Sonic 3: O Filme já está nos cinemas de todo o Brasil. O filme é dirigido por Jeff Fowler e tem no elenco Jim Carrey, James Marsden, Tika Sumpter, Ben Schwartz, Colleen O’Shaughnessey, Idris Elba e Keanu Reeves.
Sinopse de Sonic 3: O Filme
Sonic (Ben Schwartz), Knuckles (Idris Elba) e Tails (Colleen O’Shaughnessey) se reúnem contra um novo e poderoso adversário, Shadow (Keanu Reeves), um vilão misterioso com poderes diferentes de tudo o que já enfrentaram antes. Com suas habilidades excepcionais, a Equipe Sonic busca uma aliança improvável.
Análise
O primeiro ponto positivo de Sonic 3 é sua fidelidade, não apenas à franquia de jogos da Sega, mas também à história que vem sendo desenvolvida no cinema. O terceiro filme não reinventa a roda, pelo contrário, reforça o que já foi estipulado nos anteriores, como a irmandade entre Sonic, Tails e Knuckles em um momento em que eles precisam, mais do que nunca, ser uma equipe. Da mesma forma, há a vilania exagerada do Dr. Ivo Robotnik, em cenas mais uma vez épicas de Jim Carrey.
O diretor Jeff Fowler, que está por trás da trilogia (e isso por si só já é um grande feito em uma Hollywood que substitui seus diretores a cada novo filme), consegue deixar Sonic ainda mais empolgante e cativante. Isso se dá, em grande parte, pela presença de Shadow.
O ouriço preto e vermelho funciona como um anti-herói — ele é o oposto de Sonic, bem mais sombrio e fechado devido ao seu passado. Shadow chegou à Terra há 50 anos, foi aprisionado para experimentos e, no laboratório, conheceu Maria (Alyla Browne), uma menina que se tornou sua melhor amiga, mas que acabou morrendo quando a instalação foi destruída.
É perceptível a influência das histórias de heróis nesse terceiro longa e, por mais que já tenhamos assistido a esse enredo diversas vezes, Shadow continua sendo um antagonista adorado. Tanto que o filme poderia aproveitar-se mais de sua presença enigmática. Mas, ainda assim, o momento em que ele aparece em cena é estrondoso, especialmente com Sonic. Às vezes, tudo o que queremos é ver dois seres alienígenas feitos de CGI duelando no espaço — e tudo bem.
Do mesmo modo, Sonic 3 é um filme que dialoga tanto com o público infantil quanto com o adulto. Essa versatilidade é encontrada principalmente nas piadas noventistas, como quando Knuckles se assusta com Gasparzinho ou na cena em que Carrey faz uma metalinguagem para explicar que está interpretando dois personagens, Robotnik e seu próprio avô.
É um gostinho extra para os adultos que lotam os cinemas pela nostalgia, mas o filme também relembra alguns ícones universais, como Pokémon, e faz um fanservice eficaz com Shadow usando a moto e a arma características dos jogos. A capacidade de ser intergeracional é algo que deve ser apreciado, e Fowler entende essa necessidade muito bem.
Mas é claro que nem tudo são explosões e velocidade. Sonic 3 sofre com a falta de apoio na parte dos personagens humanos. James Marsden e Tika Sumpter retornam à franquia como o casal Tom e Maddie, mas estão mais apagados do que nunca. Nem mesmo a revolta de Sonic quando Tom acaba machucado chama tanta atenção em um filme que utiliza muito pouco da conexão entre os personagens — tudo se resume a uma cena, o que deixa um pouco a desejar.
Por outro lado, é mais uma vez divertido ver Sonic, Tails e Knuckles juntos como uma equipe que está se formando e precisa aprender com suas próprias diferenças. Sonic percebe que precisa dos amigos para vencer. É aquele final com uma lição de moral que, por mais óbvia que seja, faz todo o sentido no fim das contas. E ainda tem mais Sonic por vir, com novos personagens, já que a franquia adora utilizar a artimanha da cena pós-créditos para criar o clímax. Por ora, Sonic ainda é muito bem-vindo.
Veredito
Sonic 3 consegue ser fiel à franquia, muito pela visão do diretor Jeff Fowler, que está por trás dos filmes. Com a presença de mais um personagem icônico dos jogos, o anti-herói Shadow, o filme tem o que é preciso para se manter no hype e ser ainda mais emblemático que seus antecessores.
Do mesmo modo, Jim Carrey como dois Robotniks rouba a cena sempre que aparece, criando ótimas piadas. É um filme que certamente irá agradar tanto crianças quanto adultos — se você quiser se divertir.
4,0 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Confira o trailer: