More

    REVIEW – Um passo de cada vez, Baby Steps oferece uma experiência psicodélica

    Quando foi anunciado em 2023 durante uma edição do Devolver Direct, Baby Steps ganhou a curiosidade de muitos jogadores e, dois anos depois, no dia 23 de setembro o jogo chega para PlayStation 5 e PC via Steam.

    O lançamento está sendo realizado pela distribuidora Devolver Digital, conhecida por publicar jogos independentes como Cult of The Lamb e Trek To Yomi. Baby Steps é resultado do trabalho em equipe dos desenvolvedores Gabe Cuzillo, Maxi Boch e Bennett Foddy, responsáveis por criar Ape Out.

    A história aqui é sobre Nate, um homem desempregado que está em sua casa quando, sem aviso algum, é transportado para um outro mundo que vai ser explorado um passo de cada vez.

    Jogar Baby Steps foi uma das experiências mais peculiares que tive durante a minha vida gamer por ser um simulador de caminhada bem diferente do que já se conhece do gênero, podendo destacar isso pela sua mecânica principal.

    Caminhar em qualquer jogo de videogame é um movimento inconsciente independente do gênero, mas no caso do recente título da Devolver isso se torna algo particularmente desafiador porque andar exige uma combinação de movimentos coordenados e replicar isso em um controle se torna uma proposta muito interessante, sendo a física de Baby Steps o seu primeiro ponto positivo que nos deparamos.

    Naturalmente uma jogabilidade tão única como essa vai gerar frustrações de início porque cada botão é o movimento de uma das pernas do personagem e demora um pouco de tempo para poder se acostumar, compreender e adquirir o próprio ritmo para iniciar o avanço na experiência. Apesar de achar a jogabilidade muito única, ser muito interessante e capaz de incentivar a ter uma boa orientação espacial, causa alguma estranheza a ausência de fluidez no movimento dos membros superiores, se tornando um incômodo estético mas que não interfere na jogabilidade.

    E partindo dessa proposta começamos a exploração um passo de cada vez, um tombo de cada vez. Há situações em que ocorrem quedas bem longas, nos restando apenas recomeçar para alcançar algum ponto de interesse, resultando no despertar da nossa curiosidade sobre o que está acontecendo nesse mundo e como o protagonista Nate foi parar nesse lugar.

    Enquanto vamos nesse passo a passo não existe um tutorial do que fazer, por onde seguir ou sequer um mapa que vai nos dar alguma orientação, mesmo que na história Nate rejeite quando lhe oferecem um. Isso nos leva para uma exploração muito mais intuitiva, incentivando a dar atenção aos elementos disponíveis ao nosso redor, como placas ou alguma coisa que aparente ser diferente do esperado no cenário.

    Os elementos visuais do jogo são bons principalmente quando observamos a diversidade de relevo que existe no cenário onde quase tudo com o ângulo certo pode ser alcançado. Quanto ao design dos personagens também é algo a se elogiar, e é muito importante ressaltar que o jogo antes de ser iniciado tem um aviso sobre a existência de conteúdo de nudez, oferecendo a opção de ocultar isso através das opções do menu.

    Outro aspecto técnico que particularmente me chamou a atenção foram os elementos relevantes que me ajudaram a encontrar o meu próprio ritmo na progressão do jogo: o design de áudio e a trilha sonora, recursos que oferecem um ambiente tranquilo para nos situar nas mecânicas, aproveitar o que é oferecido de bonito no cenário e uma camada de imersão que vai tornar a jornada muito mais divertida.

    A história vai surgindo de acordo com a nossa exploração, o que se torna muito interessante enquanto o próprio Nate vai buscando desvendar os eventos que vão acontecendo durante o avanço do enredo que, em uma primeira camada, tem como tema a autodescoberta. Mas em uma análise mais profunda podemos pensar sobre outros assuntos, como o significado do que estamos fazendo em nossas vidas, onde perdemos tempo nessa busca ou se isso vai resultar em algo que vamos considerar satisfatório.

    Veredito

    Baby Steps é um jogo que não vai agradar de imediato pela necessidade de adaptação, mas com um pequeno passo de cada vez, é um game que vai te conquistar com uma aventura diferente de muitas coisas que um jogador poderia experimentar.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!

    Assista ao trailer:

    Ficha técnica de Baby Steps

    Lançamento: 23 de setembro de 2025

    Desenvolvido por: Gabe Cuzzillo, Maxi Boch e Bennett Foddy

    Publicado por: Devolver Digital

    Plataformas: PC (via Steam) e PlayStation 5

    Número de jogadores: 1

    Gêneros: Aventura, Casual, Simulador de Caminhada

    Idiomas: Português (Brasil), Inglês, Francês, Alemão, Espanhol (Espanha), Japonês, Coreano, Russo, Chinês simplificado, Chinês tradicional

    Preços: Ainda não divulgados

    spot_img

    Artigos relacionados