Pequena Mamãe é um longa-metragem de 2021 que conta com a direção de Céline Sciamma. O filme está disponível nas plataformas de streaming Prime Video e HBO Max.
Sinopse Pequena Mamãe
Céline Sciamma (Retrato de Uma Jovem em Chamas) conta a história de uma menina de 8 anos que, ao ajudar seus pais a esvaziar a casa em que sua mãe cresceu, conhece outra menina da sua idade, com quem logo forma uma profunda conexão.
Análise
Pequena Mamãe é um longa-metragem intimista, que trabalha de maneira única o luto de uma família com um conceito bastante usado no cinema, mas o longa de Céline Sciamma traz um frescor para esse tipo de conceito que acaba sendo o plot twist do enredo.
Desse modo, o enredo é centrado em Nelly (Joséphine Sanz) passando o fim de semana na casa da sua avó que faleceu. Junto de sua mãe, ambas esvaziam a casa, vendo pequenas lembranças de objetos que fizeram parte da vida da mãe de Nelly.
Com isso, o longa desenvolve bem o enredo com personagens simples e poéticos em um ambiente florestal minimalista que lembra a animação O Segredo Além do Jardim.
Em relação à atuação das jovens Joséphine Sanz e Gabrielle Sanz, ambas transmitem sensibilidade e sagacidade em seus personagens e não aparentam serem crianças ingênuas diante do luto que sua família está vivendo. O longa, assim como Manchester à Beira-Mar (2016) e Drive My Car (2021) inova ao contar uma história de luto.
Apesar do longa-metragem ser bastante sutil em seu conceito, ele pode acabar não sendo para todos os públicos, sendo considerado por alguns um filme pretensioso.
No entanto, a direção de Céline Sciamma é um ótimo exemplo que mostra que dá para inovar conceitos, mesmo com poucos recursos na narrativa. Apesar da história ser simples, o longa-metragem trabalha de maneira poética e melancólica o ato de perder alguém sem dizer um último adeus.
Veredito
Pequena Mamãe é um longa-metragem poético e sublime que traz um frescor para um conceito já bastante usado no cinema, mas de maneira fantástica e única.
4,0 / 5,0
Assista ao trailer: