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    REVIEW – A realeza é desafiada no episódio Heresia, de Destiny 2 

    O episódio Heresia de Destiny 2, jogo desenvolvido pela Bungie, não está apenas encerrando mais uma etapa de uma história que ganhou diversos capítulos e quase 30 temporadas de conteúdo.

    Lançado em 4 de fevereiro e com duração até meados de julho deste ano, o terceiro e último episódio que abrange o conteúdo da DLC A Forma Final (The Final Shape) leva os jogadores para um ambiente conhecido por veteranos, oportunizando aos mais novos visitar um dos locais mais icônicos da franquia.

    A história do episódio é sobre o último eco que se soltou do viajante, conectou-se ao encouraçado, modificando-o de uma forma jamais vista e incorporando as memórias de Oryx, o Rei dos Possuídos, sendo assim denominado de O Eco do Navegador. Nesta tarefa coube ao nosso guardião desbravar o local com a ajuda de Eris Morn, O Derivante e a Tenente Sloane para revelar os seus segredos.

    A primeira atividade episódica é o Submundo, onde iremos avançar por três locais do Encouraçado realizando eventos, enfrentando minichefes, descobrindo segredos e procurando os colecionáveis de diversos tipos, todos relacionados a lore da Colmeia. A conclusão de cada cenário oferece melhorias para o seguinte, o que em conjunto com as vantagens oferecidas pela placa de formação oferecem boas opções para continuar desbravando a nave trono, adquirir as recompensas em equipamentos, armas lendárias ou adeptas.

    O que achei interessante no Submundo é sua flexibilidade, pois podemos realizar em um modo normal, especialista ou exploração, sendo esse último a melhor forma de encontrar os colecionáveis, itens que são necessários para adquirir o triunfo Herege disponibilizado durante o episódio.

    A segunda atividade lançada foi a corte das lâminas, que funciona no formato de time attack com boss battle, e quanto mais chefes forem derrotados no período de tempo estabelecido melhores serão as recompensas adquiridas.

    Essa considero a mais interessante entre as novidades porque é uma referência à Corte de Oryx que conhecemos no primeiro jogo e boa parte da comunidade não teve oportunidade de jogar. Além disso, esse estilo de time attack é muito divertido, pois em cada cenário são inseridos diferentes modificadores, desafios para adquirir vantagens e pode servir como um ótimo local para testar builds ou catalisar alguma arma de interesse.

    A história do episódio me agradou bastante, pois eleva Eris Morn, uma antiga guardiã que se tornou uma híbrida entre humana e ser da Colmeia, a um patamar de seres poderosos como a trindade de deuses do Fundamento e Mara Sov, a Rainha dos Despertos com a criação de seu mundo trono, um universo de bolso existente no Plano Ascendente.

    Essa personagem que conhecemos no primeiro Destiny pouco tempo após a derrota de seu esquadrão para as forças de Crota, a perda de sua luz e, diversas aventuras depois, se tornar a primeira heresiarca é um passo interessante no seu arco de desenvolvimento individual, abrindo muitas possibilidades do que pode acontecer no futuro quanto a lore da Colmeia neste universo.

    Para combater as ameaças do Encouraçado: Um arsenal de Heresia

    As armas episódicas são temáticas da Colmeia com um visual bem peculiar, mas não deixam de ter o seu charme, principalmente quando combinadas com o conjunto de armadura da lâmina do apóstata lançado, ou o conjunto do navegador disponível no passe da temporada.

    A cada ato de Heresia foi disponibilizado uma parte do arsenal começando pela Adamantita (Rifle de Assalto), Psicopompo (Lança Granada), Gume Abissal (Espada), Olhos Desvendados (Fuzil de Fusão Linear) e Olho do Observador (Metralhadora) no primeiro ato, e A Divisão (Pistola), Imago Espelhada (Submetralhadora), Recusa do Chamado (Gládio), Arrebol (Fuzil de Fusão) e Anamnese (Arco de Combate) no seguinte.

    Leia também: Destiny 2: A Forma Final – Ecos inicia com surpresas e nostalgia

    O foco elemental neste conjunto de armas é dividido entre arco (eletricidade), filamento e vácuo que estão relacionados às vantagens disponíveis na tábula da ruína, o artefato sazonal. Além das armas, novos perks muito interessantes foram inseridos como o Tempestade Retumbante (arco) que garante uma carga de raio a cada eliminação, Olhar Debilitante que – ao mirar por um curto período – o próximo disparo causa enfraquecimento, e o Desmoralização que aplica este efeito ao derrotar inimigos com dano de precisão.

    Eu acredito que algumas das armas sazonais têm potencial para continuar sendo uma boa opção a longo prazo no Destiny 2, como o caso da Anamnese que tendo uma combinação espoleta + munição desestabilizadora ou espoleta + desmoralização acaba sendo de grande utilidade para builds de arco para carga de raio ou para vácuo de controle de grupo através do status de enfraquecimento.

    Outras armas que seguem esse exemplo são o Olho do Observador com Nascente + Tempestade Retumbante, Divisão com Corrente de Turbilhão + Disparo Voltaico, Imago Espalhada na combinação Subsistência + Filhote e a Adamantita contendo Reciprocidade + Ciclo da Vida, sendo essa última uma excelente opção secundária de armamento de suporte ao lado da Sem Hesitação (Campanha A Forma Final) quando criada com a combinação Medicação + Ciclo da Vida ou Medicação + Incandescente.

    Além das armas sazonais, foram lançadas novidades no arsenal da vanguarda com a pistola de vácuo com assistência de foguete A Lotófaga e o retorno do canhão de mão O Palíndromo, que foi reformulado. Nessas armas os novos perks estão inseridos, então adquirir um exemplar da pistola ou canhão com algum deles é um bom reforço quando se trata de opções para combate.

    Heresia: O episódio da tempestade

    Como citado anteriormente, os elementos da temporada são filamento, arco e vácuo tendo uma maior ênfase aos dois últimos que receberam novos aspectos distribuídos entre as classes Caçador, Arcano e Titã.

    Para o Caçador foi acrescentado o aspecto À Espreita na subclasse de vácuo Predador Noturno. Esse aspecto é voltado para a capacidade de conseguir o status de invisibilidade para o personagem que, ao derrotar um inimigo marcado enquanto estiver assim, solta uma marca de fumaça elemental que melhora o dano, e para os aliados concede invisibilidade.

    A combinação que realizei teve sincronia com a minha forma de jogar e melhor sinergia entre equipamentos, armas e aspectos. Utilizei o torço exótico Cota de Malha do Falcão Gerifalte que pode ser adquirido ao possuir o pacote de campanha A Bruxa Rainha. Com esse equipamento, e utilizando armas de vácuo para melhorar o dano, consegui completar atividades de nível elevado como O Anoitecer no nível Grão Mestre, e masmorras de nível mestre quando disponíveis na rotação semanal.

    Outra exótica muito interessante é o torço Omnioculus, cuja vantagem também envolve a invisibilidade. O efeito é potencializado quando utilizado com o novo aspecto, sendo útil para a sobrevivência do seu guardião e do restante da equipe.

    Quanto à subclasse do Condutor da Tempestade do Arcano a novidade foi o aspecto Sentinela Iônica que, ao eliminar inimigos com dano elemental por habilidades ou armas, preenche as cargas de uma torreta de arco que cega inimigos ao ser conjurada em campo, causa dano e acumula cargas de raio a cada acerto.

    Nessa classe praticamente tudo se torna uma questão de circunstância porque esse aspecto combina de forma perfeita com qualquer exótica, seja equipamento ou arma, e consegue ser altamente efetivo para dano, controle de grupo e impulso elemental em fases de dano em chefes.

    Essa plasticidade fica evidente quando utilizei a manopla Artista de Fuga, que foca em melhorar o controle de grupo com a utilização da alma de arco gerada ao comprimir a granada; a Estrela Cadente Solar, que gera traços iônicos mais rápido permitindo invocar a sentinela iônica com mais frequência; além da Coroa das Tempestades, que melhora o super Transe Tempestuoso e a bota Estabilizadores Geomagnéticos focada na segunda super Alcance do Caos.

    Por fim, a subclasse Combatente do Titã recebeu o aspecto Fortaleza da Tempestade que, ao utilizar qualquer forma da barricada, concede cargas de raio para o personagem e seus aliados. Além disso, ficar atrás dela irá manter a recarga desse efeito.

    Da mesma forma que ocorreu com o arcano, as exóticas e armas voltadas para o elemento de arco são potencializadas, e as que se tornaram excelente opção foram o torço exótico Coração da Estrela Cadente, que aumenta o dano da super Trovoada; o capacete Um Crânio Insuperável focado no ataque corpo a corpo e utilizá-lo com sua carga de raio pronta irá tornar tudo muito mais divertido. Além delas, outra opção que gostei muito de combinar com essa versão atualizada do Titã de arco foi o torço Propulsão Nociva, que ao ativar a barricada lançará seis foguetes em direção aos inimigos próximos.

    Na classe Titã existem duas formas de barricada, sendo a primeira a alterosa que cria um escudo completo e a outra opção é aliada, que se torna uma cobertura permitindo atirar por cima dela. Geralmente se utiliza a segunda versão, mas com a manopla exótica Baluartes de Citan é possível optar pela primeira, pois o seu efeito possibilita atirar através da proteção, atingir os inimigos e se torna uma ótima opção para momentos com fase de dano nos chefes de masmorras e incursões.

    Leia também: Destiny 2: episódio Ecos traz um arsenal de novidades interessantes

    Doutrina Apartada: O mistério dos Horrores

    No episódio Heresia foi lançada a masmorra Doutrina Apartada disponível no dia 7 de fevereiro e, seguindo o que ocorreu em Domínio de Vésper, houve as 48 horas de modo disputa que elevaram a dificuldade da atividade, tendo como recompensa de conclusão a arma exótica Trado da Finalidade como conquista garantida.

    Infelizmente não consegui realizar essa conquista durante a estreia, que além da arma era possível receber um emblema exclusivo da masmorra. Entretanto, após algumas conclusões, adquiri o exótico que é um fuzil de fusão linear muito útil.

    Sua habilidade especial consiste em poder lançar uma torreta solar chamada Escriba da Ruína, que pode atacar adversários de forma aleatória ao mirar em tiro livre e, quanto mais alto o lançamento, maior alcance. Caso queira um alvo específico é necessário mirar nele e o foco será individualizado.

    Como é esperado no formato das masmorras em Destiny 2 são três encontros que irão recompensar os jogadores com armaduras, armas exclusivas da atividade e dois baús secretos, com o primeiro sendo possível encontrar ao longo do percurso, e o segundo como conquista da jornada relacionada à história.

    A narrativa está relacionada ao evento que ocorre na pirâmide após a derrota de Rhulk na incursão Voto do Discípulo, com a chegada de um outro ser em busca de um segredo muito maior que está enterrado no local enquanto também iremos conhecer mais profundamente a respeito da criação dos Horrores, seres que surgiram através das mãos da Testemunha.

    Acredito que Doutrina Apartada é uma masmorra que tem sua complexidade, principalmente porque suas mecânicas envolvem a combinação de símbolos com movimento de luzes, leitura de códigos e por fim um puzzle que é necessário esconder a verdade de Kerrev, Que Se Apagou – o chefe final.

    Apesar do desafio, é possível completá-la de forma eficiente em grupo e no modo solo, sendo importante quando for desbravar a pirâmide sozinho estar com um conjunto de equipamentos que permita ter uma boa sobrevivência pela quantidade de inimigos que irão surgir no caminho.

    Uma guerra de veículos: Metal Pesado

    Após o lançamento da campanha episódica, ocorreu um evento semanal focado no modo PvP do jogo chamado de Metal Pesado, que essencialmente é uma batalha de veículos com brigues e tanques em times de 3×3.

    Geralmente não sou muito focado nas atividades multijogador competitivas, mas essa especificamente me chamou muito a atenção e me garantiu um divertimento muito satisfatório durante a semana que esteve disponível.

    Ainda nesse período foi possível conhecer o novo layout para os eventos que irão acontecer no futuro, podendo tudo ser acessado diretamente da aba de jornadas do menu do jogador e também quando necessário no vendedor específico que estiver disponível relacionado ao evento.

    Um mistério sobre o futuro: O Rito dos Nove

    A derradeira novidade do episódio Heresia é o Rito dos Nove, que está em andamento até a data de lançamento da nova expansão Confins do Destino (previsto para 15 de julho), tendo como função ser uma introdução dos próximos passos na história com o retorno da Emissária dos Nove com mais um desafio para o nosso guardião.

    Durante esse período as masmorras Pináculo da Sentinela, Fantasmas das Profundezas e Profecia estarão em rotação no setor da Eternidade com versões reformuladas de cada uma em três dificuldades distintas.

