More

    CRÍTICA – Kill Boksoon e a dificuldade de equilibrar vida profissional e pessoal

    Kill Boksoon é um filme coreano original da Netflix lançado mundialmente no dia 31 de março. A produção é dirigida por Byun Sung-hyun, cuja carreira é conhecida por filmes como Kingmaker: A raposa da eleição (2022).

    Filmes em que personagens têm uma vida dupla são comuns e temos uma infinidade de exemplos, especialmente no ramo dos super-heróis. Mas e se esta dualidade for exatamente o equilíbrio entre ser uma boa mãe e uma das assassinas profissionais mais letais da Coréia?

    Este longa sul-coreano é estrelado por Jeon Do-yeon, vencedora da categoria de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2007 por seu trabalho em Milyang. Além dela, também fazem parte do elenco Kim Si-a, Sol Kyung-gu, Lee Jae-wook e Esom.

    Atualmente, Kill Boksoon é uma das produções mais assistidas na Netflix. O diretor Byun Sung-hyun comentou durante a promoção do filme que pretendia contar uma história mais complexa do que uma trama entre assassinos.

    Sinopse de Kill Boksoon

    Boksoon (Jeon Do-yeon) parece uma mulher normal, mas ela esconde um segredo: vive uma vida dupla. Uma hora ela é a mãe da adolescente Gil Jae Yeong (Kim Si-a), mas depois ela vira uma assassina de aluguel imbatível, contratada pela agência MK Ent.

    Embora seja experiente na arte de matar, ela ainda tem muito o que aprender como mãe. Para melhorar o relacionamento com a filha, Boksoon decide não renovar seu contrato e se aposentar.

    Mas, em sua última missão, a assassina descobre um segredo e quebra uma regra de ouro: sempre terminar o serviço. Tentando equilibrar a maternidade com o trabalho letal, ela acaba se recusando a fazer um trabalho e compra uma briga inevitável.

    Agora, ela está com um alvo nas costas e precisa escapar não só da agência para a qual trabalha, mas também de toda a indústria de assassinatos.

    Análise

    A pretensão do diretor em contar uma história complexa se mostra com sucesso, pois Kill Boksson é muito mais do que um filme de ação aos moldes de John Wick. Dessa forma, consegue desenvolver camadas tão boas quanto a sua ação espetacular.

    Em Kill Boksoon, ambas as tramas estão interligadas apenas pela protagonista, que tenta lidar com sua filha adolescente e o distanciamento que sempre ocorre nesta fase. Mas, por outro lado, tenta lidar com a alta competitividade em seu trabalho e a importunação de Min-Kyu (Kyung-gu), que tenta persuadi-la a renovar seu contrato para mais trabalhos.

    O roteiro consegue transitar bem entre ambas as questões principais da trama, um balanço ideal entre a construção dramática de relação familiar e a ação frenética que um filme de ação necessita.

    Ação e drama na medida certa

    A relação familiar traz excelentes reflexões relacionadas às atribulações da mulher moderna, principalmente quando se trata de uma mãe solo. Em diversos momentos da trama, as complicações da protagonista são maiores em lidar com sua filha do que realizar um assassinato perfeito.

    Uma excelente metáfora no filme se dá pela capacidade de Boksoon prever os passos de seus adversários. Porém, em se tratando de Jae-yung, se torna praticamente impossível saber o que esperar da filha, até porque a garota tem que lidar com suas próprias questões.

    Kill Boksoon é um filme sul-coreano da Netflix que retrata a vida de uma mulher que precisa conciliar maternidade e uma perigosa profissão
    Créditos: Netflix / Divulgação

    Na parte da ação, Kill Boksoon não deixa a desejar em nenhum momento com excelentes lutas e uma coreografia muito criativa. É interessante quando se aborda esta perspectiva porque podemos entender os membros da MK Ent como pessoas comuns, com problemas além do trabalho e suas próprias razões de se manterem neste ofício.

    Durante o longa também conhecemos o complexo universo destas empresas de assassinos, algo muito semelhante ao que vemos em franquias como John Wick. Porém, diferente dela, esta ambientação tem um aspecto mais empresarial, estritamente voltado a uma visão de negócios.

    É interessante o contraste que se cria ao longo das 2 horas e 16 minutos de filme entre os aspectos de Boksoon. Enquanto no trabalho ela é confiante, destemida e com tudo sob controle, em casa não consegue estabelecer uma conversa com sua filha ou fazer algo que lhe agrade.

    O desfecho é frenético pelo desenrolar dos fatos, mas não é apressado a ponto de estragar a beleza de seu terceiro ato com uma excelente luta. Em contrapartida, o núcleo familiar tem acontecimentos inesperados e algo que o espectador espera que aconteça entre mãe e filha.

    Veredito

    Kill Boksoon é uma excelente ação ao estilo do cinema oriental, com ação empolgante, personagens surpreendentemente complexos e um excelente trabalho de seu elenco para transmitir a mensagem que pretende entregar.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Assista ao trailer de Kill Boksoon:

    spot_img

    Artigos relacionados