Grand Theft Hamlet é um documentário experimental dirigido e roteirizado por Sam Crane e Pinny Grylls, vencedor do Grande Prêmio do Júri no SXSW 2024.
A produção foi realizada dentro do jogo Grand Theft Auto Online, também conhecido como GTA Online. O documentário está disponível na plataforma de streaming MUBI.
Sinopse de Grand Theft Hamlet
Este divertido documentário troca a agitação de um mundo confinado pelo coração digital anárquico do GTA, levando Shakespeare ao século XXI. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no SXSW, Grand Theft Hamlet encontra comunidade e criatividade onde menos se espera.
Análise
Parece que foi ontem, mas já faz 5 anos que vivemos a pandemia do coronavírus, contexto que exigiu com que todo mundo se adaptasse a um novo estilo de vida.
Os jogos online foram uma das principais ferramentas que nos ajudou a manter o contato com pessoas queridas e a superar os dias de isolamento. As interações nesses games foram importantes para ajudar a manter nossa sanidade diante daqueles dias escuros.
Diante desse cenário, os atores de teatro Sam Crane e Mark Oosterveen decidem escalar jogadores em GTA Online para atuar na peça Hamlet, de William Shakespeare.
Assim, o documentário experimental Grand Theft Hamlet explora a insana tarefa desses dois atores em tentar encontrar pessoas que topassem o projeto de encarar realizar algo tão fora da curva em um dos jogos online mais caóticos do mundo.
Grand Theft Hamlet explora de maneira irreverente e profunda as reflexões que a obra de Shakespeare traz para aquele momento de pandemia. O modo como o documentário retrata a anarquia que é tentar realizar qualquer atividade que fuja do caos de Los Santos é muito engraçado, pois quem já jogou uma partida de GTA Online sabe muito bem como é praticamente impossível ter uma jogatina que não aconteça algo inesperado durante as interações com outros jogadores. Muitos querem apenas explodir objetos e eliminar outros players sem nenhum propósito.
Um dos pontos que achei mais interessantes foram as interações entre os jogadores, seja na hora de atuarem, como também na tentativa de explicar e acalmar outros que surgiam apenas para causar desordem na peça, obrigando a produção a voltar à estaca zero.
Outro aspecto que merece destaque é que, em determinado momento, um dos atores começa a ficar obcecado pela ideia de reunir pessoas para realizar a peça, a ponto de apenas interagir com a própria esposa dentro do jogo.
Grand Theft Hamlet foge dos padrões convencionais e acaba sendo uma experiência interessante de ser acompanhada, mesmo que cause uma certa estranheza inicialmente. Apesar disso, é muito engraçado ver um grupo de pessoas realizar um experimento tão fora da curva em um dos jogos mais polêmicos do mundo.
Veredito
Grand Theft Hamlet é um ótimo documentário que se aprofunda em uma das tragédias Shakespearianas mais exploradas no mundo do entretenimento, mas aqui retratada de modo divertido, profundo e — acima de tudo — caótico nas ruas digitais de Los Santos.
4,0 / 5,0
Receba um resumo das principais notícias do entretenimento e uma curadoria de reviews e listas de filmes, séries e games todas as quartas-feiras no seu e-mail. Assine a Newsletter da Emerald Corp. É grátis!
Assista ao trailer de Grand Theft Hamlet: