    Desenvolvedor: Fictiorama Studios

    Publisher: Joystick Ventures

    Plataformas disponíveis: PC via Steam

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Narrativo, Indie, Simulação, Estratégia

    Idiomas: Inglês, Espanhol, Alemão, Coreano, Russo, Chinês simplificado

    Preço: R$ 46,99

    spot_img

    Artigos relacionados