    A versão mais fácil é chamada de exploração cujo funcionamento é para conhecer as mecânicas das masmorras, com uma explicação breve de cada um dos itens e como utilizá-los para completar as etapas de avanço, mas não estão inseridos os novos desafios criados no rework da atividade.

    O modo Eternidade é onde são apresentados as novidades como, por exemplo, um chefe a mais na primeira etapa do Pináculo da Sentinela, ou em Profecia enfrentar um Recruta da Testemunha após o primeiro encontro e no final do segundo. Durante a atividade nesse nível cada fase tem um desafio ouro e prata, sendo o primeiro completar sem morrer e o segundo com apenas duas mortes, afetando a qualidade das recompensas recebidas.

    O nível ultimato é a versão day one acrescentada na reformulação das masmorras, e nesse nível os inimigos são mais difíceis e os chefes possuem mais vida, com um dos encontros tendo um desafio de tempo que exige mais agilidade na execução das mecânicas.

    A respeito dessa dificuldade elevada acredito que seja uma forma muito interessante de preparar um esquadrão para as futuras atividades que terão um day one em seu lançamento, com a adversidade a mais de aprender as mecânicas durante o processo.

    Incursão Limiar da Salvação: A Divina Comédia de Destiny

    Demorou muito tempo para que eu a concluísse, mas finalmente realizei a incursão Limiar da Salvação, uma atividade que precisa realizada com um esquadrão de seis pessoas e determina o end game da campanha A Forma Final em concomitância à atividade Excisão, pois ao terminar a incursão recebemos uma chave para um baú extra que pode ser aberto na conclusão da missão, que comporta um grupo de doze pessoas.

    Para jogadores solo como foi o meu caso, realizar esse tipo de atividade é gratificante e fico muito agradecido a todos os outros guardiões que formei equipe para aprender as mecânicas, sincronizar os movimentos e finalmente concluir cada encontro até o confronto com o boss final.

    A história dessa atividade é sobre como os nossos guardiões interromperam o processo da forma final como uma invasão ao monólito da grande vilã da lore inserido dentro do Viajante.

    A incursão é composta por cinco encontros: O Substrato, Arauto da Finalidade, Repositório, Veracidade e a luta com A Testemunha. As mecânicas dos encontros envolvem desafios de tempo, obtenção de ressonâncias, formas geométricas e até um puzzle com referência ao mito da caverna de Platão, sendo considerada a atividade mais difícil nessa categoria no jogo.

    Cada local possui uma representação estética diferente e sua própria simbologia representando alguma forma de sofrimento, como é descrito nos círculos do inferno da obra de Dante Alighieri e se torna um excelente paralelo com as aspirações da vilã final da saga de luz e treva.

    Leia também: Episódio Retorno reformula conteúdos e avança com a história em Destiny 2

    E, para o futuro, os Confins do Destino

    Por fim, era inevitável falar sobre o que virá a seguir neste jogo que chegou a uma década de existência e se prepara para muito mais história para contar com o lançamento da nova expansão Confins do Destino.

    O que espero principalmente ao pensar nas mudanças que irão ocorrer é, além de uma nova história, uma estrutura de jogo completamente diferente do que estamos acostumados com a chegada das armaduras 2.0, que irá influenciar de forma abrangente o buildcraft de Destiny 2 e essa novidade considero muito empolgante pela possibilidade do que poderá ser criado tanto para suporte, quanto para dano.

    Veredito

    Heresia encerrou uma fase muito importante do universo de Destiny tanto para a história, quanto para o jogo, tornando a expansão A Forma Final como um todo um conteúdo que considerei muito interessante.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

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    Assista ao trailer de lançamento do episódio Heresia:

    Ficha técnica de Destiny 2: A Forma Final

    Lançamento: 4 de junho de 2024

    Desenvolvido e publicado por: Bungie

    Plataformas: PC (via Epic Games Store e Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S

    Gêneros: Cooperativo, Mundo Aberto, Tiro em Primeira Pessoa (First Person Shooter – FPS)

    Idiomas: Alemão, Chinês (simplificado), Chinês (tradicional), Coreano, Espanhol, Espanhol (México), Francês (França), Inglês, Italiano, Japonês, Polonês, Português (Brasil), Russo

    Preço: Edições a partir de R$ 189,99. Jogo base Destiny 2 disponível gratuitamente em todas as plataformas.

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