More

    CRÍTICA – Os Rejeitados une comédia e drama em filme excelente

    Os Rejeitados (The Holdovers) estreia nos cinemas de todo Brasil no dia 11 de janeiro. Dirigido por Alexander Payne, o filme é uma nova parceria entre o realizador e o ator Paul Giamatti, quase 20 anos após o lançamento de Sideways: Entre Umas e Outras.

    Além de Giamatti, fazem parte do elenco principal a atriz Da’Vine Joy Randolph, e os atores Dominic Sessa e Carrie Preston.

    Confira nossa crítica sem spoilers da produção.

    Sinopse de Os Rejeitados

    Um professor mal-humorado é forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal. Ele acaba criando um vínculo improvável com um deles e com a cozinheira-chefe da escola.

    Análise

    Rejeição é um dos sentimentos mais difíceis de se lidar. Entender a rejeição, e como ela gera consequências ao longo das nossas vidas, é uma jornada que, inúmeras vezes, leva a um processo de luto demorado, que nem sempre chega ao seu ato final: a aceitação.

    Os Rejeitados consegue explorar muito bem esse sentimento pela ótica dos seus personagens principais. Angus (Dominic Sessa) e Paul (Paul Giamatti) são, dadas as devidas proporções, extremamente parecidos, o que torna o desenvolvimento de sua amizade ao longo do filme divertido e, ao mesmo tempo, emocionante.

    Para quem viveu histórias similares às retratadas (com muito bom humor) pelo filme, o roteiro pode ficar ainda mais próximo e ter um significado importante, mas é fato que o longa consegue se aproximar facilmente de qualquer audiência. Com uma trama envolvente e personagens cativantes, Os Rejeitados já é um dos meus favoritos dessa temporada de premiações.

    CRÍTICA - Os Rejeitados une comédia e drama em filme excelente
    Créditos: Divulgação / Focus Features

    Na história, Paul se vê preso na faculdade durante as festas de final de ano, cuidando de um grupo de alunos que não pode passar o feriado com suas respectivas famílias. A missão é um fardo para Paul, visto que ele é um dos professores mais odiados da escola e não tem uma visão muito positiva dos privilégios que esse grupo de estudantes possui.

    Ao longo dos dias, as diversas trocas de farpas acabam se tornando lições bem humoradas, o que leva a construção de um laço inimaginável entre Paul, Angus e Mary, a responsável pela cozinha do internato. Mary possui uma história muito forte e profunda, que ganha contornos ainda mais interessantes devido a excelente atuação de Da’Vine Joy Randolph.

    Da’Vine é, inclusive, uma das favoritas a receber uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Se seu favoritismo se confirmar, será mais do que merecido, visto que ela entrega tudo nesse papel com uma atuação contida, mas repleta de carisma e emoções.

    Giamatti e Dominic também estão ótimos em seus papéis, tendo uma química muito boa em tela. Os momentos em que os personagens trocam farpas e, ao mesmo tempo, acabam dividindo segredos, criam uma aura toda especial para a produção.

    Créditos: Divulgação / Focus Features

    Os Rejeitados é uma dramédia teoricamente simples, mas que tem em seu roteiro afiado e na relação entre os personagens seus grandes trunfos. Mesmo retratando situações triviais, cada pequena cena revela uma parte escondida da história dessas figuras, que juntas possuem passados extremamente tristes, mas futuros promissores.

    O longa ainda acha tempo para criar algumas reflexões sobre erros cometidos, sonhos desperdiçados e esperanças de construir algo que traga felicidade em um futuro próximo. Em uma pequena passagem da história, Mary comenta que Paul tem tão pouca motivação que nem consegue sonhar um “sonho completo”, pensando apenas em fragmentos do que poderia fazê-lo feliz caso ele tivesse a coragem de arriscar.

    O peso da expectativa, e o medo do possível fracasso, são temas muitos presentes em Os Rejeitados, algo muito bem trabalhado pelo roteirista David Hemingson. O arco de Angus é um dos que demora mais tempo a se desenrolar e reserva alguns plot twists não tão impactantes, mas que fazem sentido com a trama como um todo. Ao final, a jornada mais do que vale a pena, entregando um fechamento emocionante.

    Veredito

    Os Rejeitados é um filme que consegue mesclar muito bem tanto o drama, quanto a comédia. É o tipo de longa com ar de comédia antiga, um clássico natalino instantâneo, onde no final ficamos com o coração quentinho. Um ótimo entretenimento e que vale muito a pena ser conferido.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Assista ao trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados