Gran Turismo: De Jogador a Corredor é uma adaptação de uma história real que aconteceu com o gamer e piloto Jann Mardenborough que fez história nas pistas.
Sinopse
Jann Mardenborough (Archie Madekwe) é um jovem gamer que é um craque em Gran Turismo, um simulador de corridas mais realístico do mundo.
A Nissan, marca de carros, faz uma competição e escolhe o rapaz para ser um corredor oficial, fazendo nosso protagonista desafiar grandes nomes do automobilismo.
Confira a crítica em vídeo:
Análise de Gran Turismo: De Jogador a Corredor
Filmes de corrida são extremamente formulaicos e Gran Turismo: De Jogador a Corredor infelizmente não foge da premissa.
Há as virtudes de uma boa obra do gênero como, por exemplo, corridas empolgantes, com impacto e aqui ainda existe uma mescla interessante de frames do game com uma técnica que mistura o real e o virtual, o que enche os olhos. Contudo, o recurso, assim como as corridas e outras coisas são esticadas e aproveitadas diversas vezes, cansando o público.
O protagonista é legal, assim como o personagem de David Harbour, um engenheiro turrão que teme por sua carreira mas, principalmente, por Jann. Os dois atores possuem química e realmente mostram um laço afetivo marcante.
Os demais coadjuvantes são funcionais, com uma atuação boa de Djimon Hounsou e uma presença protocolar de Orlando Bloom que é caricato demais para o papel. Archie Madekwe surpreende com uma sua segurança em tela com um frontman cativante e que conseguimos torcer.
A trilha sonora possui excelentes músicas, todavia, mal encaixadas gerando cenas bregas demais.
O roteiro é a parte mais fraca, contando com chavões a torto e direito, com diálogos pavorosos, propagandas descaradas da PlayStation e Nissan, além de cenas óbvias naquele formato ascensão, declínio e superação bem típicos do gênero de filmes sobre corridas ou esportes em geral.
Temos duas barrigas de roteiro bem óbvias quando Jann está ascendendo e quando tem sua queda e o primeiro ato é tão ruim quanto um engavetamento. As relações são construídas de forma artificial e truncada e o vilão interpretado por Josha Stradowski é tão esquecível que até o diretor não lembra de sua existência em boa parte do longa-metragem.
Veredito
Com boas cenas de corrida, mas com um roteiro fraco como um carro 1.0 numa lomba, Gran Turismo: De Jogador a Corredor se destaca no universo dos games, contudo, no que se refere a obras de corrida, é mais do mesmo.
2,5/5,0
Confira o trailer: