O Pac-Man sombrio explodiu a mente da audiência ao ser apresentado na série animada Secret Level e agora promete fazer o mesmo no intenso e desafiador jogo Shadow Labyrinth. O novo game da Bandai Namco está previsto para ser lançado em 18 de julho de 2025 para PC, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
A convite da empresa, pude conferir a versão de prévia para PC que contemplou três momentos diferentes da gameplay desse novo metroidvania, com duração de cerca de 90 minutos para superar os desafios que tive acesso.
O primeiro contexto do jogo mostra uma espécie de vilarejo com alguns personagens que tudo indica que serão importantes para a narrativa e a dupla protagonista, Espadachim nº 8 e Puck, nome original de Pac-Man que foi modificado quando o game foi lançado nos Estados Unidos para evitar trocadilhos com aquele palavrão que começa com a letra F (se você assistiu ao filme Scott Pilgrim Contra o Mundo já sabia disso). Já há também um bom vislumbre de puzzles ambientais.
O ano é 3333, e Puck invoca o protagonista num mundo alienígena misterioso. O game é a continuação do que foi visto no episódio Pac-Man: Circle da série Secret Level, do Prime Video. O enredo desse game de ação e plataforma 2D envolve explorar, batalhar e se transformar num verdadeiro predador alfa para completar o real objetivo por trás dessa invocação e por que Puck precisou sumonar o Espadachim nº 8.
Um segundo save foi liberado já com algumas habilidades intermediárias disponíveis. Isso possibilitou explorar um momento do jogo com caminhos que levaram a quebra-cabeças nos ambientes envolvendo algo mais próximo da gameplay arcade clássica de Pac-Man em que controlamos Puck sobre trilhos, e uma sequência de combates com hordas de inimigos para desbloquear os locais seguintes após derrotar cada grupo.
Esse save resumiu bem a gameplay geral do jogo, pois trouxe boas dinâmicas de plataforma, puzzles e combates contra inimigos pequenos e minibosses, além de também dar acesso a alguns teletransportes para ampliar a noção de como será a exploração no game final e a satisfação de enfrentar um chefe que impõe dificuldade considerável.
O terceiro momento de Shadow Labyrinth foi um combate contra um grande e desafiador chefe chamado Jen Hybri, que possui uma longa barra de vida e o triplo do tamanho do protagonista. O boss impõe bastante dificuldade, especialmente porque seu crânio funciona como escudo, de modo que nessa área não é possível causar dano.
A progressão é bastante agradável pelos ambientes que honram os desafios trazidos pelos melhores metroidvanias existentes. No entanto, a curva de aprendizado é um tanto complexa, pois há uma árvore de habilidades passivas e ativas para equipá-las, e para ataques especiais também é possível usar apenas um por vez, obrigando você a alterná-los ao pressionar o gatilho esquerda (ZL / LT) e o stick direito e o esquerdo, a depender de qual tipo de atributo você vai administrar.
Fazer essa troca em meio ao combate é complexo, exigindo bastante prática para pegar o jeito e saber qual o momento mais adequado para realizá-la com base na movimentação dos chefes.
Isso por um lado é positivo porque se diferencia de vários metroidvanias em que as habilidades são mais simples de alternar sem necessitar de um menu de seleção rápida, mas por outro pode afastar quem espera uma jogabilidade mais direta ao ponto. Eu particularmente demorei um pouco para me acostumar, mas depois considerei um aspecto interessante.
Outro elemento que adiciona boas doses de desafio é que diversas ações consomem energia especial ao serem realizadas. Por exemplo, recuperar vida, esquivar e usar ataques especiais (inclusive o maior de todos, conhecido como GAIA Transform, ao pressionar os joysticks direito e esquerdo juntos).
Ou seja, é preciso sempre estar de olho no medidor ESP e usar cada movimento com estratégia, especialmente porque uma vez descarregado é preciso esperar ele recarregar por completo para conseguir usar qualquer coisa que consuma energia.
Por fim, vale destacar que o novo jogo do Pac-Man também apresentou gráficos bonitos e performance sólida nessa versão prévia para PC.
Shadow Labyrinth até aqui se mostrou surpreendente e uma ótima maneira de levar a clássica franquia Pac-Man a novos e obscuros ares. A experiência segue a cartilha do gênero metroidvania, mas também traz elementos próprios que somente o “Come-Come” poderia agregar a essa desafiadora aventura cheia de mistérios.
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Assista ao trailer:
Ficha técnica de Shadow Labyrinth
Lançamento: 18 de julho de 2025
Desenvolvido por: Bandai Namco Studios Inc.
Publicado por: Bandai Namco Entertainment Inc.
Plataformas: PC (via Steam), Nintendo Switch, Nintendo Switch 2, PlayStation 5 e Xbox Series X|S
Número de jogadores: 1
Gêneros: Ação, Aventura, Metroidvania, Plataforma 2D
Idiomas: Português (Brasil), Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol (Espanha), Espanhol (América Latina), Chinês simplificado, Chinês tradicional, Japonês, Coreano
Preços: Versões a partir de R$ 148,50 (PC) e R$ 149,50 (consoles)