Motel Destino é um filme brasileiro de suspense erótico com direção e roteiro de Karim Aïnouz. O longa-metragem se passa no litoral cearense, estreou nos cinemas em 22 de agosto de 2024 e atualmente está disponível na plataforma de streaming Telecine.
Sinopse de Motel Destino
No nordeste brasileiro, o Motel Destino é administrado pelo temperamental Elias e sua esposa Dayana. Quando Heraldo, membro foragido de uma gangue, se hospeda no motel, Dayana fica intrigada com ele. Enquanto os dois vivem uma dança de poder e desejo, surge um perigoso plano de liberdade.
Análise
Motel Destino é a prova cabal de que é possível realizar qualquer tipo de gênero norte-americano no cinema brasileiro utilizando as diversas possibilidades de culturas locais que o nosso país possui, sobretudo em lugares incomuns, para contar excelentes histórias como aqui é retratado em um motel de beira de estrada no litoral do Ceará.
Na trama, acompanhamos Heraldo (Iago Xavier) um jovem cearense que sonha em ir embora de sua cidade para recomeçar a vida em São Paulo. No entanto, Heraldo tem uma dívida com a sua mafiosa, que o obriga a matar um turista que está de passagem para quitar essa pendência.
Tudo dá errado ao realizar esse serviço, e Heraldo foge em busca de abrigo no Motel Destino. Lá ele acaba sendo abrigado por Dayana (Nataly Rocha) que é uma funcionária/sócia. Logo conhece Elias (Fábio Assunção), o dono do motel que o contratou.
Diante disso, Heraldo passa a trabalhar dentro do motel e desenvolve um relacionamento intenso com Dayana. Desse modo, o enredo desenvolve um triângulo amoroso que vai destrinchando a um final catártico.
Com isso, o longa explora a dinâmica intensa desses três personagens que acabam sendo estereótipos de pessoas que, muito provavelmente, você já viu em algum momento de sua vida. Digo isso pelos os trejeitos e falas que os atores estudaram para representar o lado subversivo da sociedade.
Essa característica subversiva dos personagens foi um dos pontos que mais me agradou, pois assim como no cinema noir temos personagens falhos e com passado trágico que buscam um recomeço, aqui temos isso transposto para nossa cultura de modo muito eficaz e sem se tornar uma cópia descarada do gênero noir estrangeiro.
Quanto às atuações, o trio realiza um excelente trabalho, mas o grande destaque é Fábio Assunção com seu personagem Elias, que entrega uma performance agressiva e intensa, o que me deixou bastante tenso diante de sua crueza.
Outro ponto destaque vai para os momentos de devaneios de Heraldo que parecem ter saído diretamente de algum pesadelo Lynchiano, com imagens surrealistas e assustadoras.
Diante disso, Motel Destino é um Neo Noir Tropical que bebe as fontes do cinema dos irmãos Coen, como em seu filme de estreia Gosto de Sangue (1984). Além disso, destaque para a estética da produção, que às cores fortes dos filmes de Nicolas Winding Refn.
Veredito
Motel Destino é um excelente retrato de lugares que nunca imaginei serem explorados no cinema brasileiro de forma tão brilhante e violenta. Um trabalho autêntico realizado pelo diretor Karim Aïnouz.
5,0 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer de Motel Destino: