More

    REVIEW – Detective Pikachu Returns: uma aventura divertida no mundo de Pokémon

    Detective Pikachu Returns foi lançado no dia 6 de outubro exclusivamente para Nintendo Switch. O novo jogo da Nintendo traz Detetive Pikachu e Tim Goodman como parceiros em um novo mistério associado ao roubo de uma joia.

    Após o desaparecimento de Harry Goodman, pai de Tim e parceiro de Pikachu, a dupla segue sem grandes pistas a respeito de seu paradeiro. O novo game traz um contexto do que aconteceu no capítulo anterior, ao passo que apresenta um novo caso para a audiência.

    Ao longo da gameplay você deverá coletar pistas, entender mais sobre a missão e criar arquivos para direcionar todas as suas descobertas em um só lugar. Detetive Pikachu e Tim são parceiros inseparáveis, que trabalham juntos para salvar o dia e ajudar a população de Ryme City.

    Análise Detective Pikachu Returns

    Começo esse review dizendo que sempre quis jogar Detective Pikachu. Não tive a oportunidade de conferir o primeiro game, então estava bem ansiosa para curtir essa nova aventura no Nintendo Switch.

    Jogos de história elaborada e com uma modalidade estilo point and click são realmente o meu estilo de game, então a proposta de Detective Pikachu Returns realmente se assemelha ao tipo de jogo que estou acostumada a curtir. Coloque aí um plus de que a história se passa no contexto de Pokémon e você tem a minha total atenção!

    Detective Pikachu Returns se passa após os acontecimentos do primeiro game lançado em 2016 para Nintendo 3DS. Na história, Pikachu e Tim continuam sem saber o paradeiro de Harry, o que mantém a dupla em uma constante busca pela verdade. Ambos se tornaram celebridades em Ryme City após resolverem o caso envolvendo Pokémon que estavam agindo de forma estranha na cidade.

    REVIEW - Detective Pikachu Returns: uma aventura divertida no mundo de Pokémon
    Créditos: Divulgação / Nintendo

    Entretanto, novas situações começam a pipocar em Ryme City. A primeira é o roubo de uma joia, que acaba chamando a atenção de Tim e Pikachu. Depois, a história se desenrola para o plot principal da trama, que se conecta com os acontecimentos do primeiro jogo.

    Cada arco possui quebras com falas narradas por Tim que conduzem o contexto que veremos a seguir. Ao longo da jornada, é possível encontrar outros Pokémon, desbravar diferentes cenários de Ryme City e ser agraciado com o bom humor do querido Detetive Pikachu.

    Quando falamos da jogabilidade, Detective Pikachu Returns flui muito bem, sem travamentos ou dificuldade na hora de conduzir os personagens. Inclusive, quando Pikachu está usando algum outro Pokémon como montaria, é possível ter uma mobilidade um pouco mais rápida e divertida. Esse foi um ponto que eu gostei bastante, principalmente por poder utilizar os poderes desse outro Pokémon durante a gameplay.

    A câmera do game fica um pouco confusa em determinadas situações, pois não conseguimos controlar essa parte. Ela é automática, se adequando conforme os personagens vão se movimentando. Em certos momentos, quando temos que ir até o fundo de algum espaço, por exemplo, a câmera acaba demorando um pouquinho para ajustar, mas nada que estrague a experiência.

    REVIEW - Detective Pikachu Returns: uma aventura divertida no mundo de Pokémon
    Créditos: Divulgação / Nintendo

    A história de Detective Pikachu Returns em si é um pouco lenta, mas isso acaba sendo bem resolvido com as várias dinâmicas ao longo da trama. Por mais que boa parte do trabalho seja recolher depoimentos e buscar pistas, o que pode parecer um pouco repetitivo, o jogo sempre acha formas de trazer um elemento diferente em cada fase, evitando ficar sempre na mesmice.

    Posso usar como exemplo, sem grandes spoilers, uma fase que se passa dentro de um ambiente fechado. Você precisa recolher pistas e evitar ser visto, o que é algo que você fará em outros momentos, mas aqui especificamente há a possibilidade de contar com a ajuda de um outro Pokémon para tornar tudo mais dinâmico.

    A possibilidade de trocar entre o Tim e o Pikachu também é bem divertida, visto que você não fica preso apenas no personagem do Tim e pode curtir um tempo maior ao lado do Pikachu, que é a estrela do show.

    Outro ponto importante em relação à história é o fato das cutscenes complementarem muito bem os acontecimentos ao longo da trama. Elas são adicionadas no meio das missões, tornando todo o mistério mais interessante. Porém, vale ressaltar que os plot twists não são tão eficazes, o que pode deixar o jogador um pouquinho frustrado por descobrir a história muito rapidamente.

    Vi muitas pessoas falando que os gráficos do jogo não são bonitos e confesso que isso não me incomodou. Vindo de uma leva de games como Pokémon Legends Arceus e Pokémon Scarlet & Violet, em que tivemos uma falta de polimento nos gráficos, acredito que o design aqui funciona muito bem dentro da proposta. Não senti queda de FPS em nenhum momento, tampouco algum Pokémon pareceu mal finalizado.

    REVIEW - Detective Pikachu Returns: uma aventura divertida no mundo de Pokémon
    Créditos: Divulgação / Nintendo

    Acredito que a grande estranheza se concentre nos detalhes dos personagens humanos. Em algumas cutscenes a diferença do trabalho de voz e das animações dos personagens fica mais evidente, o que pode causar essa sensação. Entretanto, não é nada que tenha me incomodado, sendo bem sincera.

    Também não há tempo de carregamento muito longo entre uma área e outra do mapa. Entrar em locais como o café, na delegacia, na mansão, no parque… tudo flui muito rapidamente, o que é um ponto extremamente positivo.

    Esses jogos mais narrativos e sem tanta ação podem não ser a preferência de todo mundo, afinal é um modelo mais voltado para quem gosta de jogos com uma pegada mais de novela mesmo, com uma progressão mais lenta. Entretanto, para quem é fã do gênero e gosta de gameplays de mistério estilo Hercule Poirot e Sherlock Holmes, com certeza é uma boa escolha.

    No que Detective Pikachu Returns se propõe ele é bem eficiente. Um game divertido, visualmente fofo e com uma boa duração. É possível virar a história principal em 12 horas, o que é uma quantidade de tempo boa para um jogo desse tipo.

    É uma pena ele não estar localizado em português, pois acredito que poderia fazer bastante sucesso entre o público brasileiro.

    Veredito

    Detective Pikachu Returns é uma gracinha! É um cozy game que combina totalmente com o Nintendo Switch e permite que você seja levado pela história de parceria entre Tim e Pikachu. Com ótimos cameos e uma boa dinâmica, o jogo da Nintendo é uma aventura super divertida.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Detective Pikachu Returns

    Lançamento: 6 de outubro de 2023

    Desenvolvido por: Game Freak

    Publicado por: Nintendo

    Plataforma: Nintendo Switch

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Aventura, RPG, Puzzle

    Idiomas: Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês

    Preço: R$ 249,00

    spot_img

    Artigos relacionados