The First Slam Dunk é um longa-metragem escrito e dirigido por Takehiko Inoue. O longa se encontra disponível na plataforma de streaming Netflix.
Sinopse
Subindo das profundezas de uma tragédia para o topo de seu jogo, Ryota Miyagi, da Shohoku High School, enfrenta seu verdadeiro teste como jogador de basquete em uma partida de campeonato cheia de adrenalina.
Análise de The First Slam Dunk
The First Slam Dunk, é um longa-metragem em anime escrito e dirigido pelo próprio mangaká Takehiko Inoue.
No filme acompanhamos a partida final do time Shohoku High School contra Sannoh Kogyo High School. O enredo do filme adapta o último arco do mangá, mas sob perspectiva do armador Ryota Miyagi.
Com isso, a trama é intercala entre o passado trágico Ryota Miyagi e a empolgante partida de Shohoku vs Sannoh.
Desse modo, o longa-metragem subverte a expectativa do fã que já conhece toda a história de Slam Dunk e traz uma nova perspectiva para a narrativa, além de realizar de maneira impecável a introdução de todo universo de Slam Dunk para quem nunca teve contato com o anime (1994) ou mangá.
A obra apresenta essa narrativa de maneira genuína e acaba não sendo cansativa em sua alternância entre passado e presente.
Confesso, que achei que o enredo poderia acabar se perdendo por optar por esse tipo de estrutura, no entanto, o filme acabou me surpreendendo positivamente com sua dinâmica ágil e eletrizante que prende atenção como para aqueles que não são familiarizados com a história.
Outro ponto que confesso que achei que o filme iria falhar logo que foram divulgados os primeiros teaser, foi em sua animação que mescla o 2D com 3D.
Não sou fã desse tipo de técnica que realiza essa junção em animes, mas em The First Slam Dunk esse preconceito foi subvertido, uma vez que o trabalho é tão bem feito que é algo realmente espetacular de ser visto em tela.
Desse modo, a animação adere ao 2D em cenas do cotidiano e ao 3D nas cenas das partidas.
Em relação, às cenas em 3D acabam não ficando esquisita na movimentação dos personagens e aqui acaba tendo um realismo na movimentação que é muito fluida e natural e não apresenta uma estranheza como já vi outras animações que aderem esse estilo em cenas de ação.
Outro destaque são as cenas da partida que são dinâmicas e rápidas e com diversos ângulos da quadra durante a partida.
A movimentação que temos da câmera em quadra é algo muito difícil de ser realizado e com uma qualidade tão espetacular, visto que a todo momento temos essa câmera fluida trazendo o ponto de vista dos jogadores, dos árbitros, da bola e do público que acompanha a partida. Tudo isso sem deixar as cenas engessadas, e sim, com uma rapidez coerente e empolgante.
Assim como nas páginas do mangá, o longa entrega uma fidelidade única a cada página da obra de maneira estonteante e brilhante.
Sério, durante o filme estava comparando as páginas dessa partida e estão fidedignas desde seu enquadramento como em sua velocidade nas páginas.
Embora o enredo mude a perspectiva da história contada do ponto de vista de Ryota, fica muito perceptível quem é o protagonista da história original para o espectador que não conhece a obra, visto que todos os personagens transmitem uma sinergia excelente na partida.
Mesmo havendo essa mudança a história de Ryota traz uma carga dramática para o enredo que acaba deixando tudo ainda mais emocionante.
Durante a projeção fiquei muito encantado com a direção, roteiro e, principalmente, com a chave de ouro que é o carisma que esses personagens transmitem e a emoção de estar em quadra diante de uma final de campeonato de modo visceral e profunda.
Veredito
The First Slam Dunk é um excelente longa-metragem que serve de exemplo de como reintroduzir uma obra tão importante para a Editora Shonen Jump à nova geração de forma avassaladora e cativante e com animação de primeira, junto de uma história que merece ser redescoberta a todos os fãs desse esporte.
5.0/5.0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Confira o trailer: