More

    CRÍTICA – Plano 75 mostra uma dura realidade sobre os idosos

    Plano 75 é um longa japonês do gênero de drama e conta com a direção de Chie Hayakawa.

    Sinopse

    A população do Japão está envelhecendo e causando muitos problemas financeiro ao país. Com uma proposta controversa, o governo cria um plano colaborativo de eutanásia para pessoas com mais de 75 anos, o Plano 75, que causará bastante discórdia.

    Análise de Plano 75

    Após terminarmos o longa dirigido por Chie Hayakawa, a sensação que fica é a de que falhamos como sociedade.

    Plano 75 vem para trazer uma questão extremamente importante: a de como tratamos mal as pessoas da terceira idade.

    O roteiro preciso da obra ataca em três frentes: a primeira, mostrando uma senhora solitária que adere ao esquema do governo japonês, por outro lado, temos um jovem atendente de classe média alta que faz o cadastro dos idosos no programa e, por fim, uma enfermeira filipina que atua de forma administrativa no Plano 75.

    A fórmula utilizada é acertada, já que nos apresenta tudo com visões bem diferentes e enviesadas ao seu modo.

    Cada um dos protagonistas vai mudando a sua forma de pensar enquanto somos bombardeados com uma mensagem poderosa de desperdiçamos nosso tempo que poderia ser melhor aproveitado com aqueles que amamos ou que precisam de atenção.

    A direção é interessante, buscando momentos niilistas e que demonstram a mesquinhez dos mais jovens. Os diálogos que mostram a falta de opção de trabalho, oportunidades e afetos daqueles que cuidaram de todos e agora ficaram isolados é cortante.

    Além disso, o sarcasmo que fica na entrelinha de que morrendo, as pessoas mais velhas estão contribuindo para um mundo melhor é horrendo e, ao mesmo tempo, fascinante, já que cria situações insustentáveis aos personagens.

    As atuações acompanham o script, já que o elenco vai em um sentido forte de morbidez. A questão da fé, ganância e a venda de pessoas para um programa terrível são uma soma forte para um filme impactante.

    Veredito

    Com uma atmosfera fúnebre, Plano 75 escancara a abordagem preconceituosa com os mais velhos, assim como bate com força no sistema capitalista que vende e lucra em cima de qualquer oportunidade, mesmo que ela seja a mais inescrupulosa possível.

    Nossa nota

    4,0/5,0

    Confira o trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados