More

    CRÍTICA | Pamela Anderson – Uma História de Amor é retrato sincero de um ícone

    Pamela Anderson – Uma História de Amor é o primeiro documentário feito pela atriz sobre sua vida e carreira. Navegando por diversos momentos da vida de Pamela, a produção da Netflix busca elucidar acontecimentos do passado e apresentar o que a atriz pensa para o seu futuro.

    Confira abaixo nossa crítica sem spoilers da produção.

    Sinopse de Pamela Anderson – Uma história de Amor

    Mostrando vídeos e diários pessoais, Pamela Anderson fala sobre a ascensão à fama, os romances turbulentos e o escândalo da sex tape.

    Análise

    A história de Pamela Anderson é triste e, ao mesmo tempo, impressionante. Perseguida pela mídia, como a maioria das mulheres ao longo das décadas em Hollywood, a atriz e modelo viu sua carreira ruir após uma gravação íntima ser roubada do cofre de sua casa. Desde então, Anderson se tornou uma ativista e utilizou sua imagem para fazer a diferença, buscando deixar para trás a “caricatura” criada sobre ela.

    Recentemente, o Hulu fez uma minissérie chamada Pam & Tommy, que contava sobre o relacionamento do casal nos anos 2000. Por mais que a produção tenha tentado humanizar a imagem de Pamela, sua trama foi ancorada na sex tape vazada, sendo um acontecimento muito doloroso para a atriz.

    A minissérie fez Pamela se sentir humilhada novamente perante o mundo todo. Afinal, 20 anos se passaram desde o acontecimento, mas ele é trazido à tona todas as vezes em que seu nome está em evidência.

    Um documentário protagonizado pela atriz, onde ela pode comentar sobre essas polêmicas com sua própria voz, é mais do que bem-vindo. Recentemente, Janet Jackson fez exatamente a mesma coisa, conduzindo um documentário próprio em que contava sobre a humilhação e perseguição que sofreu após o incidente do Super Bowl.

    Tomar conta da narrativa e falar abertamente sobre acontecimentos que, durante décadas, foram utilizados para lucro por diversos tabloides, é uma forma de liberdade. E Pamela parece saber muito bem disso.

    CRÍTICA | Pamela Anderson - Uma História de Amor é retrato sincero de um ícone
    Créditos: Divulgação / Netflix

    O trabalho de construção do documentário é muito bem feito. Apesar de alguns arcos serem retomados no final, e que poderiam ter constado em outros momentos já estruturados, a produção flui muito bem ao longo de seus 112 minutos de duração.

    Pamela é muito simpática e determinada. Sua personalidade enche a tela, fazendo com que o telespectador sinta empatia por sua história. A direção de Ryan White produz ótimas entrevistas, tanto com Pamela, quanto com os filhos dela. Os depoimentos são sinceros e passam a sensação de uma real conversa informal.

    Essa sensação de proximidade torna o documentário uma produção fácil de assistir, além de causar um efeito de reflexão. Afinal, o que você realmente sabia sobre a personalidade de Pamela Anderson até aquele momento? Será que a imagem que você criou sobre ela não era, basicamente, o que a mídia tentou empurrar ao longo dos anos?

    Apesar do documentário não trazer uma grande quantidade de depoimentos, que pudessem corroborar alguns pontos levantados por Pamela, os arquivos de áudio e texto auxiliam muito na montagem da timeline, que termina na estreia da atriz na Broadway.

    As histórias de Pamela e Tommy Lee se confundem em diversos momentos, o que acaba afastando um pouco a ideia de Pamela como um indivíduo, e sim que o casal acabava sendo uma coisa só devido à sua proximidade. Entretanto, quando superada a fase que retrata o relacionamento dos dois, é possível entender o quanto Pamela é uma mulher forte e determinada.

    A relação com os filhos é uma das melhores partes da produção. Nos acostumamos a ver as consequências tóxicas que smear campaigns causam na relação familiar ao longo dos anos, principalmente quando as pessoas são tão famosas e “polêmicas” quanto Pamela Anderson era. Aqui, por outro lado, vemos uma família unida, e que a atriz realmente conseguiu construir laços fortes com seus filhos.

    O fato de Pamela abrir seus diários, sua casa e mostrar sua vida por completo, sem receios e sem pudores, torna o documentário muito divertido e emocionante. A produção é um revisionismo necessário de como os anos 1990 e 2000 foram tóxicos em Hollywood, e como não devemos repetir os mesmos erros.

    Veredito

    Pamela Anderson – Uma História de Amor é retrato sincero de um ícone da cultura pop mundial. Inteligente, engraçada e extremamente espontânea, Pamela merece ser reconhecida pela mulher forte e determinada que é.

    O diretor Ryan White encontra maneiras de evidenciar, ainda mais, o quanto o mundo foi injusto com Pamela ao longo das décadas, e que agora é o momento da atriz voltar a brilhar.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer de Pamela Anderson – Uma História de Amor:

    spot_img

    Artigos relacionados