More

    CRÍTICA – Mansão Mal-Assombrada reúne elenco estelar em aventura pipoca

    Mansão Mal-Assombrada (2023) é o novo remake da Disney que chega aos cinemas no dia 27 de julho. O longa é inspirado na The Haunted Mansion, atração clássica do Magic Kingdom, e traz em seu elenco os atores Rosario Dawson, LaKeith Stanfield, Tiffany Haddish, Owen Wilson, Danny DeVito, Chase Dillon, Jamie Lee Curtis e Jared Leto.

    Confira nossa crítica sem spoilers sobre a produção.

    Sinopse de Mansão Mal-Assombrada

    Gabbie (Rosario Dawson) é uma mãe solteira que se muda com seu filho de nove anos para uma mansão em Nova Orleans. Eles querem começar uma nova vida ali, mas logo percebem que algo está errado com a casa. Gabbie pede a ajuda do padre local Kent (Owen Wilson) que, por sua vez, traz uma cientista viúvo (LaKeith Stanfield), uma médium (Tiffany Haddish) e um historiador obstinado (Danny DeVito) para a equipe. Juntos, eles querem livrar a casa dos espíritos malignos.

    Análise

    Mansão Mal-Assombrada é o tipo de aventura para o público infantil que entretém de maneira divertida, mas sem ser assustadora. Lembrando os clássicos da Sessão da Tarde, como Gasparzinho, o Fantasminha Camarada e Goonies, por exemplo, o filme dirigido por Justin Simien é uma daquelas experiências para curtir com toda a família.

    A trama de Mansão Mal-Assombrada tem como um dos focos Travis (Chase Dillon) e sua mãe Gabbie (Rosario Dawson). Travis é um menino fofo e educado que possui problemas para se relacionar com as outras crianças, sofrendo bullying na escola. Sua mãe resolve se mudar para uma mansão em Nova Orleans, local onde eles poderiam recomeçar suas vidas e buscar novas experiências.

    Entretanto, nada sai como o planejado e a mansão se mostra um local repleto de espíritos malvados. Uma vez dentro, é impossível sair, pois as assombrações te perseguem até que você retorne.

    Ben (LaKeith Stanfield) é um cientista e criou uma câmera fotográfica que capta a presença de fantasmas. Sua invenção é fruto também da obsessão que sua esposa tinha pelo sobrenatural, pois ela era guia de turismo em locais ditos mal-assombrados.

    Após a morte de sua mulher, Ben permanece fazendo os tours, mas enlutado e completamente devastado pela perda. Um certo dia, ele é contatado pelo padre Kent (Owen Wilson), que o convida a ir à mansão mal-assombrada para ajudar Gabbie e Travis. Juntam-se à missão o historiador Bruce (Danny DeVito) e a médium Harriet (Tiffany Haddish), e está formado o dream team.

    A trama de Mansão Mal-Assombrada é bem simples, mas funciona, principalmente na criação de laços entre os personagens principais. O grupo possui uma ótima química, e as piadas não parecem forçadas, mantendo um clima de descontração mesmo nos momentos mais aterrorizantes.

    Talvez um dos pontos de maior destaque do filme, o trabalho design de produção é impecável. Os cômodos da casa e seus itens de decoração são partes fundamentais para a construção narrativa e visual da trama, mantendo aquela sensação constante de que há alguém te vigiando.

    Desde os quadros até os móveis, tudo é utilizado de maneira a valorizar o desenvolvimento da história, trazendo sequências visuais de ação muito empolgantes. Atrele esses elementos ao ótimo trabalho de efeitos especiais, e Mansão Mal-Assombrada se sobressai muito em sua parte técnica.

    Apesar do esmero, há algumas escolhas criativas não tão boas nesse sentido. É o caso do grande vilão da trama, que visualmente vai progredindo até se tornar um boneco de CGI um tanto quanto caricato.

    Outro ponto positivo está no elenco envolvido em Mansão Mal-Assombrada. Com um time de atores e atrizes experientes, é fácil se apegar ao grupo de trabalho repleto de personagens que são “profissionais” desajustados. O roteiro acaba dando um maior tempo de tela para LaKeith Stanfield, que é o protagonista da trama e domina boa parte dos arcos da história.

    Entretanto, ainda há espaço para que os outros atores também possam ter seus momentos únicos, e isso inclui as participações especiais – algumas tão rápidas que, se você piscar, você perde.

    Vale destacar o ótimo trabalho de Chase Dillon que, apesar de não ser o grande protagonista, possui um bom tempo de tela e um papel importante na história. O menino já mostrou todo seu potencial na série The Underground Railroad (2021) e tem tudo para despontar como um astro mirim em Hollywood.

    Veredito

    Mansão Mal-Assombrada é uma aventura pipoca da melhor qualidade. Com um elenco estelar, boas piadas e o terror na medida certa, é um filme que se encaixa totalmente no modelo da Sessão da Tarde e pode ser assistido por toda a família.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Assista ao trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados