More

    CRÍTICA – A Bailarina é uma excelente combinação de ação contundente e narrativa intensa

    A Bailarina (Ballerina) é um filme de ação e suspense escrito e dirigido por Chung-Hyun Lee, cujo os trabalhos anteriores foram o A Ligação, Born to Spy e o curta-metragem Bargain, seu primeiro projeto cinematográfico.

    O filme é estrelado por Jeon Jong-Seo (La Casa de Papel Coreia), Park Yu Rim (Irmãos Milagrosos) e Kim Jin-hoon (Love to Hate You) sendo disponibilizado no serviço de streaming Netflix no dia 6 de outubro no Brasil e anteriormente foi exibido no Festival Internacional de Busan que esta ocorrendo até o próximo dia 11 de outubro com duração de 93 minutos.

    Sinopse A Bailarina

    Em A Bailarina, a impiedosa ex-guarda-costas Ok-ju (Jun Jong-seo) persegue Choi (Kim Ji-hun), o homem responsável pela morte de sua melhor amiga Min-hee (Park Yu-rim), a quem jurou vingar.

    Análise

    A Bailarina é um filme intenso que combina de forma satisfatória uma ação visualmente atrativa com um suspense, além de tocar em um tema sério e grave de nossa realidade: a exploração sexual.

    A direção é excelente conseguindo alcançar a sua originalidade em meio a esta nova fase de filmes de ação, que passam a se importar em contar sua história e não apenas focar em tiros e explosões.

    Neste quesito, Hyun-Lee é competente em trazer para a tela a raiva e revolta de Ok-ju ( Jong-Seo) pelos acontecimentos que levam a perda de sua amiga e o caminho que trilha por vingança, concomitantemente mostrando a crueldade e indiferença de seus agressores.

    As cenas de ação tem impacto pela velocidade que são executadas, com a transição de câmera que remete uma sensação imersiva, para o espectador compreender em primeira pessoa o que ocorre. Mas também a direção utiliza de tomadas mais abertas e efeitos de câmera lenta, não se resumindo apenas a uma perspectiva para descrever os momentos de enfrentamento do filme.

    Ainda sobre o trabalho de direção, as referências visuais a filmes como Oldboy ou Doce Vingança são interessantes sendo um ótimo trabalho realizado pelo cineasta, que vai além da expressão da violência para contar uma história intensa.

    CRÍTICA - A Bailarina é uma excelente combinação de ação contundente e narrativa intensa
    Créditos: Divulgação / Netflix

    O destaque nas atuações é Jung Jong-seo que tem a responsabilidade de carregar o peso emocional da trama, além das cenas de ação tendo um trabalho contundente para a proposta do roteiro. Representando o sentimento de perda de alguém tão importante e tendo a responsabilidade de proteger outra pessoa em um perigo semelhante.

    O roteiro é coerente com sua proposta e tem diálogos bons, ressaltando a densidade emocional que é necessária para a motivação da protagonista em vingar sua amiga, cuja  relação é um dos pouquíssimos vínculos afetivos que estabeleceu.

    A escolha do tema da exploração sexual em um contexto moderno, com a utilização da internet como ferramenta de coação dos abusadores, é um tópico denso e de extrema relevância para se trazer para os filmes como crítica.

    A narrativa ressalta a crueldade destes homens com garotas jovens, um contexto adverso que coloca uma protagonista feminina em constante perigo e levando o espectador a torcer que ela alcance o seu objetivo principal de vingar a sua amiga, a bailarina do título.

    CRÍTICA - A Bailarina é uma excelente combinação de ação contundente e narrativa intensa
    Créditos: Divulgação / Netflix

    Mesmo em um filme de temática e conteúdo mais sério ainda se tem espaço para momentos afetuosos, sejam nos flashbacks da relação entre Ok-ju e Min Hee ou a rememoração de como se reencontram e compartilham seus sonhos. Assim, dando um excelente alicerce narrativo para toda a trama que não tem um ritmo frenético, mas uma cadencia que gradativamente vai aumentando seu tom.

    Veredito

    A Bailarina é um filme imperdível para se assistir no streaming tendo uma excelente trama com ótimos subtextos, uma direção digna de muitos elogios, ação de muita qualidade com uma protagonista corajosa e sem medo de ir até o limite.

    Nossa nota

    4,5 / 5,0

    Assista ao trailer:

    spot_img

    Artigos relacionados