O Convento é uma filme europeu que tem Jena Malone (saga Jogos Vorazes) como protagonista e tem a direção de Christopher Smith.
Sinopse
Grace (Jena Malone) é uma mulher solitária que tem apenas o irmão para ser seu amigo. Ela fica em choque quando ele morre e agora vai atrás dos culpados, passando por uma jornada terrível que possui um segredo assustador.
Análise de O Convento
O Convento é um longa que traz uma história muito pautada na religião, criticando de forma bastante dura os devotos fervorosos que acreditam que há um mal absoluto na Terra por influência do diabo.
O texto possui alegorias interessantes sobre fanatismo, mas escorrega bastante em questões simplórias.
Para dar um exemplo, vou falar um pouco de Saint Maud, da A24, que fala sobre assuntos parecidos, há uma estética mais macabra e que brinca com a nossa ideia de que aquilo é real ou não. No caso de O Convento, o texto é mais explícito, entregando pontos importantes ao longo de sua duração. Para se ter uma ideia, antes de terminarmos o segundo ato, já sacamos o plot do filme.
As atuações estão funcionais, não há um destaque, mas o elenco entrega o que é necessário para termos boas cenas.
A direção de Christopher Smith é competente, apresentando algum repertório em questões de filmagem. O uso de CGI não é tão bom, mas também não desagrada ao ponto de ser algo negativo dentro da proposta de O Convento, uma vez que o ouro está mais nos diálogos e cenas mais calmas.
Por mais que tenhamos alguma qualidade estética e um texto que mostra as consequências da fé exacerbada, além de crenças espetaculares, a previsibilidade e a falta de ousadia tornam O Convento um longa que não consegue se diferenciar dentro das inúmeras obras de terror que trabalham tramas muito próximas.
Isso não é algo ruim, contudo, traz apenas mais do mesmo, se diluindo com uma quantidade gigantesca de opções mais relevantes e interessantes do gênero, algo que deve ser considerado na hora de escolher o que assistir.
Veredito
O Convento é competente, todavia, básico e sem a coragem necessária para ir mais longe e ser memorável. Com atuações e direção funcionais, o longa joga no seguro, se tornando mais uma opção dentre milhares que já existem com mais qualidade em todos os setores.
3,0/5,0
Confira o trailer: