Jurado N° 2 (Juror #2) é um drama de tribunal que conta com a direção de Clint Eastwood e roteiro de Jonathan Abrams. O longa está disponível na plataforma de streaming Max.
Sinopse de Jurado Nº 2
Pai de família serve como jurado em um importante julgamento de assassinato. Ele se depara com um dilema moral significativo que pode influenciar o veredito do júri, potencialmente condenando ou absolvendo o réu acusado de homicídio.
Análise
Certa vez em uma entrevista o diretor Quentin Tarantino disse: “Diretores não melhoram enquanto ficam velhos. Normalmente os piores filmes deles são os quatro últimos“. Felizmente eu discordo dessa sua fala, visto que nem todos os diretores mais velhos se enquadram nesta infeliz citação, pois alguns acabam envelhecendo como vinhos e nos surpreendendo com excelentes novos trabalhos.
Aos seus 94 anos, o lendário ator e diretor Clint Eastwood nos presenteou com o seu brilhante filme Jurado N° 2, que conta com um drama de corte extremamente envolvente e que deixará o espectador a todo momento discutindo até que ponto a moral e ética devem ser seguidas 100% a risca para que a justiça seja feita.
Na trama acompanhamos Justin Kemp (Nicholas Hoult) sendo convocado para ser jurado de um julgamento de assassinato. A convocação vem durante os últimos dias de gestação de sua esposa Alisson Crewson (Zoey Deutch) em uma gravidez complicada. Com isso, Justin passa a ser parte do júri que irá julgar esse assassinato que teve início em um bar.
O que Justin não esperava é que ele teria envolvimento com o dia do assassinato dessa vítima. Logo, o longa te deixa extremamente envolvido nesse dilema moral que conta com uma excelente história.
O filme, em seu primeiro arco, estabelece de forma simples e direta os personagens como pessoas moralmente éticas e bem vistas na sociedade, mas logo essa percepção é subvertida diante do envolvimento de Justin com o crime.
Além do dilema de Justin, temos a promotora Faith Killebrew (Toni Collette), que tem convicção que o acusado é realmente culpado. No entanto, ela passa a ter outra visão do caso quando tem os olhos abertos por outro jurado, que desconfia de uma possível inocência do réu.
Desse modo, o longa desenvolve de maneira magistral o sistema judicial e até que ponto pessoas moralmente corretas estão dispostas a seguirem seus princípios éticos para salvarem suas peles diante de um caso que poderá arruinar as suas vidas.
Ao contrário de outros longas de tribunal, em Jurado N° 2 não temos aquele clímax clichê diante do julgamento e a resolução do caso. A direção que a produção adota é direta e coesa diante desse desfecho. Esse ponto acabou me agradando bastante e, durante toda a sua duração, o filme conseguiu me prender pela intensidade de seu enredo.
Sobre o elenco, o grande destaque vai para Nicholas Hoult, que tem uma atuação excelente e transmite em seus trejeitos o desespero de estar em uma situação que envolve um crime. Meu outro destaque vai para Toni Collette que transmite de modo excepcional a determinação de uma promotora que está em ascensão e que fará qualquer coisa para ter os seus objetivos alcançados.
Jurado N° 2 é um filme que me agradou muito durante toda a sua exibição. Me deixou muito envolvido, e tenso, diante de querer saber o seu desfecho. Toda a produção é excelente e com grandes atuações.
Além disso, eu ainda fico na dúvida que esse seja realmente o último trabalho do Clint Eastwood. Mesmo diante de sua idade, o diretor traz mais um excelente longa-metragem para a sua filmografia.
Em suma, Jurado N° 2 é um excelente filme que infelizmente não foi lançado nos cinemas mundiais, mas que tem grande potencial para concorrer ao Oscar.
Veredito
Ao contrário da fala de Quentin Tarantino, de que os quatro últimos filmes da carreira de um diretor são os piores, Jurado N° 2 acaba sendo mais um brilhante trabalho do lendário Clint Eastwood. Com 94 anos, Eastwood mostra que ainda tem muita história para contar e entrega mais um excelente filme em sua filmografia.
5,0 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Confira o trailer: